Buscar

SAÚDE DA MULHER AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503052078)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O PAISM incorporou aos seus objetivos as questões de gênero, devendo a equipe de enfermagem estar devidamente preparada para atender as mulheres nas diferentes etapas da vida, sem distinção. Sendo assim, temos as seguintes afirmativas: 1 - Um dos desafios do PAISM é atender de forma humanizada mulheres em situação de risco, tais como as mulheres vítimas de violência. 2 - O estilo de vida de mulheres atendidas nas consultas de enfermagem devem ser respeitados, independente da forma que escolhem viver, se Evas ou Marias. 3 - A gravidez na adolescência não é prioridade do PAISM visto que é um tema abordado há longas datas, onde os índices vem se mantendo constante. 4 - Os casos de câncer de colo do útero que levam a morte poderíam ser reduzidos de forma representativa se houvesse incentivo à coleta do exame de Papanicolau, principalmente no início da vida reprodutiva, tão logo se iniciem as relações sexuais. 5 - Trabalhadoras do campo apresentam fatores de risco à saúde idênticas às mulheres da área urbana, por isso, é desnecessário um atendimento diferenciado. Mas que a alternativa correta que atribui valor falso ou verdadeiro as afirmativas acima.
		
	
	1-v 2-v 3-v 4-f 5-f
	
	1-f 2-f 3-v 4-f 5-f
	
	1-v 2-f 3-v 4-f 5-v
	 
	1-v 2-v 3-f 4-f 5-f
	
	1-f 2-f 3-v 4-v 5-v
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503051659)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	A humanização no pré-natal e nascimento, regulamentado pela portaria GM/MS nº 569, 570, 571 e 572 institui o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento - PHPN e os componentes Incentivo à Assistência Pré-Natal, Organização, Regulação e Investimentos na área de Assistência Obstétrica e Neonatal, sistemática de pagamento a assistência ao parto e garantia da presença de pediatra na sala de parto.
	 
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei Federal nº 11.108 altera a Lei nº 8.080, de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
	 
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei nº 11.770 estabelece a licença maternidade de seis meses, sem prejuízo do e emprego e do salário, para as funcionárias públicas federais, ficando a critérios dos estados, municípios e empresas privadas a adoção desta Lei ¿ Programa Empresa Cidadã.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família Lei nº 6.202 regulamenta a Lei 1.044 de 21/10/1969 e institui o regime de exercícios domiciliares a estudantes gestantes a partir do 8º mês e durante 3 meses após o parto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503051602)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como princípios norteadores:
		
	
	A integralidade e promoção da saúde de todas as mulheres com HIV/AIDS e das portadoras de câncer ginecológico e de pulmão, excluindo as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
	 
	A integralidade e a promoção da saúde num enfoque de gênero, buscando consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
	
	A promoção a saúde da mulher e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A promoção a saúde da mulher a prevenção de doenças e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A proibição do aborto inseguro e das cesáreas desnecessárias e atenção obstétrica à mulher.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503051639)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A capacidade de um indivíduo levar uma vida repleta de realizações e de participar plenamente da sociedade depende muito da sua condição de saúde. Isso é essencial para a mulher, que frequentemente acumula tarefas como educar os filhos, cuidar da saúde da família e também constituir uma carreira profissional. Com base nas tendências futuras e frente as necessidades para a saúde da mulher, pode-se afirmar que: I ¿ A ampliação do enfoque sobre a saúde da mulher, não deve ser apenas durante a gestação, mas por todo seu ciclo de vida. II ¿ Os programas integrados e abrangentes são necessários, assim como serviços direcionados parta as necessidades especiais da mulher. III ¿ o profissional de saúde não necessita promover orientações da área de saúde, assim como do estilo de vida, pois as doenças crônicas femininas são somente de caráter hereditário.
		
	 
	Apenas a assertiva III está incorreta
	
	I, II e III estão corretas.
	
	I, II e III estão incorretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503051655)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	(3) (2) (4) (1)
	 
	(3) (1) (2) (4)
	
	(2) (3) (4) (1)
	
	(2) (3) (1) (4)
	
	
		1a Questão (Ref.:201503051642)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação as características das Doenças Sexualmente Transmissíveis, é correto afirmar:
		
	
	Linfongranuloma venéreo apresenta lesão característica na região genital hipertrófica com prurido local, com lesão muco purulenta.
	
	Donovanose tem como característica uma lesão ulcerada com borda plana ou hipertrófica, delimitada, com fundo granuloso.
	
	a herpes genital caracteriza-se pela presença de linfadenopatia inflamatória unilateral ou bilateral.
	 
	Infecção gonocócica mostra-se como corrimento uretral purulento, no homem, com presença do gonococo na bacterioscopia.
	
	Sífilis caracteriza-se com presença de corrimento sem lesões cutâneo-mucosas.2a Questão (Ref.:201503051939)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo os fatores de risco para o Câncer Cérvico-Uterino, assinale a opção incorreta.
		
	
	Multiparidade.
	
	Coitarca precoce.
	 
