Buscar

Analise do livro didático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Analise do livro didático
Concepção de História:
 Alfredo Boulos Júnior trabalha em sua coleção de livros didáticos “ história sociedade e cidadania”, com a concepção de História cronológica e integrada, combinando e relacionando o estudo da História do Brasil com a História Geral. Mas, o autor do livro didático não conseguiu totalmente se desvincular da história clássica, com as suas famosas antíteses: os bons e os maus, os heróis e os covardes, os santos e os bandidos. Porém, em seu livro, Boulos Júnior manteve em partes, um diálogo com as tendências da historiografia recente. 
1.2 Conhecimentos históricos:
Em sua estrutura contém: noções introdutórias aos estudos históricos, os primeiros seres humanos incluindo os povos da América e África e as civilizações antigas até o império romano.
A coleção incorpora algumas inovações da área pedagógica, segundo a resenha do PNLD, como a leitura de imagens que estimula os alunos a criar suas hipóteses sobre determinado tema, consta um apêndice com informações adicionais no final de cada volume.
O livro apresenta diferentes versões, interpretações e visões de um mesmo tema, recorrendo a uma produção historiográfica atualizada e qualificada, fazendo com que o aluno conheça opiniões diferentes e tire sua própria conclusão. Um exemplo desse contraste de visão está nas páginas 47 e 48, quando o autor fala sobre a origem do homem, ele apresenta dois textos, um escrito por um defensor do criacionismo e outro escrito por um defensor do evolucionismo. Outra inovação da coleção diz respeito à denominação de trabalhadores escravizados ou de africanos escravos, quando se refere ao que conhecemos, por todo tempo, pejorativamente, por negros escravos. Isso faz com que os alunos vejam os africanos com olhos diferentes dos da nossa geração, uma vez que alguns intelectuais justificavam a escravidão com base na inferioridade do povo africano.
Obs: O livro “Sociedade e Cidadania” não apresenta o planisfério político. A linguagem dos textos em geral é de difícil compreensão pelos alunos.
Fontes históricas /documentos
As fontes históricas e os documentos que constituem o livro “história sociedade e cidadania” consiste em mapas, cartografias, leitura de imagens, estatísticas, 
1.4 Imagens: 
A obra destaca-se pelo acervo de fontes iconográficas. O livro traz fontes como mapas, imagens aéreas atuais, charges, objetos e reproduções que ajudam a compreender a realidade trabalhada. As imagens utilizadas são bastante ricas e ilustram o conteúdo abordado, porém falta uma ligação com o texto. Seria muito interessante se as imagens apresentadas fossem discutidas e exploradas nos textos assim como também as citações
2.1 Metodologia de ensino e aprendizagem
A coleção incorpora algumas inovações da área pedagógica, segundo a resenha do PNLD, como a leitura de imagens que estimula os alunos a criar suas hipóteses sobre determinado tema, consta um apêndice com informações adicionais no final de cada volume. A obra destaca-se pelo acervo de fontes textuais e iconográficas.
 2.2 Construção da cidadania 
No livro há uma seção onde permite o aluno á reflexão sobre temas como meio ambiente, ética e solidariedade. As atividades visam estimular e preparar o aluno para o exercício da cidadania. 
 2.3 Manual do professor
Na coleção, consta textos instrucional com trabalhos com imagens, para que o professor tenho algum suporte para o trabalho com imagens com os alunos. Consta também, uma sessão “assessoria a África” para ajudar o professor a implementar a lei 10.639 de 2003 na sala de aula, com sites, filmes e livros sobre a temática. Além disso, contém também, projetos de trabalhos interdisciplinar para favorecer o projeto politico pedagógico da escola. Contém ainda outras atividades que não tem no livro do aluno que pode favorecer o docente nas suas avaliações, e textos para o professor.
3.1 Editoração:
A editoração advém do programa da editora FTD. A capa do livro condiz com as temáticas discutidas dentro de seus eixos temáticos. A capa vem apenas com o título sem subtítulo, nome do autor, da editora, e a sua referência de ensino [8º ano]. Na apresentação do livro o conjunto de supervisão, editoração, pesquisa iconográfica, pesquisa de texto, edição de arte, supervisão de arte, projeto gráfico de capa, quadro, diagramação e arte, além da localização da editora.
3.2 Aspectos visuais
O sumário é composto de 14 capítulos, que vem compostas por subcapítulos dentro de uma sequência cronológica começando com o primeiro capitulo tratando sobre os Africanos no Brasil até a história dos Estado Unidos e Europa do século XIX.
3.3 Atividades e exercícios: 
As atividades contidas no capítulo contribuem para a reflexão do aluno, ampliando, assim, seu conhecimento. Apresenta questões abertas e que realmente exigem do aluno uma reflexão para a elas poder responder. Traz ainda imagens para serem interpretadas, porém observou-se que elas são de difícil interpretação. Assim como também os textos descritos no capítulo, possuem uma linguagem de difícil compreensão por parte dos alunos, necessitando de ajuda para interpretá-los. 
As atividades envolvem, no entanto, recortes de textos, imagens e questões discursivas. Essas atividades ajudam o aluno a fazer uma retomada do conteúdo trabalhado, instigando-o a refletir sobre conteúdos trabalhados anteriormente.

Outros materiais