Buscar

RESUMO GESTÃO DE SUPRIMENTOS

Prévia do material em texto

5 Poderes de Potter
Poder de barganha dos compradores -  Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.
Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
5 forças competitivas: a entrada de novos entrantes, a ameaça de substitutos,o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes”
GERENCIAMENTO DE CADEIA COM FOCO NA VANTAGEM COMPETITIVA 
  A vantagem competitiva é um conjunto de características que a organização busca alcançar para se destacar, para diferenciar-se de seus concorrentes. Essa diferença precisa agregar valor ao cliente. Esse valor se refere aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço, e ai se encontra a vantagem competitiva.
          Com a gestão da cadeia de suprimento (supply chain manegement), as empresas definem suas estratégias competitivas e funcionais, visando obter vantagem competitiva de maneira objetiva. O SCM introduziu uma mudança ao ponto de vista da competitividade, baseando a competição nas cadeias produtivas, diferente da administração tradicional, que se baseia apenas no nível das unidades de negócio, através de práticas como o "outsourcing" e o "benchmarking", que surgiram para inovar os processos dentro da administração de materiais, visando buscar diferenciais em relação aos seus concorrentes.
EFEITO CHICOTE
O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. 
Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.
Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.
Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.
O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos.
 CAUSAS DO EFEITO CHICOTE: Processamento das variações na procura; Racionamento; Formação de lotes de compra e de produção; Variações de preço.
ATIVIDADES DA LOGISTICA
Atividades primárias: são aquelas consideradas indispensáveis e deveras importantes para atender os objetivos na área logística, seja pelas suas maiores parcelas dentro dos percentuais nos custos logísticos ou, então, são primordiais para a gestão e o cumprimento da atividade logística Os autores dividem-se entre atividades primárias e de apoio para melhor entendimento e aplicação destas em uma organização ou nos estudos, por exemplo. As atividades primárias são: transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos. transporte, processamento de pedidos e manutenção de estoques.
Atividades Secundárias (de Apoio):  armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento, sistema de informação.
Sistemas logísticos e suas aplicações
Transportation Management System (TMS) é como são chamados os sistemas de gestão de transportes. Em geral, um bom TMS pode ajudar a fazer planejamento e otimização de rotas, otimização de carga, auditoria de frete e pagamento, gestão de pátios, gestão de transportadoras, entre outras funcionalidades.
 
Um sistema TMS também serve como centro de logística em uma rede colaborativa de carregadores, transportadores e clientes. O valor de negócio de um TMS totalmente implantado deve atingir, dentre outros, os seguintes objetivos:
 
Reduzir os custos através do planejamento de rotas, otimização de carga;
Melhoria da prestação de contas com a visibilidade da cadeia de transporte;
Maior flexibilidade para fazer mudanças em planos de entrega;
Conclusão dos requisitos fundamentais de execução de cadeia de suprimentos;
Suporte às tomadas de decisão por meio de indicadores de desempenho.
 
Um sistema de gerenciamento de armazém, do inglês Warehouse Management System (WMS): é um aplicativo de software que suporta as operações de rotina de um armazém. Ele promove o gerenciamento centralizado de tarefas, tais como níveis de inventário de monitoramento e ações locais. O WMS pode ser uma aplicação só ou parte de um Enterprise Resource Planning (ERP), sistema integrado de gestão empresarial. Entre as funcionalidades do WMS, destacam-se as seguintes:
 
Programação e entrada de pedidos; Planejamento e alocação de recursosControle de portaria;Recebimento e inspeção de cargas;
Definição de endereçamento dos produtos; Estocagem; Separação de pedidos (picking);Embalagem; Carregamento; Expedição;Emissão de documentos; Inventário; Definição e controle de rotas de coleta.
O valor gerado por uma solução de WMS pode ser resumido nos seguintes benefícios: otimização das atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações), redução de custos, melhorias no nível de serviço e nos indicadores de desempenho e fornecimento de dados para a tomada de decisão.
GPS
Sistemas de rastreamento e localização por computadores conectados a satélites, que emitem feixes elétricos, cujo cruzamento determina a posição sobre o globo terreste.
Estoque mínimo: O estoque mínimo também recebe outras denominações, como estoque de segurança, estoque de reserva, estoque de proteção, estoque de amortecimento e buffer stocks. Corresponde à reserva de produtos destinada a casos especiais de demanda. É a quantidade mínima de mercadorias que deve ser mantida em armazenamento.
O estoque máximo: serve para delimitar a quantidade máxima do estoque.Grande parte dos empresários pode não se preocupar com o estoque máximo, mas conhecendo esse indicador, podemos evitar alguns problemas. Como por exemplo: espaço físico, produtos perecíveis, custo do estoque parado, produtos com cuidados especiais.
No entanto, vale ressaltar que o supply chain é uma evolução da chamada Logística Integrada. Enquanto esta agia a partir de uma unificação interna, o supply chain management parte de uma integração externa, ou seja, dos fornecedores da matéria-prima até o clientefinal.
A sua principal função é justamente garantir a integração eficaz de todos os membros e processos da cadeia de suprimentos.
Como resposta ao atual mercado competitivo, outro ponto de extrema importância do supply chain management é o desenvolvimento de um bom fluxo de informação sobre o produto, as suas matérias-primas, os fabricantes, distribuidores e etc.
Atualmente, existem softwares e sistemas informáticos que ajudam a manter a organização do SCM, dando suporte nos diversos aspectos inerentes ao processo de produção e distribuição dos produtos.
A redução dos custos do produto, o aumento dos lucros, a melhoria no relacionamento entre fornecedores e clientes, entre outras qualidades são consequências diretas ou indiretas de uma boa gestão de supply chain.

Outros materiais