PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES  AULA 1 A 5
35 pág.

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES AULA 1 A 5


DisciplinaPsicologiaorganizacional310 materiais758 seguidores
Pré-visualização11 páginas
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
CONCEITO E VISÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA 
	1a Questão 
	
	
	
	A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam o uso do senso comum pela população em geral. Este uso reforça a ideia de previsão da conduta. O que não nos permite ter controle total sobre os eventos são as chamadas condições variáveis. Variáveis que afetam a conduta humana constituem fatores, conforme estudado, tais como: 
		
	
	Percepção; Fatores ambientais; Estado de saúde, Mobiliário.
	
	Motivação; Estado de saúde; Instalações; Sensação; Edificações, Etc.
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Equipamentos; Instalações.
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Motivação; Estado de saúde; Etc.
	
	Fatores ambientais; Motivação; Edificações; Estado de saúde; Instalações. 
	Explicação: 
Embora a ciência busque explicar a individualidade, a subjetividade humana não permite a previsão de cem por cento da conduta humana,
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A Psicologia, antes de receber o status de ciência, era um ramo da:
		
	
	Filosofia
	
	Gestalt
	
	Teoria Behaviorista
	
	Psicanálise
	
	Sociologia
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Juliana e Michele, estudantes da faculdade Estácio de Sá, estão conversando sobre o comportamento de uma amiga, Suzana. Chegam a conclusão de que Suzana é ¿muito neurótica¿, porque fica preocupada com tudo ao seu redor. O tipo de conhecimento que as estudantes usam para falar do comportamento da amiga é chamado de:
		
	
	Religião
	
	Conhecimento Filosófico
	
	Senso Comum
	
	Ciência
	
	Psicologia
	Explicação: 
O aluno terá que conhecer o conceito de senso comum.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A psicologia é considerada uma ciência jovem por ter recebido seu status de autonomia com a criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha, em : 
		
	
	1879 
	
	1688
	
	1671
	
	2001
	
	1940
	Explicação: 
A partir de 1879 a Psicologia foi considerada como ciência com a criação do seu primeiro laborátorio em Leipzig na Alemanha.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações. A Psicologia, ciência em pleno desenvolvimento e expansão, tem despertado o interesse nas pessoas leigas quanto à sua aplicabilidade em suas próprias vidas. A esta utilização chamamos:
		
	
	parapsicologia
	
	psicanálise
	
	senso comum
	
	psiquiatria
	
	psicologia social
	Explicação: 
O aluno terá que saber a definição de senso comum. É  conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Podemos definir a Psicologia como uma disciplina única, mas com um conjunto de subáreas tendo características próprias e exclusivas. No âmbito geral pode ser chamada de estudos Psicológicos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das subáreas da Psicologia. 
		
	
	Psicologia Hospitalar 
	
	Psicologia Jurídica 
	
	Psicologia Escolar 
	
	Psicologia Clínica 
	
	Psicologia Subjetiva 
	Explicação: 
O aluno terá que saber as subáreas que fazem parte da psicologia para saber que a psicologia subjetiva NÃO faz parte. 
	
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, terão sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, porque ficará encruado. Portanto, nestas situações estamos utilizado : 
		
	
	conhecimento técnico
	
	senso comum
	
	conhecimento psicológico
	
	conhecimento científico
	
	senso popular
	Explicação: 
Os exemplos citados nesta questão se relacioanm ao senso comum, que implica nos conhecimentos populares tidos a partir de experiências de um determinado grupo ou população, que são na maioria das vezes generalizadas, 
	
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	No cinema existem personagens com comportamentos patógenos (doentios) que lotam as salas de exibição. Os roteiristas , na maioria das vezes, explicam tais comportamentos, associando-os a traumas anteriormente vividos. Nós até podemos admitir essa explicação como uma possibilidade . Não podemos, no entanto, admitir que a causa sempre esteja associada a evento prévio, se o fazemos estamos nos utilizando:
		
	
	da Psicopedagogia
	
	da Psicanálise
	
	do senso comum
	
	da Psiquiatria 
	
	da Psicologia 
	Explicação: 
O senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo de tentativas e erros que adquirimos ao longo dos tempos seja passado de geração a geração ou pela própria vivencia.
	a Questão 
	
	
	
	Sobre a importância da Psicologia Organizacional, é correto afirmar que:
		
	
	a maneira como os indivíduos permeiam as tecnologias é o cerne dessa ramificação da Psicologia
	
	é uma área da Psicologia que se preocupa com o comportamento das pessoas, dos grupamentos e organizações inseridos no ambiente de trabalho
	
	essa especialização da Psicologia visa unicamente possibilitar aos funcionários uma melhor atuação profissional para ampliar a comunicação
	
	é uma disciplina que aplica mensurações da prática profissional com o intuito de tornar eficaz a produtividade
	
	é a única perspectiva psicológica para compreender os sujeitos inseridos nas organizações
	
Explicação: 
Segundo Bergamini, A PSicologia Organizacional se preocupa com esse grupo grande de pessoas com atividades interdependentes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Desde o início do século XX, conhecimentos da Psicologia no apoio à pratica administrativa vêm recebendo crescente utilização, graças ao trabalho de muitos profissionais no plano individual e no coletivo. Para isso, contribuíram os próprios objetivos da Psicologia enquanto:
		
	
	Autoconhecimento 
	
	Administração de conflitos 
	
	Ciência 
	
	Neurociência 
	
	Senso comum 
	Explicação: 
Por se tratar do século XX a Psicologia é científica, logo a os próprios objetivos da Psicologia enquanto: ciência. 
	
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso-comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso-comum. 
		
	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população. 
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo. 
	
	O