Buscar

cc 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ___ JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE DOURADOS-MS. 
 
Bernardo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº_________ expedida pelo__________, inscrita no CPF sob o nº_______, (endereço eletrônico), domicíliado e residente na rua________________ nº____ Dourados-MS, vem por seu advogado, com endereço profissional devidamente acostado na procuração em anexo aos autos, vem a este juízo propor:
 
AÇÃO INDENIZATÓRIA DE REPARAÇÃO DE PERDAS E DANOS
 
pelo procedimento especial, em face de Samuel, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº____, expedida pelo_____, inscrita no CPF/MF sob o nº________, (endereço eletrônico), domicílio, residente (endereço completo), pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor.
 
I. DAS PRELIMINARES
I.II. DA COMPETÊNCI A DO JUÍZO. É com petente o presente foro para a propositura da ação em tela, uma vez que o objeto do caso tem como característica uma obrigação de comodato gratuito (art. 579 do CC), estabelecido em contrato escrito , donde se pode visualizar que o referido compromisso deveria ser satisfeito no domicílio do Autor, que, no entanto não foi cumprido em momento algum pelo Réu, incorrendo assim em estado de mora até o surgimento do caso fortuito em que ocasionou a perda do bem aqui aludido, causando efetivos danos ao Autor. Com isso, é expressão nítida no código de processo civil de 2016, no artigo 53, inciso IV, a línea “a)” a competência desta jurisdição para a apreciação da seguinte demanda. Nesses termos:
Art. 53. É competente o foro: (...) IV - do lugar do ato ou fato para a ação: a) de reparação de dano; (CPC/2016)
 
	
II. DOS FATOS
O presente caso concreto versa sobre o estabelecimento do contrato de comodato escrito pelo Sr. Bernardo, ora Autor, em favor do Sr. Samuel, pertencente ao polo passivo desta ação , sendo o objeto da avença o cavalo de espécie manga-larga, o qual tinha por nome “Tufão”, avaliado em R$ 10.000,00 (dez mil reais). O bem deveria ser restituído, conforme contrato, no dia 02 do mês de outubro de 2016 No entanto, até o mês de janeiro de 2017 não houvera a devolução por Samuel, ressaltando que fora constatado a desídia do mesmo para restituir o cavalo. A mora perdurou até a chegada de um forte temporal no local onde permanecia o animal, causando sua morte em decorrência da altura atingida pela água, bem como à sua força.
III. DO MÉRITO
III. I. DA RESPONSABILIDADE ORIUNDA DA MORA
Ocorrendo o perecimento do objeto emprestado durante a mora, impõe - se ao devedor o dever de responder pelo equivalente mais perdas e danos ( art. 399, C C ). Trata-se, portanto, de inadimplemento absoluto.
IV. DOS PEDIDOS
Citação e intimação do réu para comparecer em audiência de conciliação;
Deixar expresso a possibilidade para audiência de mediação e conciliação;
A reparação do dano sofrido acrescido de indenização por perdas e danos, juros e correção monetária em decorrência da mora do devedor, e honorário advocatícios, a qual se dará em 20% sobre o valor da c ausa , nos termos do que dispõe os artigos 394, 395, 397 e 399, todos do código civil; 
 Protestar em provar o alegado por prova documental , pericial, bem como todos os meios de provas em direito admitidos, estando já em poder do contrato de comodato firmado entre as partes, o qual facilmente se extrai a lesividade da mora em se deu o Réu.
DO VALO R DA C AUS A
Dar-se-á o valor da causa em R$_____
Nestes termos, pede e espera deferimento.

Outros materiais