Buscar

Tópicos para petição inicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tópicos para petição inicial
DO AVISO PRÉVIO 
Dos fatos:
Dos fundamentos:
Dos pedidos:
Nos termos dos art. 487 a 491 da CLT, no art. 7º, XXI, da CF e na Lei 12.506/2011. Súmula 163 do TST fala especificamente do contrato de experiência. Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT.
 OJ 83 da SDI-1 – Aviso prévio indenizado. Prescrição. A prescrição começa a fluir no final da data do término do aviso prévio. Art. 487, §1º, da CLT.
Aviso prévio irrenunciável por parte do empregado - ou seja, quando demitido pelo empregador, ele não pode abrir mão do seu direito. Existe uma exceção: se o empregado já tiver obtido um novo emprego poderá renunciar ao aviso prévio, à luz do que dispõem a Súmula 276 do TST e o Precedente Normativo 24 do TST.
Súmula 266 – aviso prévio – renúncia pelo empregado. O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.
PN 24 do TST – Dispensa de aviso prévio. O empregado dispensado fica dispensado do cumprimento do aviso prévio quando comprovar a obtenção de novo emprego, desonerando a empresa do pagamento dos dias não trabalhados.

Outros materiais