Buscar

exerc. genética e biotecnologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios de genética e biotecnologias 
1-(Uff) A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) normalizou, recentemente, a utilização de câmaras de bronzeamento artificial, visando diminuir os riscos dessa prática, tais como lesões na retina, queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Uma mulher que se submeteu a dez sessões intercaladas de bronzeamento, com duração de 15 a 30 minutos cada uma, apresentou, quatro meses depois, indícios de câncer de pele, uma vez que as radiações UV danificaram seu DNA. Pode-se afirmar que esse tipo de câncer
a) é herdável, porque provoca alteração do DNA.
b) não é herdável, porque a mutação resultante é recessiva.
c) é herdável, porque a mutação resultante é dominante.
d) não é herdável, porque provoca alteração em células somáticas.
e) é herdável, porque provoca alteração em células germinativas.
2 -Durante as Olimpíadas é comum fazer-se teste da cromatina sexual ou corpúsculo de Barr nas mulheres. Esse teste permite o diagnóstico citológico do sexo feminino. Uma mulher normal apresentará em suas células bucais:
a) Dois cromossomos X, sendo que um deles é a cromatina sexual.
b) Três cromossomos Y, sendo que um deles é a cromatina sexual.
c) Dois cromossomos X e blocos de cromatina sexual.
d) Três cromossomos X, sendo que dois deles formam a cromatina sexual.
e) Um cromossomo X apenas.
3. (Unesp 2013) No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bentinho vive uma incerteza: Ezequiel, seu filho com Capitu, é mesmo seu filho biológico ou Capitu teria cometido adultério com Escobar?
O drama de Bentinho começa quando, no velório de Escobar, momentos houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva. Escobar havia sido o melhor amigo de Bentinho e fora casado com Sancha, com quem tivera uma filha.
Suponha que, à época, fosse possível investigar a paternidade usando os tipos sanguíneos dos envolvidos. O resultado dos exames revelou que Bentinho era de sangue tipo O Rh–, Capitu era de tipo AB Rh+ e Ezequiel era do tipo A Rh–. Como Escobar já havia falecido, foi feita a tipagem sanguínea de sua mulher, Sancha, que era do tipo B Rh+, e da filha de ambos, que era do tipo AB Rh–.
Com relação à identificação do pai biológico de Ezequiel, a partir dos dados da tipagem sanguínea, é correto afirmar que 
a) permaneceria a dúvida, pois os tipos sanguíneos de Sancha e de sua filha indicam que Escobar ou tinha sangue tipo O Rh+, e nesse caso ele, mas não Bentinho, poderia ser o pai, ou tinha sangue tipo AB Rh–, o que excluiria a possibilidade de Escobar ser o pai de Ezequiel. 
b) permaneceria a dúvida, pois os tipos sanguíneos dos envolvidos não permitem excluir a possibilidade de Bentinho ser o pai de Ezequiel, assim como não permitem excluir a possibilidade de Escobar o ser. 
c) permaneceria a dúvida, pois, no que se refere ao sistema ABO, os resultados excluem a possibilidade de Escobar ser o pai e indicam que Bentinho poderia ser o pai de Ezequiel; mas, no que se refere ao sistema RH, os resultados excluem a possibilidade de Bentinho ser o pai e indicam que Escobar poderia sê-lo. 
d) seria esclarecida a dúvida, pois, tanto no sistema ABO quanto no sistema RH, os resultados excluem a possibilidade de Bentinho, mas não de Escobar, ser o pai de Ezequiel. 
e) seria esclarecida a dúvida, pois os tipos sanguíneos de Ezequiel e da filha de Sancha indicam que eles não poderiam ser filhos de um mesmo pai, o que excluiria a possibilidade de Escobar ser o pai de Ezequiel. 
 
