Buscar

SISTEMA CARDIOVASCULAR Agora está arrumado

Prévia do material em texto

SISTEMA CARDIOVASCULAR
					
1
 
O coração é um órgão do sistema cardiovascular que se localiza na caixa toráxica, entre os pulmões. Possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo.
Função do Sistema Cardiovascular:
 Distribuir nutrientes pelo corpo, hormônios (das glândulas produtoras até os órgãos ou células)
 células de defesa e anticorpos.
 Transportar os gases respiratórios, oxigênio e gás carbono
 Manter a temperatura do corpo
Transporta resíduos metabólicos para serem eliminados do corpo (Ex: a urina é um resultado de resíduo metabólico)
O coração de uma pessoa saudável tem aproximadamente o tamanho de sua mão fechada, é um órgão cavitário, constituído por três camadas: Pericárdio, Endocárdio, Miocárdio
Pericárdio: Membrana que reveste a parte externa do coração, como se fosse um saco de tecido fibroso e liso que propicia uma superfície escorregadia ao coração. Separa o coração dos outros órgãos e limita sua expansão durante a diástole.
Endocárdio: Membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração.
Miocárdio: Musculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração. Está entre o pericárdio e o endocárdio.
Circulação Sanguínea:
Podemos dizer que a circulação do sangue começa no Átrio Direito, é levado para o pulmão para oxigenação do sangue venoso (pobre em oxigênio), volta para o coração através do Átrio Esquerdo e passa para a Artéria Aorta e segue para o resto do corpo. Lembre-se que sempre o sangue venoso entra no coração pelo Átrio Direito e segue para a oxigenação nos pulmões, volta pelo Átrio Esquerdo já oxigenado e segue para o resto do corpo.
Circulação Sistêmica (Grande Circulação): É a circulação responsável pela irrigação sanguínea de todo o organismo.
Ventrículo Esquerdo > Artéria Aorta > Organismo > Veias Cavas > Átrio Direito (recomeça o ciclo da circulação pulmonar) 
Circulação Pulmonar (Pequena Circulação): É a circulação responsável pela oxigenação do sangue.
Átrio Direito > Ventriculo Direito > Artéria Pulmonar > Pulmões > Veias Pulmonares > Átrio Esquerdo
Sangue venoso: Sangue com baixo teor de oxigênio, carrega gás carbono para haver a troca gasosa nos pulmões. Na figura abaixo o "sangue azul" representa o sangue venoso e o vermelho já é o sangue oxigenado
Diástole: É o período de relaxamento muscular (ou recuperação) do músculo cardíaco. Tal período (Diástole) alterna com o período de contração muscular (Sístole).
Sístole: Período de contração muscular das câmaras cardíacas, alterna-se com o período de relaxamento (diástole).
ESTRUTURAS DO VASO SANGUINEO
Artérias: As artérias levam o sangue do coração para o resto do corpo. Suas paredes são espessas e dilatáveis. As artérias são formadas por três camadas. A artéria Aorta é a mais calibrosa do corpo humano. A pressão arterial é a contração e relaxamento da musculatura das artérias quando o sangue passa por elas.
Veias: As veias levam ao coração o sangue vindo do corpo (pobre em oxigênio). São mais finas que as artérias, porém mais grossas que os capilares. As veias "mais grossas" possuem "válvulas" que impedem que o sangue não retorne pelo sentido correto. Tomemos as veias da perna como exemplo, o sangue precisa subir então há válvulas que impedem que o sangue retorne
Vasos Capilares: A principal função dos capilares é ligar as artérias às veias. Os capilares levam o sangue aos tecidos, para fornecer oxigênio às células. Apresentam apenas uma camada, o endotélio. Nos alvéolos pulmonares é responsável pela troca gasosa (hematose).
Sistema de Condução e "Eletrofisiologia" do Coração: As câmaras do coração trabalham numa certa sequência: Contração e relaxamento, Só é possível tal funcionamento, graças ao Sistema de Condução do Coração que gera e coordena impulsos elétricos para as células miocárdicas.
Propriedades do Sistema de Condução do Coração:
Automaticidade: É capaz de iniciar um impulso elétrico.
Excitabilidade: É capaz de responder a um impulso elétrico.
Condutividade: É capaz de transmitir um impulso elétrico de uma célula para outra.
Feixe de His: Coleção de células musculares cardíacas especializadas em condução elétrica que transmitem impulsos elétricos vindos do nó Átrioventricular
Como se dá a atividade elétrica do coração? Tal atividade é resultado do movimento de íons através da membrana celular dos cardiomiócitos. Chamamos de Potencial de Ação a inversão dessa membrana que faz com que aconteça esse "movimento de íons”
 Obrigado!!!

Outros materiais

Perguntas Recentes