Buscar

Atividade de Aprendizagem 04 Educação Formal e Não Formal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade de Aprendizagem 04 - Educação Formal e Não Formal
× Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
Período: 10/02/2018 00:00 à 30/06/2018 23:59
Situação: Cadastrado
Conceito:
Correção: 10/02/2018 00:00 à 30/06/2018 23:59
Protocolo: 311288813
Arquivos
1)
"No século XVIII uma carta escrita por índios norte-americanos da região de Virginia e Maryland, nos EUA, ficou bastante famosa por conter uma recusa a um convite para que os indígenas enviassem alguns de seus jovens às escolas dos homens brancos. Os chefes indígenas, no entanto, responderam ao convite agradecendo e o recusando. O argumento principal era o de que muitos dos seus bravos guerreiros haviam sido formados nas escolas do "Norte" e que aprendiam a ciência do homem branco. Porém, os mesmos, quando voltavam para suas terras de origem, acabavam mal em tudo: nas corridas, no manejo com a floresta; na caça, na construção de cabanas, além de falar mal a língua materna. "Eles eram, portanto, inúteis" (BRANDÃO; 2001, p. 9)". 
Fontes: KLS - Educação formal e não formal (2017) - Seção 4.1.
BRANDÃO, Carlos R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.
Brandão, no livro "O que é educação", usa essa história para elucidar que educar significa criar processos capazes de gerar tipos de homens. Nesse sentido, é correto afirmar que 
Alternativas:
a)
a educação é um conceito absoluto, por isso todos devem ser educados da mesma forma. 
b)
a educação só pode ser compreendida a partir do contexto sócio-histórico em que ela está inserida. 
Alternativa assinalada
c)
a educação não deve ser alterada pois a tradição é o único elemento que mantém a qualidade do processo. 
d)
o contexto histórico não interfere nos processos educativos das sociedades. 
e)
o mesmo modelo educacional deve ser aplicado a diferentes sociedades sem que se considere a diversidade cultural. 
2)
O currículo guarda estreita relação com a cultura."Os grupos sociais disputam espaços, mesmo que indiretamente, inclusive no currículo escolar. Portanto, o currículo é ele próprio uma construção cultural com a finalidade de modelar ou organizar uma série de práticas educativas".
O currículo pode ser compreendido como uma porção da cultura. Seus conteúdos e práticas, considerados de relevância num dado momento histórico, são transformados na escola em Ensino – Aprendizagem – Avaliação.
Fonte: KLS - Educação formal e não-formal (2017) Seção 4.1. 
A partir da perspectiva destacada é correto afirmar que: 
Alternativas:
a)
o currículo escolar é a consagração unânime dos valores de toda a sociedade. 
b)
o currículo escolar é isento das disputas de poder que ocorrem entre os grupos sociais. 
c)
o currículo escolar valida, exclusivamente, as expectativas e necessidades do grupo social que detém o poder em uma dada sociedade. Não há espaços para disputas. 
d)
o currículo escolar não possui a capacidade de auxiliar na formação dos sujeitos de uma dada sociedade. 
e)
o currículo escolar é alvo de disputas entre os diferentes grupos existentes em uma sociedade democrática. 
Alternativa assinalada
3)
"Se nossa prática, enquanto educadores, for ao sentido das e com as classes populares, teremos que ir além dos muros das escolas. Os muros não são meros detalhes, representam espacialmente a nossa forma de compreender as nossas relações".
Fonte: KLS - Educação formal e não formal (2017) - Seção 4.2.
A partir da perspectiva apresentada acima, assinale a afirmativa a ela concernente.
Alternativas:
a)
O papel do professor enquanto mediador entre o educando e o planeta é fazê-lo pensar e agir diante do mundo.
Alternativa assinalada
b)
A escola deve estar circunscrita apenas à função de transmissora dos conteúdos historicamente valorizados.
c)
O papel da escola deve ser o de garantir a formação científica e alienante para as crianças e jovens.
d)
Assuntos do cotidiano e temas polêmicos devem estar fora da escola, sendo de inteira responsabilidade das instituições religiosas.
e)
Os professores, sendo funcionários das instituições escolares, devem se restringir ao seu compromisso com os conteúdos previamente determinados.
4)
A atividade pedagógica, tanto na educação formal como na educação não formal, tem implicação na ação dos sujeitos, estejam esses no papel de educadores ou educandos. Todos esses são capazes de projetar ações sociais. Ardoino (1998), na obra "Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas", conseguiu um avanço considerável na análise da ação social ao pensá-la de forma tríptica (agente-ator-autor).
Fonte: ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (coord.) – Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos, EdUFSCAR, 1998, p. 24-41.
De acordo com essa forma tríptica de análise de ação, assinale a alternativa que indica corretamente a função de cada um desses papéis sociais.
Alternativas:
a)
os agentes são co-produtores de sentido em uma ação social, eles executam um procedimento; os atores são aqueles que atribuem os sentidos administrativos ou operatórios das ações sociais; os autores são aqueles que se situam e que são, explicitamente, reconhecidos pelos outros como estando na origem da ação social.
b)
os agentes são aqueles que atribuem os sentidos administrativos ou operatórios das ações sociais; os atores são co-produtores de sentido em uma ação social, eles executam um procedimento; os autores são aqueles que se situam e que são, explicitamente, reconhecidos pelos outros como estando na origem da ação social.
Alternativa assinalada
c)
os agentes são aqueles que atribuem os sentidos administrativos ou operatórios das ações sociais; os atores são aqueles que se situam e que são, explicitamente, reconhecidos pelos outros como estando na origem da ação social; os autores são co-produtores de sentido em uma ação social, eles executam um procedimento.
d)
os agentes são aqueles que se situam e que são, explicitamente, reconhecidos pelos outros como estando na origem da ação social; os atores são co-produtores de sentido em uma ação social, eles executam um procedimento; os autores são aqueles que atribuem os sentidos administrativos ou operatórios das ações sociais.
e)
os agentes são aqueles que atribuem os sentidos administrativos e executam um procedimento, como um ator; os atores são co-produtores de sentido operatórios das ações sociais; os autores são aqueles que se situam e que são, explicitamente, reconhecidos pelos outros como estando na origem da ação social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais