Buscar

Resenha 01 Contextualização DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AGENDA 21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESENHA 01 - CONTEXTUALIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AGENDA 21
 	Numa visão geral, as convenções, conferências ou reuniões organizadas a partir da década de 70, sejam elas nacionais ou mundiais, têm o objetivo de alertar, orientar e estipular metas na tentativa de acabar, ou pelo menos amenizar, os impactos causados pelo homem em relação ao meio ambiente, ocorridos no passado e que insistem em se repetir no presente.
A super-exploração do meio ambiente pelo homem fez nascer um conceito denominado “desenvolvimento sustentável”, que visa a busca do equilíbrio entre três dimensões chave para a resolução, ou pelo menos, a diminuição dos impactos negativos causados por ele. São eles: o que é socialmente desejável, economicamente viável e ecologicamente sustentável.
Um setor de importância significativa com relação ao assunto abordado é o da Construção Civil, que representa a atividade humana com o maior impacto sobre o meio ambiente devido à utilização de seus recursos e os resíduos gerados para a concepção das obras. Portanto, é o setor industrial em que mais se pode trabalhar para atingir os objetivos sustentáveis.
Mesmo com algumas dificuldades na divulgação dos dados obtidos em pesquisas, o estado de Santa Catarina é um dos que participam de iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de metodologias de avaliação de edifícios e para isso utiliza metodologias específicas desenvolvidas para o tema em questão.
Conclusão
Não seria possível atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável sem que houvesse certo equilíbrio entre a sustentabilidade econômica, social e ambiental, portanto, não só o governo, mas todas as partes envolvidas devem atuar conscientemente para o bem comum, que é tentar manter o planeta “vivo”, para que seus recursos possam ser utilizados de forma correta, garantindo assim uma vida saudável para as gerações futuras.

Outros materiais