	Não ser portador do Papilomavírus humano
	
	Único parceiro sexual masculino com múltiplas parceiras sexuais
	 
	Radiações ionizantes.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503052060)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o descolamento prematuro de placenta, podemos afirmar que:
		
	
	sempre haverá sangramento transvaginal escuro.
	 
	ocorre antes do nascimento fetal.
	
	a etiologia está totalmente esclarecida.
	
	sempre ocorrerá óbito fetal.
	
	pode ocorrer em qualquer idade gestacional
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503051928)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os principais fatores de risco conhecidos para o câncer de mama estão ligados à idade, aos fatores genéticos e aos endócrinos. A idade constitui o mais importante fator de risco, que aumenta a partir dos 50 anos. Outros fatores de risco para o câncer de mama são:
		
	
	ausência de terapia de reposição hormonal, obesidade e primeira gravidez antes dos 30 anos.
	
	sedentarismo, multiparidade e menopausa precoce.
	
	primeira gravidez antes dos 30 anos, multiparidade e ingestão regular de álcool.
	 
	ingestão regular de álcool, obesidade e menopausa tardia.
	
	menopausa precoce, ausência de terapia de reposição hormonal e obesidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503051692)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As fases clínicas do parto são divididas em quatro períodos denominados períodos clínicos do parto. Alguns fenômenos caraterizam o final do período de dilatação e o início do período expulsivo. Sobre esses fenômenos, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A apresentação fetal exerce pressão sobre as paredes vaginais, sobre o períneo e especialmente sobre o ânus.
	
	Ocorrem entre quatro e cinco contrações uterinas a cada 10 minutos, com 50 mmHg de intensidade e 45 a 70 segundos de duração
	
	A apresentação insinua-se no canal do parto, podendo encontrar-se no estreito inferior.
	
	Ocorre abaulamento do períneo com protrusão do ânus, apagamento dos grandes lábios, a vulva se entreabre e dilata-se lentamente.
	 
	Nas multíparas, ocorre primeiro o apagamento do colo e depois a dilatação do orifício externo.
	
	
		1a Questão (Ref.:201503051567)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para que o profissional possa obter uma adequada coleta de material é necessário que a mulher receba algumas recomendações prévias ao exame preventivo do colo do útero. Desta forma, com a finalidade garantir uma boa qualidade do esfregaço cérvico-vaginal, a mulher deve ser orientada que nas 48 horas que antecedem o exame:
		
	
	utilize duchas vaginais.
	
	Suspenda intensas atividades físicas.
	 
	evite relações sexuais.
	
	Em caso de relações sexuais, utilize preservativos.
	
	quando em tratamento, reduza a quantidade de cremes intravaginais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503051565)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O método de Billings baseia-se na determinação do período fértil pela auto-observação das mudanças do muco cervical e da sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual. O último dia de sensação vulvar de umidade lubrificante chama-se ápice e por este achado, o enfermeiro poderá orientar o casal sobre o período infértil, que começará:
		
	
	Na 5ª noite após o ápice.
	
	Na 2ª noite após o ápice.
	 
	Na 4ª noite após o ápice.
	
	Na 1ª noite após o ápice.
	
	Na 3ª noite após o ápice.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503051797)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque V ou F nas afirmativas abaixo:
		
	 
	Violência é todo ato baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico a mulher, tanto na esfera publica, quanto privada.
	 
	A violência a mulher é classificada em 6 tipos: Doméstica, Intrafamiliar, Psicológica, Física, Sexual e Laboral.
	 
	Violência doméstica é quando a mulher é tratada com descaso, submetida a humilhação, ameaça de agressão, privação de liberdade, impedimento ao estudo, trabalho e ao contato com a família e amigos.
	 
	Violência Intrafamiliar o agressor pode não ser da família.
	 
	Os profissionais de saúde devem atentar no momento da consulta para manifestações como: lesões na cabeça e no pescoço, abdome; lesões múltiplas; explicações inconsistentes para os tipos de lesões; infecções vaginais e infecção urinária de repetição; distúrbios do sono, depressão.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503051779)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta.
		
	
	É cientificamente comprovado que a utilização desse método pode resultar em aborto.
	 
	O prazo para início da AE pode ser ampliado até o quinto dia após relação sexual, não devendo, portanto, ser limitado ao período de 72 horas após a relação.
	
	O enfermeiro que prescrever AE estará sujeito às sanções previstas no código de ética da categoria.
	
	O método de Yuzpe, que utiliza anticonceptivos hormonais combinados, é o mais indicado como AE.
	
	Há contraindicações para o uso de AE em adolescentes, devido aos aspectos de maturidade do útero nessa faixa etária, o que restringe a sua prescrição a essa população.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503051686)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o climatério, a mulher pode experimentar sinais e sintomas desagradáveis, mas que podem ser melhorados com a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Abaixo, marque a alternativa correta:
		
	
	A TRH pode ser realizada por todas as mulheres;
	 
	Pesquisas apontam que a longo prazo pode provocar tromboembolismo e c.a de mama;
	
	Pesquisas apontam que seu uso deve ser irrestrito;
	
	Pesquisas apontam que a longo prazo provoca benefícios e nem malefícios.
	
	A TRH não apresenta malefícios às mulheres;

Outros materiais