Buscar

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGENS

Prévia do material em texto

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGENS
	
	1a Questão (Ref.:201512805024)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Radiografia da escápula com projeção lateral permite observar vários aspectos do ombro exceto;
		
	
	Margem superior da escápula
	
	= Extremidade distal da clavícula
	
	Acrômio
	 
	Colo anatômico do úmero
	
	Processo coracóide
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512804764)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual estrutura fundamental, encontrada na natureza pode ser influenciada pela radiação ionizante
		
	
	Cálcio
	
	Prótons
	 
	Átomo
	
	Neutron
	
	Elétrons
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512804826)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as propriedades dos raios-x, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Propagam-se em linha reta e na velocidade da luz;
	 
	Podem produzir efeitos biológicos a curto e longo prazo;
	 
	Tem pequeno comprimento de onda (0,001 a 10 nanômetros);
	 
	São ondas eletromagnéticas de baixa frequência, capazes de atravessar a matéria orgânica ou de serem absorvidas por ela e ionizá-la;
	 
	Produzem imagens em superfícies fotossensíveis;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201512805033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em um hospital, um médico analisa uma radiografia de tórax, onde há evidência de imagem Velamento do seio costo-frênico , Inversão da cúpula diafragmática , Desvio do mediastino contra-lateral. De acordo com o quadro citado acima, marque a única opção correta:
		
	
	Atelectasia
	
	Pneumotórax
	
	Enfisema Pulmonar
	 
	Derrame Pleural
	
	Pneumonia
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512804786)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que identifica os efeitos biológicos e deletérios da radiação ionizante.
		
	
	Dano cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos especialmente os linfócitos.
	 
	Dano cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos especialmente os linfócitos, óvulos, espermatozóides e glóbulos vermelhos.
	
	Dano não cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos somente os linfócitos.
	
	A radiologia convencional não faz uso da radiação ionizante
	
	Dano não cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos especialmente os linfócitos, óvulos , espermatozóides.
 
	
	
	1a Questão (Ref.:201512804690)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aponte, dentre as propostas abaixo dispostas, a opção que indica a radiação com a qual se adquire uma imagem em tomografia computadorizada.
		
	 
	raios x.
	
	radiofrequência.
	
	mecânica.
	
	radiação gama.
	
	não ionizante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512804684)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conhecimento e o pleno domínio da terminologia em radiologia e diagnóstico por imagem é fundamentalmente importante para quem deseje, ao longo de sua carreira profissional, correlacionar os eventos e ações de trabalho com os seus resultados. É possível considerar que reconhecer os significados dos termos utilizados nos diferentes métodos pode configurar nos primeiros passos para a correta utilização de tão importante ferramenta diagnóstica. Tal concepção se aplica em padrões de cor das imagens obtidas em cada método ou até mesmo nos protocolos de aquisição das imagens que podem valorizar a espessura dos cortes em seus resultados. Considerando a afirmativa, aponte, dentre as opções abaixo dispostas, para a opção que apresenta o termo que pode ser utilizado para traduzir uma lesão branca em tomografia computadorizada.
		
	
	hipodenso.
	
	hipointenso.
	
	hipotransparente.
	 
	hiperdenso.
	
	hipocaptante.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512804688)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A concepção ou idealização de um aparelho para diagnóstico médico é resultante de um intenso trabalho de pesquisa que congrega: físicos, matemáticos, engenheiros, técnicos e médicos. Competências e habilidades em correlacionar o conhecimento tecnológico com o conhecimento da Medicina será uma habilidade que cientistas deverão demonstrar para que certo método de diagnóstico por imagem possa, ao mesmo tempo, alcançar seus objetivos na conclusão dos seus resultados, ser seguro e exequivel quando aplicado na população. Por isso mesmo, acaba que alguns métodos podem ser mais ou menos ricos em certas características, quando entre eles vierem a ser comparados. Se considerarmos o que aqui está sendo dito, poderemos afirmar, por exemplo, que um dos métodos complementares de diagnóstico apresenta como plano de corte fundamental, o plano de corte transversal, reconhecido como corte axial. De forma direta poderá fornecer este corte ( o axial ) e o corte coronal da cabeça, entretanto, os cortes sagitais serão fruto das reconstruções processadas pelos recursos tecnológicos. Considerando o proposto, aponte, dentre as opções abaixo dispostas, para aquela que apresenta o método que está vinculado ao referido no texto.
		
	
	desitometria óssea.
	 
	tomografia computadorizada.
	
	radiologia convencional.
	
	utrassonografia.
	
	ressonância magnética.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201512804703)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sua colega fisioterapeuta, que se encontra no segundo mês de gestação e que trabalha em uma Unidade de Terapia Intensiva foi convocada a prestar cuidado respiratório a um paciente grave em uso de prótese ventilatória. Ao chegar ao leito do paciente, encontra o técnico de radiologia que acaba de submeter o paciente a dois estudos radiográficos: um do tórax e outro do abdome. Considerando o exposto e valorizando as Propriedades dos Raios X, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente a ser tomada por ela, garantindo o cuidado necessário no caso em questão.
		
