Buscar

CC 01 À 07 - CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS – CIÊNCIA POLÍTICA
AULA 01 À 07 – AV1 2014
QUESTÕES RESPONDIDAS E CORRIGIDAS EM AULA, COM A PRESENÇA DO PROFESSOR!
Caso Concreto 1 – SEMANA 01: 
Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político 
Leia, atentamente, a palestra “O papel da universidade na sociedade brasileira: educação e pesquisa no ensino superior” de Sidnei Ferreira de Vares, e responda: 
1)	Qual o espaço social da palavra política ele se refere? 
TRATA-SE DE UM DISCURSO DE ESQUERDA CENTRALIZADO NO TEMA EDUCAÇÃO.
2)	A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.
DISCURSO CRÍTICO SOBRE O MODELO ATUAL DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. O DISCURSO BUSCA ATINGIR E ABRIR OS OLHOS DA SOCIEDADE VOLTANDO ASSIM PARA A IDEIA IRIGINAL DE BUSCAR UMA EDUCAÇÃO CLARA E DE QUALIDADE PARA A SOCIEDADE E SEUS INDIVÍDUOS.
Caso Concreto 1 – SEMANA 02: 
Tema: Retórica
Leia, atentamente, o texto “A retórica e o espetáculo na política contemporânea” de Verbena Córdula, e responda: 
1)	O que você entendeu por retórica?
RETÓRICA É A ARTE DA PALAVRA DO CONVENCIMENTO UM OU VÁRIOS INDIVÍDUOS ASSIM CHEGANDO A UMA INTRODUÇÃO INCONSCIENTE DA VERDADE POSTA PARA SE COM ISSO DESARTICULANDO QUALQUER OUTRA QUE TENHA SIDO POSTA
2)	Qual é a relação, que você entendeu, entre retórica e espetáculo na política? Justifique as suas respostas.
A RETÓRICA PROCURA PRODUZIR O CONVENCIMENTO ATRAVES DO DISCURSO POLITICO. POR OUTRO LADO, O ESPETACULO NA POLÍTICA TEM POR FINALIDADE PRODUZIR UMA ADESÃO AINDA MAIOR AO PENSAMENTO APRESENTADO PELA RETÓRICA NO DISCURSO POLÍTICO.
Caso concreto 1 - SEMANA 03:
Tema: Contratualistas
Leia, atentamente, os trechos abaixo e defina o que vem a ser a categoria homem civil para Rousseau. 
SEGUNDO ROUSSEAU A EXPRESSÃO “HOMEM CIVIL” SE REFERE AO SER HUMANO LIVRE E AUTONOMO QUE ROMPEU COM A ESCRAVIDÃO E, APARTIR DO CONTRATO SOCIAL SE SUBMETE A LEI QUE É UM PRODUTO DA VONTADE GERAL.
Caso concreto 1 – SEMANA 05:
Tema: Unidade política e soberania
Leia o texto e justifique a afirmação de Lord Cannig tendo como referência o conceito clássico de soberania e o imperialismo inglês no século XIX.
A TEORIA WEBERIANA IMPLICA NO ENTENDIMENTO A OBEDIÊNCIA OU ACEITAÇÃO DE UMA DETERMINADA ORDEM POLÍTICA INSTITUIDA.
EM RAZÃO DO CONHECIMENTO DESSA ORDEM POLÍTICA OS AGENTES DO PODER GOZAM DA LEGETIMIDADE NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES. MUITAS VEZES FO “MONOPOLIO DA VIOLÊNCIA” SE APRESENTA COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA, PARA QUE O ESTADO EXERÇA SEU PODER DE IMPÉRIO SOBRE AS PESSOA, EM CASOS DETERMINADOS.
“O ESTADO SÓ PODE EXISTIR SOB A CONDIÇÃO QUE OS HOMENS DOMINADOS SE SUBMETEM A AUTORIDADE CONTINUALMENTE REINVINDICADO PELOS DOMINADORES”
(WEBER)
Caso Concreto 1 - SEMANA 06
Tema: Território
Leia o trecho abaixo e responda:
“Os belgas não se entendem entre si e já se teriam separado em países diferentes não fossem o seu rei e, mais recentemente, a adoção de uma forma de governo federativa, em que a Valônia, Flandres e Bruxelas têm grande autonomia política e administrativa em relação ao governo nacional, além do surgimento e fortalecimento da União Europeia, que faz com que os belgas se sintam cada vez mais membros de uma comunidade europeia multicultural e multilíngue, e menos belgas, o que ajuda a diluir seus antagonismos internos”. 
