Buscar

AV-TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando nos referimos aos consumidores que a organização busca fidelizá-los e aos potenciais consumidores de seus produtos ou serviços, estamos conceituando:
	
	
	
	
	stakeholders
	
	
	fornecedores
	
	
	clientes externos e internos
	
	
	clientes internos
	
	
	clientes externos
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Uma organização possui dois tipos de clientes: os internos e os externos. Escolha, entre as opções apresentadas, a resposta correta que caracteriza os clientes internos. 
	
	
	
	
	Clientes internos são seus colaboradores que, quando preparados e motivados estarão em condições de produzir produtos e oferecer serviços de qualidade, capazes de atender e até encantar os clientes externos
	
	
	Clientes internos são os clientes que adquirem produtos em lojas da empresa enquanto os clientes externos compram em lojas credenciadas como distribuidoras ou franquedas
	
	
	Clientes internos são os empregados que compram os produtos da empresa, com algum desconto, sendo os valores abatidos de seus salários no contracheque 
	
	
	Clientes internos são os colaboradores e fornecedores que participam do processo produtivo e contribuem para o sucesso da organização
	
	
	Clientes internos são clientes que residem no Brasil, enquanto os clientes externos são os que residem em outros paises
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		O subsistema de Treinamento e Desenvolvimento tem a responsabilidade macro de cuidar dos processos que envolvam a qualificação, o aperfeiçoamento e a atualização do quadro funcional para o desempenho de suas atividades profissionais, com ações vinculadas à estratégia organizacional e aos objetivos esperados pela empresa. Dentre estas responsabilidades, uma delas está vinculada a uma ação de interação.Das afirmativas abaixo, identifique aquela que indica esta ação.
	
	
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	Estímulo ao senso de equipe, ao compartilhamento entre os setores e as pessoas que os compõem, incentivando o quadro funcional a agir dentro de um senso comum.
	
	
	Atualização do quadro funcional para o desempenho de suas atividades profissionais.
	
	
	Elaboração de orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento.
	
	
	Qualificação, aperfeiçoamento/atualização do efetivo, com ações vinculadas à estratégia organizacional e aos objetivos esperados pela empresa.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Idalberto Chiavenato (2010, p. 9) detalha cada um dos subsistemas da Administração de Recursos Humanos para que se conheça as Bases da política de recursos humanos. Na visão desse especialista em Gestão de Pessoas, o subsistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos é composto por três processos. São eles:
	
	
	
	
	Treinamento - Integração - Desenvolvimento de Recursos Humanos
	
	
	Pesquisa de Mercado de Recursos Humanos - Treinamento - Seleção
	
	
	Administração de Cargos e Salários - Treinamento - Desenvolvimento Organizacional
	
	
	Treinamento - Desenvolvimento Organizacional - Desenvolvimento de Recursos Humanos
	
	
	Recrutamento - Seleção - Treinamento
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Quando uma empresa não é competitiva, queremos afirmar que sua posição se torna insustentável no segmento em que atua e, a menos que o seu desempenho melhore, a expectativa é que tenha vida curta dentro do contexto contemporâneo de mercado. Baseado nesta afirmativa do enunciado, assinale a opção de resposta que explica, corretamente o que se refere à competitividade, segundo Marcos Felipe Magalhães (In: Boog e Boog, 2006, p. 83) 
	
	
	
	
	A noção de competitividade está relacionada à quantidade de recursos materiais que a empresa possui, ratificando a sua força e potência diante dos seus concorrentes no mercado em que atua 
	
	
	Para que uma empresa seja considerada competitiva, segundo o autor, basta que ela dimensione os recursos humanos e materiais que possui e, diante da identificação quantitativa destes aspectos, pode ser reconhecida como tal
	
	
	O conjunto das opções de resposta proposto, atende, plenamente ao enunciado da questão.
	
	
	É possível considerar que a competitividade das organizações está relacionada ao tamanho da fatia de mercado que ela possui, explicitando a dimensão do seu porte se comparada aos seus concorrentes diretos
	
	
	Segundo o autor, a noção de competitividade está relacionada às estratégias das empresas ao tentar responder a perguntas sobre como vencer organizações rivais, reter a participação de mercado e melhorar a lucratividade 
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		O profissional de RH precisa compreender o momento que a organização está atravessando para definir as ações que irá recomendar. Magalhães (In: Boog e Boog, 2006, p. 83) afirma que quando as estratégias das empresas estão direcionadas a tentar responder a perguntas sobre como vencer organizações rivais, melhorar a participação de mercado e a lucratividade, significa que a organização está focada:
	
	
	
	
	Na competitividade;
	
	
	Nos fornecedores;
	
	
	Na administração de pessoal;
	
	
	Nos produtos e nos serviços;
	
	
	Na logística;
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Para ser competitiva, uma empresa deve preocupar-se em atrair, selecionar e reter pessoas talentosas. Nesse esforço para reter os talentos, as empresas desenvolvem iniciativas como as apresentadas a seguir, EXCETO:
	
	
	
	
	Supervisores autoritários.
	
	
	Tarefas ricas e desafiadoras.
	
	
	Salários compatíveis com o mercado.
	
	
	Incentivos ao bom desempenho.
	
	
	Bom ambiente de trabalho.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Marcos Felipe Magalhães menciona os cinco eixos nos quais a competitividade se desenvolve de forma interligada: Processos, Pessoas, Mercado; Tecnologia e Conexões. Das alternativas abaixo, qual a que apresenta uma sentença válida quanto aos eixos?
	
	
	
	
	O eixo de Conexões trata , dentre outros temas, das parcerias estratégicas, terceirizações, franquias, joint ventures, redes de valores e cadeias de negócios com o intuito de fortalecer a competitividade.
	
	
	O eixo de Processos desempenha esforços na busca de eficiência e economias de escalas, principalmente com a utilização de parcerias estratégicas, terceirizações e franquias.
	
	
	O eixo de Mercado privilegia a orientação para a satisfação das necessidades dos clientes internos da empresa.
	
	
	O eixo de Tecnologia lida com temas relacionados às tecnologias humanas na empresa e sobre como desenvolvê-la frente às necessidades de mercado.
	
	
	O eixo de Pessoas trata do conhecimento e de seus meios de disseminação, principalmente da tecnologia da informação e das comunicações.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O subsistema da Administração de Recursos Humanos responsável por promover a socialização dos empregados é denominado:
	
	
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento.
	
	
	Benefícios e compensação.
	
	
	Recrutamento e Seleção.
	
	
	Administração de Cargos e Salários.
	
	
	Planejamento de RH.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Sabemos que é parte das atribuições da Administração de Recursos Humanos, muitas vezes da própria área de Treinamento e Desenvolvimento, promover ações com a finalidade de facilitar o engajamento do novo empregado à cultura da organização. Estes programas são denominados, dentre outros nomes, de:
	
	
	
	
	Reciclagem
	
	
	Aperfeiçoamento
	
	
	Formação
	
	
	Integração
	
	
	Especialização

Outros materiais