	 
	prestar imediatamente o cuidado necessário ao paciente, uma vez que nem ela nem o seu bebê correm qualquer risco de saúde por conta da radiação utilizada neste caso considerado.
	
	esperar algum tempo para que a radiação utilizada para a aquisição das imagens se dissipe, evitando efeitos biológicos ao seu bebê.
	
	solicitar a outro fisioterapeuta a prestação do cuidado, por estar o paciente contaminado pela radiação, sobretudo por ter sido submetido a dois exames, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	esperar algum tempo para que a radiação utilizada para a aquisição das imagens se dissipe, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	solicitar a outro fisioterapeuta a prestação do cuidado, por estar o paciente contaminado pela radiação, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512804678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente é portador de uma pneumonia bacteriana do lobo superior direito. Tal lobo está repleto de secreção purulenta. Considerando a terminologia própria do método, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que corretamente satisfaz simultânea e respectivamente para o correto termo a ser usado ao fazer referência ao padrão de cor da lesão e para o correto termo a ser usado para o caso de o paciente, em vez da condição descrita, viesse apresentar uma lesão sólida no mesmo órgão.
		
	
	hipertransparente e hipertransparente
	 
	hipotransparente e hipotransparente
	
	hipotransparente e hipertransparente
	
	hipertransparente e hipotransparente
	
	radiotransparente e radiotransparente
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201512804691)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para que um método complementar de diagnóstico por imagem possa ser utilizado é fundamental que o solicitante venha a ter domínio dos recursos, vantagens e desvantagens de cada um deles, na medida em que somente dessa maneira é possível avaliar a superioridade que um possa ter sobre outro, então definindo o que usar. Partindodeste pressuposto, aponte dentre o proposto abaixo, a opção que corretamente apresenta a superioridade comparativa entre os métodos.
		
	
	tanto em tomografia computadorizada como em ressonância, há impedimento para a realização dos exames em pacientes obesos.
	
	a medida da densidade não servirá de parâmetro de comparação, visto que ambas podem dar esta resposta com facilidade.
	 
	quanto à tomada das medidas, não se pode negar que ressonância magnética é superior à tomografia computadorizada.
	 
	a forma de aquisição da imagem em plano sagital é uma superioridade da ressonância magnética sobre a tomografia computadorizada.
	
	quanto à radiação com a qual trabalham, é possível afirmar que tomografia computadorizada é superior à ressonância magnética.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512804695)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você acaba de receber um paciente que traz o resultado de um exame ultrassonográfico solicitado por seu médico onde, no laudo, há referência a uma imagem que se mostra hiperecogênica com sombra acústica posterior. Diante do fato, dentre o proposto abaixo, você pode concluir que a lesão apresentada pelo paciente pode ser:
		
	 
	constituída de cálcio
	
	constituída de material gelatinoso
	
	constituída de sangue
	
	constituída de pus
	
	constituída de tecido necrosado
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512804984)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente G.U.S., 15 anos, sexo feminino, relata dores no joelho direito há mais ou menos 2 anos. Menciona em sua avaliação dor na região anterior do joelho e fortes estalidos, principalmente quando sobe e desce escadas e quando realiza agachamento. O médico solicitou RX do joelho e na incidência em perfil, realizou a mensuração que pode ser vista na imagem abaixo. Responda na sequência: qual o índice utilizado nesta avaliação?; norteia qual diagnóstico?; Considerando B = 2cm e A = 5 cm, qual o valor do índice desta imagem?
		
	 
	Catton-Deschamps / patela alta / 2,5 cm
	 
	Salvatti Insall / patela alta / 2,5 cm
	
	Catton-Deschamps / condropatia patelar / 2,5 cm
	
	Catton-Deschamps / condropatia patelar / 0,4 cm
	
	Salvatti Insall / condropatia patelar / 0,4 cm
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201512804700)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aponte, dentre as opções abaixo propostas, aquela que preenche o critério que se correlaciona o fato de uma paciente ser alérgica ao uso do meio de contraste e a imperiosa necessidade de administrá-lo para a conclusão diagnóstica, ao serem considerados os diferentes aspectos vinculados ao uso do método complementar de diagnóstico por imagem.
		
	
	da indicação x benefício
	
	do uso x benefício
	
	do custo x benefício
	 
	do risco x benefício
	
	da demanda x benefício
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512804904)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
		
	
	Na ressonância em T2, a diminuição do sinal (hiposinal) é indicativo de lesão, com extravasamento de líquido
	
	Na RM, estruturas como córtex, ligamentos e fibrocartilagem aparecem com hipersinal
	
	A artro-ressonância pode trazer maiores informações sobre estruturas extra-articulares
	
	Na Ressonância existe dois tipos de ponderação. A T1 mais sensível ao liquido ou edema, e T2 mais anatômica
	 
	A ressonância magnética é um método de escolha na avaliação de músculos, tendões, ligamentos, lábio acetabular e cartilagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes