Buscar

fund-edu-planodeaula

Prévia do material em texto

Claretiano – Centro Universitário
Curso de Graduação em Biologia – Licenciatura
Tutor: Mariana Pecorari
Aluna: Jéssica Costa de Oliveira 
Atividade de Portifólio – Ciclo 3 - Plano de Aula Prática
PLANO DE AULA PRÁTICA: RECONHECENDO OS INSETOS 
TEMPO NECESSÁRIO
	3 horas.	
ETAPA DE ENSINO
	Ensino Fundamental (anos finais).
ANO OU SÉRIE DA ETAPA DE ENSINO
	Ensino Fundamental (anos finais) – 7º ano.
OBJETIVOS DA AULA
	Conseguir identificar um inseto, diferenciando-o de outros animais.
	Caracterizar as principais ordens de insetos.
	Compreender a importância dos insetos para a natureza e para o homem. 
	
CONTEÚDO
	O conteúdo da aula consistirá de formas para reconhecer um inseto, através de suas características externas principalmente. Será possível caracterizar as principais ordens de insetos e compreender o papel dos insetos na natureza e na vida humana, conhecendo alguns exemplos de insetos benéficos e também alguns exemplos de insetos que podem causar malefícios.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO OU PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
	Realizar uma estratégia denominada Tempestade de ideias (brainstorming), a qual visa explorar as habilidades e potencialidades dos alunos a fim de direcioná-los ao interesse do tutor ou ao objetivo da aula. Serão realizados questionamentos orais no início da aula, baseados nas experiências e nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida pelos alunos. Tudo que eles forem expressando será anotado no quadro, pois cada palavra registrada será usada como ponto de partida para o conhecimento do conteúdo que se pretende estudar. Em seguida, será mostrado um vídeo introdutório aos alunos, o qual norteará a exposição de alguns conceitos importantes, além de relacioná-lo às palavras e ideias que surgiram anteriormente a partir da brainstorming. Por fim, a turma será dividida em grupos e cada grupo ficará responsável pela elaboração de um trabalho em cartolina contendo um desenho representativo de cada ordem de insetos e palavras-chave que caracterizem a mesma. 
RECURSOS/MATERIAIS
	Quadro e pincel para a brainstorming, data show para exposição do vídeo introdutório, cartolinas e canetinhas coloridas para atividade em equipe.
REFERÊNCIAS
	Vídeo ‘Os insetos e o homem’ - https://www.youtube.com/watch?v=GDM6H1Xh7Fk&feature=plcp
	Livro didático utilizado em sala de aula – Ciências 6ª série – Projeto Araribá – Editora Moderna.
SUGESTÃO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR
	Os alunos serão estimulados a discutir os conhecimentos adquiridos, principalmente referentes à importância dos insetos para a natureza e para o homem, na disciplina de Geografia. Assim, será possível aprofundar um pouco mais essa temática. Será sugerida a realização de um trabalho a respeito dessa temática ao professor responsável. 
AVALIAÇÃO
	Entrega de um trabalho na forma de cartolina, em grupo. 
PONTUAÇÃO
	Serão atribuídos até 2,00 pontos pela realização do trabalho.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
	Identificação correta das ordens de insetos.
	Características descritas corretamente.
	Interação e discussão com os demais grupos.
PÚBLICO-ALVO
	Alunos do 7º ano.
REALIZAÇÃO E POSTAGEM
	Os alunos serão divididos em equipes de até 5 integrantes para que eles elaborem uma pesquisa direcionada sobre insetos, a qual deve conter as principais ordens de insetos e suas principais características. Cada grupo ficará responsável pela elaboração de uma cartolina referente a uma única ordem de insetos, determinada via sorteio de temas. O tempo para a elaboração será de 1 hora, sendo 45 minutos para a pesquisa e preparação da cartolina e 15 minutos para a observação dos trabalhos das outras equipes. Reunir todos os alunos em um círculo.
	
CARGA HORÁRIA E ATIVIDADES PREVISTAS
	1 hora para a brainstorming.
	1 h para o vídeo e complementação do conteúdo proposto.
	1h para a realização do trabalho em grupo.
METODOLOGIA
	Essa aula se utilizará de metodologias ativas e práticas a fim de tornar mais dinâmica a obtenção de conhecimentos, a partir de saberes pré-existentes e também por meio de atividades em grupo. 
AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DA PRÁTICA (OU DA ATIVIDADE)
	A aprovação desta atividade prática estará atrelada ao atendimento dos objetivos propostos no projeto pedagógico da escola, além de constituir a nota final exigida para essa disciplina. A sua não realização poderá inviabilizar a aprovação final do aluno ao final do bimestre.

Outros materiais