4. (Ufpa 2013) A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica perinatal, consiste na destruição das hemácias do feto (Rh+) pelos anticorpos da mãe (Rh–) que ultrapassam lentamente a placenta. Devido a uma destruição maciça das hemácias, o indivíduo torna-se anêmico, e a hemoglobina presente no plasma é transformada, no fígado, em bilirrubina.
Em relação a essa condição, é correto afirmar: 
a) A mãe (Rh–) só produzirá anticorpos anti-Rh se tiver uma gestação de uma criança Rh+ com passagem de hemácias para a circulação materna. 
b) A mãe (Rh–) poderá produzir anticorpos anti-Rh devido a uma gestação de uma criança Rh+ cujas hemácias passaram para a circulação materna, comumente, por ocasião do parto, ou se receber uma transfusão de sangue incompatível (Rh+). 
c) A mãe produzirá anticorpos anti-Rh que podem atingir todos os seus filhos Rh+, incluindo o feto que primeiro induziu a produção desses anticorpos. 
d) No caso de mulheres Rh– que já tenham tido uma gestação anterior Rh+ e estejam novamente grávidas, é ministrada uma dose da vacina Rhogam por volta da 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto, o que evita, assim, que essa criança, caso seja Rh+, tenha eritroblastose fetal. 
e) O tratamento de bebês que nascem com o problema pode incluir uma transfusão total de sangue. O bebê recebe sangue RH+, que já não terá mais suas hemácias destruídas pelos anticorpos da mãe presentes no recém-nascido. 
5- (Puc - SP 2005) 
Na tira de quadrinhos, o homem de etnia amarela apresenta uma característica determinada por um gene recessivo ligado ao sexo.
Descendendo de pais com visão normal, pode-se dizer que ele 
a) é homozigoto recessivo para esse gene. 
b) é heterozigoto para essa característica. 
c) recebeu o gene de sua mãe, heterozigota para essa característica. 
d) recebeu o gene de seu pai, heterozigoto para essa característica. 
e) recebeu o gene de seu pai, uma vez que o loco gênico está no cromossomo Y. 
6. (Ufpb 2012) A Biologia, com os estudos sobre células-tronco, proporciona grandes esperanças aos portadores de traumas com dano tecidual permanente. Resultados recentes, decorrentes da utilização desses tratamentos, mostram que animais com lesões nervosas apresentam sinais de recuperação. Utilizando os conhecimentos de embriologia e histologia, é correto afirmar que os resultados obtidos decorrem da capacidade das células-tronco de 
a) produzir substâncias que promovam a cura dos tecidos. 
b) aumentar a sobrevida dos neurônios. 
c) diferenciar-se em diversos tecidos. 
d) recrutar neurônios para a região lesionada. 
e) aumentar o número de transmissões nervosas nos tecidos não danificados. 
 
7. (Enem 2009) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal.
Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.
Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização 
a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 
b) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais. 
c) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt. 
d) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino. 
e) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma. 
 
8- (Pucsp 2005) A tira de quadrinhos a seguirfaz referência à manipulação de genes em laboratório. 
Se esse tipo de experimento realmente fosse concretizado, poder-se-ia afirmar que 
a) o elefante e o vaga-lume são organismos transgênicos. 
b) apenas o vaga-lume é um organismo transgênico. 
c) uma sequência de RNA do vagalume foi transferida para células do elefante. 
d) o gene do vaga-lume controlou a produção de RNA e de proteína no interior das células do elefante. 
e) uma sequência de DNA do elefante sofreu mutação devido à introdução do gene do vaga-lume em células daquele mamífero. 
9- (Puc-MG-2007) BIÓLOGO MAPEIA GENES DO CORDÃO UMBILICAL.
	Um jovem biólogo de São Paulo descobriu porque as células-tronco do cordão umbilical são mais eficientes em transplantes do que as da medula óssea. Ele encontrou um grupo de genes que seguem um mesmo mecanismo e são mais ativos em células do cordão. Ele deseja descobrir maneiras de manipular os genes para obter melhores resultados terapêuticos ou estimular a formação artificial de tecidos.
	Fonte: "O Estado de São Paulo", 14/02/2006
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Células-tronco são células capazes de se diferenciar dando origem a diversos tipos de células.
b) A capacidade de diferenciação das células precursoras se deve à alteração na expressão gênica específica.
c) Células-tronco podem ser encontradas em embriões, em cordões umbilicais e também em diversos tecidos no indivíduo adulto.
d) Na medula óssea de um adulto, existem células-tronco capazes de dar origem a células diferenciadas de todos os tecidos humanos.
e)Células-tronco totipotentes são encontradas nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário. 
10 - (Robson Monera) Mariazinha, é uma aluna não muito dedicada, e costumava conversar e dormir muito durante as aulas. Preocupada com os conteúdos da disciplina de Biologia que foram dados por Robson “Monera” soube pelos colegas que o conteúdo trabalhado fora Biotecnologia, assunto cotado para ser cobrado no ENEM 2016. Cada colega lembrou um aspecto das aulas.
- EDUARDO lembrou que a identidade genética individual pode ser estabelecida pela técnica DNA 'fingerprint', ou impressão digital genética, que utiliza as enzimas de restrição.
- De acordo com MARIANA, as enzimas de restrição são aquelas que podem cortar o DNA em pontos determinados.
- Segundo LAURA, plasmídeos são utilizados como vetores para a clonagem de genes.
- RAFAEL disse que o Projeto Genoma identificou a função de todos os genes do organismo humano.
-JOANA relatou que organismos transgênicos são formados a partir de inserções de RNA mensageiro em células de outro organismo receptor.
Resolvendo assistir aula na sexta-feira, Joãozinho conversou com “Monera” e constatou que estavam corretas:
a) apenas as afirmações de Eduardo, Mariana e Laura.
b) apenas as afirmações de Laura e Rafael.
c) apenas as afirmações de Eduardo e Joana.
d) apenas as afirmações de Rafael e Joana.
e) as afirmações de todos os colegas.
11- (Unifesp) Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy , e nasceu 60 dias após.
	("Folha de S. Paulo", 03.08.2005.)
A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que:
a) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.
b) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea.
c) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino.
d) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador.
e) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes