Buscar

aula 3 movimentos ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os movimentos ecológicos colocaram em xeque a estrutura de necessidades, o modo de vida das pessoas e as relações entre a humanidade e o mundo. Pode-se afirmar que na década de 60 a educação ambiental ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com:
	
	
	
	 
	educação conservacionista
	
	
	
		
	
		2.
		Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental?
	
	
	
	 
	Rio Oil & Gás, 1996
	
	
		
	
		3.
		É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à:
	
	
	
	 
	Conferência de Tbilisi
	
	
	
		
	
		4.
		A década de 60 foi marcada por diversos movimentos e insatisfações. Esses aspectos favoreceu cada vez mais pessoas em torno de questões relativas ao meio ambiente, à qualidade de vida e à cidadania. Qual das opções abaixo não representa uma situação de insatisfação e ameaça ambiental da década de 60?
	
	
	
	 
	inclusão social
	
	
	
		
	
		5.
		A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, criou novos entendimentos que influenciaram a percepção da relação entre desenvolvimento e meio ambiente no mundo. Porém, naquele momento, o Brasil passava por um período que não favoreceu um envolvimento imediato do nosso país com esta nova visão. A razão disto se deveu ao fato de que:
	
	
	
	 
	Passávamos por um período de governos militares em que a prioridade era o desenvolvimento econômico.
	
	
		
	
		6.
		A realização da Primeira Conferência Mundial do Desenvolvimento e meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, constituiu-se em importantíssimo evento sociopolítico voltado ao tratamento
	
	
	
	 
	das questões ambientais;
	
	
	
		
	
		7.
		A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas:
	
	
	
	 
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e promover o treinamento.
	
	
	
		
	
		8.
		A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em ____________ que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países (Pelicioni, 2009).
	
	
	
	 
	1972

Outros materiais