Buscar

Ação Depredatória do Homem e Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Aula 07 – A Ação Depredatória do Homem
Depredar é o ato de com violência destruir alguma coisa que tem valor social para uma pessoa ou população ou um bem público. Quando se fala disso em ecologia, refere-se basicamente ao desmatamento, à poluição do solo, da água e do ar, o que torna a vida humana sem qualidade e bem-estar. O contrário da depredação seria a preservação e manutenção, o que se busca com as teorias de desenvolvimento sustentável, segundo o qual a fazermos algo hoje devemos ter a preocupação de assegurar que as gerações futuras poderão ter uma vida com qualidade e bem-estar, princípios básicos da ética.
O protocolo de Kyoto é um acordo internacional sobre preservação ambiental com foco especial nas emissões de Carbono que ocorrem como resultado de todo processo industrial, de queima de qualquer material e, sobretudo, de combustível (carros, caminhões) e, por incrível que pareça, também pela criação de animais de grande porte como o gado bovino. Obviamente, isso demandaria a revisão e a redução de muitos processos de produção e eventualmente a eliminação de alguns produtos economicamente rentáveis. Isso dificulta e retarda a adesão de países muito industrializados e muito tecnológicos, o que tem demandado uma série de novos encontros nos quais sempre se faz pequenos progressos, mas ainda com dificuldade de consenso.
O Efeito Estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por gás carbônico, metano, óxido nitroso e vapor d água. Na verdade o Efeito Estufa é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ele o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies. O problema não é o fenômeno natural. Mas a emissão excessiva de gases formadores do efeito estufa provocada principalmente pelas atividades industriais. Esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.
Desmatamento - Na realidade leis e punições não educam. E sempre que quisermos eliminar algo de ruim devemos atacar a causa e não o efeito. Assim sendo se não houver ninguém que compre produtos do desmatamento (como madeira) não haverá desmatamento. O que se pode discutir é o desmatamento feito para gerar alimento em plantações ou criações de gado. A razão primeira de ser da proteção ambiental é a manutenção da qualidade de vida do ser humano. Portanto, em todos os casos ambientais a manutenção da vida humana deve ter prioridade.
Podemos definir Educação Ambiental como todo o processo empregado para preservar o patrimônio ambiental e criar modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis.
"Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º. A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.¿ a Educação Ambiental é essencial para a preservação da natureza e fundamento para o Desenvolvimento sustentável, que deveria ser ministrada em todos os niveis de escolaridade do peimário ao pós graduação
A educação ambiental está intimamente relacionada com o desenvolvimento sustentável, porque tem como finalidade primordial encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer as próximas gerações de suprir suas próprias necessidades.
Para uma efetiva Política Ambiental é necessário que a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável fiquem sempre associados, e que ambos, efetivamente estejam presentes, pois são fundamentais para o sucesso dessa Política Ambiental, que deve ter com o objetivo a proteção e a preservação ambiental, e isso implica em procurar ministrar esse conteúdo em todos os níveis de escolaridade, do primário ao pós graduação, através da Educação Ambiental, que é uma dimensão da Educação, pois ela é uma atividade teórica de como deve ser a prática social, que deve imprimir ao Desenvolvimento Individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros humanos e os outros, visando potencializar essa atividade com a finalidade de torna-la plena de prática social e Ética Ambiental, associada ao Desenvolvimento Sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem compromete a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Ações predadoras do homem agridem a natureza de tal forma que colocam em risco a própria espécie humana. Na atualidade, há uma divulgação maior dos graves problemas advindos dos males feitos pelo homem ao planeta.
Na presente aula, vamos observar algumas ações predadoras que poderiam ser evitadas mas que, infelizmente, em razão de um pensamento dominante desprovido de Ética Ambiental, provocam malefícios tremendos a todos os habitantes do planeta.
No Brasil, a Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente as florestas de Madagascar estão mais ameaçadas. Apesar disso, a Mata Atlântica ainda mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo). Uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça .
A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, como a Floresta Amazônica etc.
Clima e efeito estufa
O clima da Terra é um produto de interações complexas da atmosfera, oceanos, calotas glaciais, seres vivos e até mesmo rochas e sedimentos. Nessa interação, estão presentes diversos gases naturais. Dentre estes, estão aqueles que provocam o famoso efeito-estufa em virtude de seu acúmulo (acúmulo este influenciado pela ação humana).
Segundo Legget (1992), gases-estufa são aqueles que provocam a retenção da radiação infravermelha na atmosfera, aquecendo a superfície da Terra, além da camada inferior da atmosfera.
Corrigindo pela Educação - Em razão desses fatos que corroem e depredam a natureza, entende-se que uma forma de evitar tal dano começa com a: a Educação Ambiental.
A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988 diz que:
Artigo 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 
Em seu parágrafo VI encontramos que “é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.”
Percebemos, então, que a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global.
" Para ver o universal e o imanente Espírito da
Verdade face a face é preciso ser capaz de amar
a mais ínfima das criaturas como se ama a si
próprio. E um homem que a isso aspira não pode
ser omisso em nenhum aspecto da vida ".

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes