Buscar

politica educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUEM SOMOS NÓS?
Publicado em 11 de May de 2012 por Pedro Paulo de Menezes
 Quem somos nós?
Quem somos nós? Você já parou para pensar quem é você? Sempre quando queremos conhecer uma pessoa, ou nós apresentamos a alguém, falamos o nosso nome, aquilo que fazemos a idade que temos, mas será que se isso revela quem realmente somos? Com certeza não, pois, somos muito mais que nosso nome. Poderíamos ter qualquer nome possível, e continuaríamos sendo nós mesmos. Seja lá qual for a nossa profissão ou atividade que realizássemos, continuaríamos ser quem somos. A idade muito menos poderia revelar, uma vez que, desde nossa gestação já éramos quem somos, e continuaremos a ser até nossa morte.
Então quem somos nós? Somos seres humanos, e vamos refletir sobre o que isso significa. Segundo o grande filósofo grego Aristóteles: “O Homem é um animal racional”. Ao afirmar que somos um animal revela a nossa dimensão natural, biológica, que faz dos Seres Humanos, um ser vivo como qualquer outro, isso é, nascemos crescemos, nos reproduzimos envelhecemos e morremos. Por outro lado somos racionais. Temos consciência de nossa existência, e a possibilidade de dá sentido ao mundo onde vivemos e a nós mesmos, tudo isso é possível pelo uso da razão, que á a capacidade de pensar, comunicar o pensamento, e transformar o mundo onde vivemos, fazendo uso para tal, da razão.
Além da razão, somos seres de relações, de sentimentos. O homem e a mulher são os únicos seres capazes de ter sentimentos, de amar e odiar, de sentir alegria e tristeza, de fazer o bem ou mal, gostar ou não de algo, ou de alguém. Enquanto todos os seres puramente naturais são determinados pelos instintos, os Humanos são indeterminados. São livres.
A grande tarefa da reflexão filosófica diante da liberdade humana é de investigar o que significa ser humano, porque somos como somos, e o que devemos fazer para ser uma pessoa melhor. Sócrates, que foi o primeiro filósofo a investigar o sentido da vida do Homem, e iniciou sua reflexão filosófica, motivado pela inscrição que havia na entrada do oráculo de Delfus: Conheci-te a te mesmo. Portanto, essa deve ser nossa postura diante da vida, uma constante busca de conhecimento de nós mesmo, para depois compreender o mundo em que vivemos.
MENEZES, Pedro Paulo
Revisado por Editor do Webartigos.com
Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/quem-somos-nos/88681#ixzz5FVGV0DmQ
https://www.webartigos.com/artigos/quem-somos-nos/88681

Outros materiais