Buscar

5º aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ref.: 201603347427
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Quando estudamos a oferta de produtos e serviços turísticos observamos que ela apresenta uma complexidade que a diferencia de outros setores. Neste estudo constatamos, também, que esta oferta é composta basicamente por dois subsistemas.
 Quais são esses subsistemas? Marque a opção correta.
		
	
	Transporte e Hospedagem 
	
	Hospedagem e Atividades realizadas no destino 
	
	Atrativos naturais e Atrativos artificiais 
	
	Transporte e Atividades realizadas no destino
	
	Acessibilidade ao destino e Instalações no destino 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201602788903
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Paraíba: o passado que vai além dos livros - Por todo o país existem lugares especiais que nos remetem à Independência do Brasil. Arrume um espaço na agenda e escolha o destino! Brasília (DF) - A Paraíba é um estado cheio de atrações históricas, culturais e de lazer. Ótimo destino para se visitar em qualquer época do ano, ela guarda um fato marcante: o pequeno município de Areia, a 120 km da capital João Pessoal, foi o primeiro lugar do Brasil a dar fim à escravidão. Em 3 de maio de 1888, dez dias antes da sanção da Lei Áurea, que extinguiu a escravidão em todo o país, o município viu o último escravo ser libertado - reflexo do movimento abolicionista que avançava por todo o país. Areia foi eleita Patrimônio Histórico Nacional, em 2005, pelo IPHAN. Foi palco também de capítulos importantes de nossa história no século XIX, como a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador. A cidade merece uma parada dos turistas: lá foi inaugurado o primeiro teatro da Paraíba. É também a cidade natal do pintor, romancista e poeta Pedro Américo, autor do famoso quadro que simboliza a Proclamação da Independência, "O Grito do Ipiranga". A antiga casa do pintor se tornou hoje a Casa Museu Pedro Américo, que abriga objetos do artista. (Fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias) Com base neste texto podemos afirmar que esta oferta turística se concentra em: 
		
	
	atrativos culturais 
	
	atrativos nacionais
	
	atrativos históricos
	
	elementos naturais
	
	elementos ambientais 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201603347433
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Os serviços que compõem um subsistema Destino são vários, e possuem as mesmas características de todos os sistemas de serviço. Assim sendo podemos afirmar, como verdadeiro, que os serviços do subsistema Destino:
		
	
	São interdependentes, apresentam variabilidade em suas entidades e elementos e são operados por pessoas em grande parte.
	
	São independentes, apresentam pequena variabilidade em suas entidades e elementos e são operados por empresas em grande parte. 
	
	São interdependentes, apresentam variabilidade em suas entidades e elementos e são operados por empresas em grande parte. 
	
	São independentes, apresentam variabilidade em suas entidades e elementos e são operados por pessoas em grande parte. 
	
	São autônomos, apresentam alguma variabilidade em suas entidades e elementos e são operados por pessoas e empresas. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201603348740
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	É comum confundir o produto turístico com o segmento que ele visa atender e tratar um como se fosse outro. O marketing prega que o primeiro foco sempre deve ser o consumidor.
São componentes do Produto Turístico:
I    - Atrações no destino e meio ambiente.
II   - Acessibilidade ao destino.
III  - Instalações e serviços no destino.
IV  - Postos de combustíveis e oficinas.
V    - Casas de câmbio e hospitais.
Marque a opção de resposta que represente a correta sequência em relação as afirmativas acima, sendo V para verdadeiro e F para falso.
		
	
	V - V - F - F - F 
	
	F - F - V - V - F 
	
	V - V - F - F - V 
	
	V - F - F - F - V 
	
	V - V - V - F - F 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201603349281
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Qualquer visita a um destino turístico envolve um mix de componentes diferentes. Neles estão incluídos o transporte, a acomodação, as atrações e recursos como serviços de alimentação e entretenimento. 
Complete as lacunas com a opção correta:
__________________  é o conjunto de recursos naturais, recursos culturais e de apoio, que são em suma, os grandes responsáveis pelos deslocamentos. Enquanto _____________ , é a procura, (nem sempre consumo), pois é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir). O consumo ocorre se um turista tiver um desejo ou necessidade, possuir condições financeiras e tiver intenção de adquirir. 
		
	
	Demanda turística - mercado turístico 
	
	Serviço Turístico - mercado turístico 
	
	Oferta Turística - demanda turística 
	
	Serviço turístico - oferta turística  
	
	Mercado turístico - oferta turística
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201602788897
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Os elementos ___________ desempenham um papel histórico no turismo, desde suas origens, como as praias, as montanhas, os cursos d¿água e os mais variados acidentes geográficos. Mais recentemente, os atrativos ___________ vêm ganhando espaço na preferência de uma multidão de turistas, como atrativos ______________ , como museus e os festivais de arte.
		
	
	ambientais - globais - artísticos
	
	ambientais - artificiais - culturais 
	
	ambientais - artificiais - artísticos
	
	naturais - globais - culturais
	
	naturais - artificiais - culturais
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201602788902
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Cachoeiras, não importa a época do ano, têm águas geladíssimas Não importa a época do ano. Na Cidade de Goiás e em Pirenópolis, uma boa pedida é intercalar o mergulho na história do ciclo do ouro com um banho de cachoeira. O sol pode estar a pino. Pouco importa, a água é sempre geladíssima. A grande maioria das cachoeiras fica localizada em propriedades particulares, onde o visitante paga uma taxa entre R$ 15 e R$ 20. Para chegar até lá, há longos trechos de terra. As trilhas passam pela vegetação do cerrado. Dá para conhecer diferentes espécies, ouvir o canto de passarinhos. Entre um e outro sobe e desce, lá estão elas, as cachoeiras. Algumas pequeninas formam piscinais naturais para um banho. Outras dispersam jatos de água para tirar qualquer tipo de "uruca". Em "Piri", por exemplo, a Reserva Ecológica Vargem Grande tem boas trilhas e duas cachoeiras que satisfazem dos aventureiros aos, digamos, mais acomodados. É uma espaço onde as trilhas não oferecem dificuldades e tanto idosos como crianças podem aproveitar o passeio. No Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, no lugar da cachoeira, uma piscina natural. Ali, a ideia é mesclar preservação da natureza com educação ambiental. A fazenda aproveita e beneficia produtos de frutos do cerrado e de agricultura orgânica. Dá para praticar rapel e arvorismo e fazer trilhas por áreas de árvores centenárias. Na Cidade de Goiás, as opções também são vastas: vão do Balneário Sucuri às cachoeiras das Andorinhas e às Sete Quedas. Se jogue! (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo) Com base neste texto podemos afirmar que esta oferta turística se concentra em: 
		
	
	elementos ambientais 
	
	atrativos nacionais
	
	elementos naturais
	
	turismo radical
	
	elementos culturais 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201603261754
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O mercado turístico apresenta diversas características peculiares. Observe as afirmativas a seguir: 
 
Afirmativa 1: O mercado turístico destaca-se pelo envolvimento de muitos participantesna cadeia de suprimentos que produz os serviços turísticos, pelo fato de envolver no mínimo um deslocamento de pessoas, que demandam variados serviços, desde a alojamento, alimentação, guias, transportes, diversão, entre outros. 
 
Afirmativa 2: O Mercado Turístico destaca-se também dos demais mercados pela natural característica de globalização e pela sua complexidade.
 
Afirmativa 3: A complexidade se dá também no lado da demanda pelo fato de esta não ser homogênea e estar relacionada, sobretudo a fatores psicossociais inerentes aos consumidores turistas, impondo um desafio permanente para as empresas fornecedoras, no desenvolvimento e operação de seus serviços. 
 
Observando estas afirmativas podemos concluir que: 
		
	
	As afirmativas 2 e 3 são corretas, mas a afirmativa 1 não está certa.
	
	As afirmativas 1 e 3 são corretas, mas a afirmativa 2 não está certa. 
	
	Todas as afirmativas são corretas e a afirmativa 3 é uma consequência da afirmativa 2.
	
	Todas as afirmativas estão corretas e a afirmativa 3 não é uma consequência da afirmativa 2 
	
	As afirmativas 1 e 2 são corretas, mas a afirmativa 3 não está certa. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais