Buscar

Exercícios aula 09 Tópicos em Libras surdez e inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício: CEL1332_EX_A9_201802251502_V2 
	20/05/2018 21:22:03 (Finalizada)
	Aluno(a): ILDINEI ALMEIDA DIAS
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL1332 - TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO 
	201802251502
	 
	Ref.: 201802886914
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Ressaltamos os aspectos sociolinguísticos das línguas de sinais, em outras palavras, fazemos referências às relações estabelecidas entre linguagem e sociedade, como valores e produtos de um determinado grupo. Com base no texto, marque a opção INCORRETA.
		
	
	A correlação língua/poder permite aos surdos, pela libras, a ascensão social, já que poderá produzir discursos, poemas, ou mesmo uma simples opinião, as quais imprimem sua presença na sociedade.
	
	A correlação língua/comunicação é possível pela libras, cada sinalizante pode interagir com seu interlocutor.
	 
	A correlação pensamento/linguagem fica prejudicada, pois a libras não é capaz de desenvolver o cognitivo de uma pessoa surda.
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei 10.436/02 e o decreto 5.626/05, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular.
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei e decreto da libras, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular.
	
	 
	Ref.: 201805192802
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"As expressões faciais também fazem parte da comunicação humana. Através delas, podemos revelar emoções, sentimentos, intenções para nosso interlocutor. Elas são utilizadas em todas as línguas. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais desempenham um papel fundamental e devem ser estudadas detalhadamente¿ (QUADROS, PIZZIO e REZENDE, 2008, P. 2 e 3). As expressões faciais podem ser separadas em dois grandes grupos. Assinale a alternativa que contempla esses dois grupos.
		
	
	Expressões faciais e corporais de gestos afetivos e de mímica.
	
	Expressões de gestos gramaticais e expressões de mímica afetivas.
	 
	Expressões faciais afetivas e as expressões faciais gramaticais.
	
	Expressões faciais e mímicas.
	
	Expressões corporais e gestos.
	
Explicação:
As expressões faciais afetivas expressam sentimentos como alegria, tristeza, raiva, etc. e estão presentes nas línguas de sinais e nas línguas orais. Já as expressões faciais gramaticais estão relacionadas a estruturas específicas, são obrigatórias e exclusivas nas línguas de sinais.
	
	 
	Ref.: 201802902291
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os surdos como cidadãos que são possuem direitos no tocante ao acesso na comunicação, mas, apesar disso, ainda encontram barreiras comunicacionais. Assinale a ÚNICA opção que indica a principal causa da falta de assistência aos surdos nos serviços públicos e privados?
		
	
	Por causa da falta de interesse do poder público.
	
	A dificuldade dos ouvintes de aprender LIBRAS.
	 
	Falta de aplicação das politicas inclusivas e linguísticas pelas quais possam ser atendidos em sua primeira língua (LIBRAS), usufruindo dos serviços públicos e privados como todo e qualquer cidadão.
	
	A falta de interesse do surdo.
	
	A LIBRAS é uma Língua muito difícil de aprender e por isso não deve ser usada nessas instituições.
	
	 
	Ref.: 201805181738
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As relações sociais são construídas através das trocas linguísticas, pelas quais estabelecemos diálogos e a comunicação. Para tanto, os pares linguísticos devem
		
	
	Desconhecer os parâmetros da LIBRAS, caso os dois sejam usuários dessa língua.
	
	Saber duas línguas distintas no ato comunicativo.
	
	Ser alfabetizado, somente um dos pares linguísticos.
	
	Ter boa oratória em LIBRAS.
	 
	Compartilhar do mesmo código/sistema linguístico.
	
Explicação:
Para que haja troca linguística é necessário que os pares compartilhem de um mesmo sistema linguístico, ou seja, falem a mesma língua. Quando as línguas são diferentes, as relações sociais podem ficar comprometidas.
	
	 
	Ref.: 201802902527
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As expressões faciais são partes gramaticais da LIBRAS, contribuem para o bom desenvolvimento da língua. Possuem várias descrições faciais para determinar a tipologia frasal. A exemplo disso tem-se "Sobrancelha expelida, Boca aberta, Olhos arregalados". Essas marcam não manuais referem-se a que tipo de frase na LIBRAS:
		
	
	Frase negativa.
	 
	Frase exclamativa
	
	Frase interrogativa
	
	Frase imperativa.
	
	Frase afirmativa.
	
Explicação:
- Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. Afirmativa: a expressão facial é neutra. -Interrogativa: sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima. -Forma negativa: a negação pode ser feita através de três processos: a) incorporando-se um sinal de negação diferente do afirmativo; b) realizando-se um movimento negativo com a cabeça, simultaneamente à ação que está sendo negada; c) acrescida do sinal NÃO (com o dedo indicador) à frase afirmativa.
	
	 
	Ref.: 201805184153
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Vivemos em um mundo onde os fatos estão acontecendo a todo momento. As pessoas ouvintes possuem vários canais de acesso a essas informações, no entanto, os surdos ainda sofrem com a falta de acessibilidade à comunicação e à informação. Assinale a ÚNICA opção que reflete o pressuposto de acessibilidade comunicacional.
		
	
	A partir da leitura em Braille, o que facilitaria o contato com o surdo.
	
	Que as reportagens sejam transmitidas de formas mais ilustrativas, para que facilite o entendimento da pessoa Surda.
	
	Que os governos não disponibilizem uma central de informações via SMS onde todos os surdos possam receber informações sobre o direito à acessibilidade na comunicação.
	
	Que o governo não se preocupe em determinar que todos os aparelhos de TV possuam a função Closed Caption.
	 
	A partir de políticas linguísticas e inclusivas, pelas quais são feitas as orientações para disponibilizar informações em LIBRAS e Closed Caption em telejornais e demais programas televisivos.
	
Explicação:
É preciso que haja políticas linguísticas e inclusivas que orientem e veiculem informações em LIBRAS e com legendas. As demais estão incorretas porque o Braille é um sistema de escrita para os deficientes visuais, não basta apenas transmitir reportagens ilustradas, mas em LIBRAS. É preciso disponibilizar informações via SMS, ou com aplicativos de mensagens escritas.
	
	 
	Ref.: 201802410903
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nas comunidades dos surdos é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também identificando seu:
		
	
	Movimento.
	
	Gesto.
	 
	Sinal.
	
	Expressão.
	
	Código.
	
	 
	Ref.: 201802902311
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Vivemos em um mundo onde os fatos estão acontecendo a todo momento. As pessoas ouvintes possuem vários canais de acesso a essas informações, no entanto, os surdos ainda sofrem com a falta de acessibilidade à comunicação e à informação. Assinale a ÚNICA opção que reflete o pressuposto de acessibilidade comunicacional:
		
	
	A partir da leitura em Braile, o que facilitaria o contato com o surdo.
	
	Que os governos não disponibilizem uma central de informações via sms onde todos os surdos possam receber informações sobre o direito à acessibilidade na comunicação.
	
	Que o governo não se preocupe em determinar que todos os aparelhos de TV possuam a função closed caption.A partir de politicas linguísticas e inclusivas pelas quais são feitas as orientações para disponibilizar informações em LIBRAS e closed caption em telejornais e demais programas televisivos.
	
	Que as reportagem sejam transmitidas de formas mais ilustrativas, para que facilite o entendimento da pessoa Surda

Outros materiais