Buscar

Lista de 7 filmes imperdíveis cujo tema é perda da memória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de 7 filmes imperdíveis cujo tema é perda da memória.
Amnésia (Memento, Christopher Nolan, 2000) - Um homem sofre de perda de memória recente mas, mesmo assim, tenta resolver o assassinato de sua esposa. Para se lembrar dos fatos de seu dia-a-dia, faz uso de uma polaroide. Já os fatos sobre o crime estão tatuados em sua pele. O filme começa com um assassinato e depois vai todo sendo passado de trás para frente, nos dando a mesma impressão que o protagonista sente, já que nunca sabemos de antemão o que aconteceu para ele chegar até aquele ponto. Um dos meus filmes favoritos. Simplesmente espetacular.
A Identidade Bourne (The BourneIdentity, Doug Liman, 2002) - Um rapaz é retirado de alto-mar quase morto, com dois tiros nas costas. Quando retoma a consciência, ele não lembra quem é e como chegou até ali. Seguindo uma pista, ele parte atrás de sua própria identidade e acaba se envolvendo em uma complicada trama de espionagem e traição. Matt Damon dá show neste filme que conta com ótimas cenas de perseguição e fuga.
Procurando Nemo (Finding Nemo, Andrew Stanton e Lee Unkrich, 2003) – Quando o pequeno peixe-palhaço Nemo é capturado por um humano, seu pai Marlin parte em uma busca desesperada para encontrá-lo. No caminho, tromba com Dori, peixe que sofre de perda de memória recente e não consegue andar mais de dois minutos sem esquecer do que estava fazendo. Dori é, de longe, a personagem mais engraçada da trama. Curiosamente, apesar de seu problema, ela consegue decorar o endereço que estava na máscara de mergulho do pescador, sendo uma ajuda crucial para Marlin. Uma das melhores animações da Pixar.
Como Se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, Peter Segal, 2004) - Um biólogo mulherengo se apaixona por uma garota que, devido a uma batida de carro, não consegue mais reter nenhuma memória recente. Como a família dela prefere privá-la do sofrimento de conhecer sua própria tragédia, ela vive eternamente o mesmo dia. Assim, o rapaz tem que conquistá-la diariamente, usando a criatividade para gerar situações em que eles possam se apaixonar. O filme mostra que o Adam Sandler "contido" consegue resultados muito melhores. Não é espetacular, mas dá para se divertir.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine oftheSpotlessMind, Michel Gondry, 2004) - Como conviver com todas aquelas lembranças desagradáveis que sobram no fim de um relacionamento? Graças à Lacuna Inc. você pode se livrar delas, em Brilho Eterno. E é isso que Joel (Jim Carey) resolve fazer ao descobrir que sua ex-namorada Clementine (Kate Winslet) também usou os serviços da empresa. Só que, no meio do processo, ele percebe que não pode apagá-la de sua memória e sua vida. Um filme incrível sobre lembranças (boas e ruins) e as implicações de não sabermos lidar com elas.
Valsa Com Bashir (ValsImBashir, Ari Folman, 2008) - Quando o cineasta israelense Ari Folman percebeu que praticamente não tinha lembranças do período em que lutou na Guerra do Líbano, partiu atrás de seus companheiros para tentar descobrir o que cada um lembrava do conflito. Esse apanhado de vários cacos de memória gerou Valsa com Bashir, uma espécie de documentário, em forma de animação, que mostra como a mente procura proteger a pessoa de memórias especialmente dolorosas. Uma animação para adultos, densa e marcante.
Se Beber, Não Case (The Hangover, Todd Phillips, 2009) – Esta comédia escrachada foi uma das grandes surpresas de 2009. Para quem esperava apenas mais um besteirol, Se Beber rendeu muita diversão. A história gira em torno de 3 amigos que perdem a memória depois de uma noite “selvagem” em Las Vegas, na despedida de solteiro de um quarto companheiro. Para piorar, eles não conseguem encontrar o noivo e têm que refazer seus passos, para tentar lembrar-se dos acontecimentos e, assim, achar o rapaz perdido, a fim de levá-lo de volta a tempo do casamento.
Uma lista de 10 filmes nos quais a memória – ou a perda dela – tem um papel importante na trama. Interessante perceber como em muitos filmes a perda de memória acontece após um traumatismo craniano e quase sempre de maneira global, coisa rara de acontecer de verdade.
Amnésia (Memento, EUA, 2000)
Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine oftheSpotlessMind, EUA, 2004)
Rashômon (Japão, 1950)
Procurando Nemo (Finding Nemo, EUA, 2003)
Cidade dos Sonhos (MulhollandDr., EUA, 2001)
O Vingador do Futuro (Total Recall, EUA, 1990)
A identidade Bourne (BourneIdentity, EUA, 2002)
Efeito Borboleta (ButterflyEffect, EUA, 2004)
Quando fala o coração (Spellbound, EUA, 1945)
Cidade das Sombras (Dark City, Austrália/EUA, 1998

Outros materiais