Buscar

Relatório 1 Medidas de volume

Prévia do material em texto

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTAL
PRÁTICA Nº1: MEDIDAS DE VOLUME E TRANSFERÊNCIA DE REAGENTES
Matheus Ferreira da Silva Licht
1ª Etapa
Professor: Marco
Introdução:
A medida do volume de líquidos é feita em aparelhos graduados ou volumétricos e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. A vidraria calibrada deve estar adequadamente limpa para evitar que parte do líquido fique aderido nas paredes e não deve ser seca em estufa, a temperatura elevada, para que não fique descalibrada.
As medições de volume geralmente são expressas em metro cúbico (m³), mililitro (ml), centímetro cúbico (cm³), litro (L), decímetro cúbico (dm³).
O material a ser utilizado depende da exatidão necessária e do líquido a ser medido. Para medições rotineiras sem necessidade de grande precisão são utilizadas provetas graduadas e/ou béqueres com graduação. Para medidas de volume com necessidade de maior precisão pode-se utilizar pipetas graduadas ou volumétricas, buretas ou o balão volumétrico.
Na medida de volume de um líquido, compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. Lê-se assim o nível do líquido, baseando-se no menisco que é a superfície curva do líquido Um dos erros mais comuns é o erro de paralaxe que consiste na leitura errônea do volume líquido. Para evita-lo deve-se fazer a leitura do líquido na altura dos olhos pela parte inferior do menisco.
Objetivo:
O objetivo desta prática foi aprender a manusear corretamente as vidrarias presentes no laboratório para medição de volumes, analisando a exatidão dos instrumentos utilizados, além de obter as medidas de volumes aproximados ou precisos utilizando os devidos materiais.
Materiais e soluções utilizadas:
Materiais:
Béquer
Pipetas graduadas
Pipetas volumétricas
Buretas
Bastão de vidro
Provetas
Peras de sucção
Soluções:
Água destilada (H2O)
Procedimento experimental:
Utilizando um bécher de 250 ml com o auxilio de um bastão de vidro transferiu-se 220 ml de água destilada para o mesmo.
Utilizando provetas mediu-se os seguintes valores fazendo a transferência do líquido presente no béquer da pratica anterior para as provetas com o auxilio de um bastão de vidro: 
- 22,0 mL
- 6,4 mL
- 10,0 mL
- 1,8 mL
Utilizando uma pipeta volumétrica mediu-se 20,00 ml de água destilada. Colocou-se a pera na parte superior da pipeta para fazer a sucção do líquido, a seguir despejou-se o líquido em uma proveta graduada levando a proveta até a parte inferior da pipeta e encostando a ponta da proveta na lateral da mesma.
Utilizando uma pipeta graduada escoou-se os volumes abaixo para um béquer de 50 ml também com o auxilio de uma pera. 
- 2,3 mL
- 6,5 mL
- 0,7 mL
-1,6 mL
- 2,00 mL
Escoou-se de uma bureta de 50 ml, acoplada a um suporte, um volume de 23 ml de água em um béquer de 50 ml, utilizando um funil para evitar que se desperdiçasse líquido e encostando a ponta da bureta na latera do béquer. 
Comparou-se os valores lidos de um mesmo volume em instrumentos diferentes. Primeiramente mediu-se em uma pipeta graduada um volume de 15 ml de água destilada, em seguida transferiu-se o liquido para um béquer de 50 ml fazendo a medição do mesmo. Transferiu-se novamente o volume para uma proveta de 50ml, onde fez-se a leitura de maneira adequada.
Resultados e Estudo dirigido:
Em relação à comparação de volumes do procedimento acima, qual apresentou maior precisão na medição de volume, o bécher ou a proveta? 
A proveta é mais precisa.
Coloque em ordem crescente de precisão na leitura de volumes: bécher, pipeta volumétrica, pipeta graduada, proveta, balão volumétrico.
Bécher, proveta, pipeta graduada, pipeta volumétrica e balão volumétrico
 Quanto à vidraria utilizada em laboratórios de análises químicas, considere as afirmativas:
I.	O volume medido na pipeta volumétrica é menos preciso que aquele medido na pipeta graduada.
II.	O balão de fundo chato permite medidas de volumes com precisão.
III.	As provetas são utilizadas, por permitirem medir diferentes volumes de forma aproximada.
IV.	O volume de um titulante gasto em uma titulação utilizando uma bureta não tem a mesma precisão que o volume de uma pipeta volumétrica.
Assinale a alternativa correta.
a)	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b)	Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
c)	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
d)	Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e)	Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente a afirmativa III é verdadeira. (e)
4) Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.
	1.	Proveta
2.	Bureta	
3.	Becker
4.	Frasco erlenmeyer
5.	Pipeta graduada
	(5)Tem como finalidade medir e escoar volumes variáveis de líquidos	
(3)Recipiente com ou sem graduação usado no preparo de soluções, pesagens de sólidos e aquecimento de líquidos
(5)Tem como finalidade medidas aproximadas de volume
(1)Permite o escoamento de volumes precisos de líquidos
(4)Recipiente utilizado na análise titulométrica, tem forma cônica, apropriada para conter líquidos durante reações conduzidas sob agitação	
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, na coluna da direita.
a)	5, 3, 2, 4, 1
b)	5, 2, 1, 4, 3
c)	5, 3, 1, 2, 4
d)	3, 5, 1, 4, 2
e)	1, 4, 3, 2, 5
c)	5, 3, 1, 2, 4
 Cite dois recipientes usados para conter, com precisão, líquidos e dois recipientes usados para verter, com precisão, líquidos.
Béquer e proveta / Pipetas e bureta
Conclusões:
Com base nos procedimentos experimentais efetuados, pode-se concluir que as medições de volume podem ser feitas em vidrarias diferente, porém elas variam entre si em termos de precisão podendo alterar o resultado do experimento realizado. Com base nos procedimentos foi possível classificar a precisão das vidrarias através das medições de volume.
Dentre as vidrarias utilizadas estão em ordem crescente de precisão: Béquer, Proveta, Pipeta graduada, Pipeta volumétrica e Bureta.
Referências:
Ebah, Química Experimental - Medida de Volume, Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA3PYAK/quimica-experimental-medida-volume>. Acesso em 19 de março de 2016.
Nota Positiva, Medição de Volumes, Disponível em: <http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/medicaovolumes.htm#vermais>. Acesso em 19 de março de 2016.
Anexo 1 - Representação dos materiais utilizados:

Continue navegando