RICARDO C. COELHO. Adaptado de Os franceses. São Paulo: Contexto, 2007.
A compreensão da situação relatada no texto e representada em termos espaciais no mapa somente é possível a partir da distinção entre conceitos importantes para a Ciência Política. Quais conceitos são estes? Justifique a sua resposta.
O CONCEITO CLÁSSICO DE SOBERANIA DEVE SER COMPREENDIDO COMO PODER ÚNICO E ILIMITADO DE CONDUZIR A VIDA POLÍTICA DO ESTADO DE SEUS ASPECTO INTERNO. A SOBERANIA NO SÉCULO XIX NÃO AVANSOU NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, O QUE OCORREU NO SÉCULO XX.
QUESTÃO OBJETIVA - SEMANA 07:
Tema: formas de governo
Leia o texto e marque a opção correta.
"Visto que as palavras constituição e governo significam a mesma coisa, visto que o governo é autoridade suprema nos Estados e que forçosamente esta autoridade suprema deve repousar nas mãos de um só, ou de vários, ou de uma multidão, segue-se que desde que um só, ou vários, ou a multidão usem da autoridade com vistas ao interesse geral, a constituição é pura e sã, forçosamente; ao contrário, se se governa com vistas ao interesse particular, isto é, ao interesse de um só, ou de vários, ou da multidão, a constituição é viciada e corrompida; porque de duas coisas uma: é preciso declarar que os cidadãos não participam do interesse geral, ou dele participam". É sequência lógica da premissa lançada no parágrafo acima, extraído de A Política (livro III, capítulo V), que, na tipologia aristotélica das formas de governo, 
a) são levados em consideração, simultaneamente, o escopo do governo e o número de homens que governam, de forma que o governo de um só tanto pode assumir uma forma pura (monarquia); 
b) são formas corrompidas aquelas em que o interesse particular prevalece sobre o interesse geral, tal como ocorre na monarquia, aristocracia e demagogia;
c) consideram-se puras as formas em que os cidadãos participam do interesse geral, o que ocorre apenas na república (governo de número reduzido ou vários homens;
d) a participação dos cidadãos no interesse geral determina a pureza da forma de governo, que será boa na medida em que possua leis justas, residindo a soberania nestas, e jamais nos governantes, sejam estes poucos (oligarquia e aristocracia);
e) a prevalência do interesse particular sobre o interesse geral acarreta a produção de leis injustas, fenômeno este presente sempre que o governo é ocupado por um só ou poucos homens (monarquia e oligarquia, respectivamente.
Caso concreto 1 
"Art. 2- O pretendido direito de dispensar as leis ou de execução das leis pela autoridade real, como foi usurpado e exercido ultimamente, é contrário às leis."
"Art. 3 - O imposto em dinheiro para uso da Coroa, sob pretexto de prerrogativas reais sem que haja concordância por parte do Parlamento, é contrário às leis." Os trechos anteriores foram retirados da DECLARAÇÃO DOS DIREITOS, elaborada em 1689, após a Revolução Gloriosa. Pergunta-se, que forma de governo foi implantada após esta revolução? Justifique a resposta.
A FORMA DE GOVERNO IMPLANTADA APÓS A REVOLUÇÃO GLORIOSA FOI A MONARQUIA PARLAMENTARISTA, UMA VEZ QUE OS ARTIGOS 2 E 3 DA DECLARAÇÃO DE DIREITOS, EXPOSTOS ACIMA, RELATAM O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA SOCIEDADE FEITA POR UM CONJUNTO DE PESSOAS, OU SEJA, O PARLAMENTO. A AUTORIDADE REAL AINDA EXISTE, SENDO ELE O CHEFE DE ESTADO, MAS COM ATRIBUIÇÕES EXECUTIVAS LIMITADAS, O SEU PODER MENOR DO QUE A DECLARAÇÃO DE DIREITOS, NÃO PODENDO ESTE ESCOLHER DISPENSAR OU EXECUTAR LEIS; OU DETERMINAR DIRECIONAMENTO NOS IMPOSTOS EM DINHEIRO SEM O CONSENTIMENTO DO PARLAMENTO.

Outros materiais