Buscar

Resenha 02 Abordagem de Ciclo de Vida na Avaliação de Edifícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Abordagem de Ciclo de Vida na Avaliação de Edifícios
A metodologia LCA (Análise do Ciclo de Vida) tem o objetivo de simplificar o processo de avaliação do ciclo de vida de uma construção e permitir que os projetistas tomem as melhores decisões na hora de escolher as soluções a se adotar numa construção.
Além de materiais de construção este método também apresenta o desempenho ambiental de soluções comumente utilizadas nos elementos construtivos de um edifício, promovendo assim maior rapidez no desenvolvimento da análise de seu ciclo de vida. Essa análise permite quantificar o potencial de impacto ambiental relacionado ao produto, processo ou atividade ao longo do seu ciclo de vida.
Pode-se obter uma análise de sensibilidade, comparativa de produtos ou serviços, além de identificar quais os materiais que ao longo do ciclo de vida de um produto são responsáveis por um maior potencial de impacto ambiental. 
A LCA é dividida em quatro etapas e parte do princípio de que todos os estágios da vida de um produto geram impacto ambiental, portanto, devem ser analisados de acordo com sua profundidade e abrangência.
Conclusão
A metodologia de avaliação dessa ferramenta permite avaliar os impactos ambientais de cada material ou produto a ser utilizado durante seu ciclo de vida, dando assim, a liberdade de escolha mais adequada de cada produto, processo ou atividade.
Podemos considerá-la como sendo uma ferramenta indispensável nos dias de hoje e que não deve ser esquecida, e muito pelo contrário, deve ser aprimorada e aplicada corretamente, abrangendo todas as etapas e áreas do processo.

Outros materiais