Buscar

LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO 26 08 2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO
 de burlamaqui10 | trabalhosfeitos.com
 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
RODRIGO DE MAGALHÃES BURLAMAQUI
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2010
LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO
RODRIGO DE MAGALHÃES BURLAMAQUI
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para aprovação na disciplina TCC-2
ORIENTADOR: Prof. Valeria Bellas da Costa Teixeira
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2010
RODRIGO DE MAGALHÃES BURLAMAQUI
LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para aprovação na disciplina TCC-2
Aprovado em: ____/____/____
______________________________________________________
Valeria Bellas da C Teixeira
Professor Orientador
Mestre em Sistemas de Gestão UFF/RJ
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2010
RESUMO
O presente trabalho teve como propósito identificar e descrever as formas de lançar um produto no mercado, diminuindo a chance de fracasso, para as empresas. O primeiro capítulo trata da definição do produto junto ao mercado e seus tipos. Existem inúmeros tipos de produtos. Esses produtos são divididos em classificações, que serão abordadas no decorrer do trabalho. O capítulo 2 trata-se da pesquisa de mercado, existem inúmeras formas de efetuar a pesquisa de mercado,algumas formas serão abordadas. O capítulo 3 trata-se em apontar o público alvo que será atingido ao lançar um produto no mercado. Tem que ter muito cuidado em escolher o público alvo. Um erro na escolha do público alvo, o produto não terá sucesso de vendas. O capítulo 4 trata de fatores que irão determinar o sucesso ou não de um lançamento no mercado, esses fatores são muito importantes e determinantes para o sucesso do produto no mercado. Com esses mecanismos o produto terá uma boa aceitação no mercado, atingindo sucesso e não o fracasso, que ocorre com muitos produtos por falta de estratégia correta.
Esses aspectos analisados servem de base de sustentação para o assunto que será abordado a seguir.
Palavras chave: Produto, Mercado, Consumidor, lançamento, fracasso
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Em um mercado altamente competitivo como o atual, tanto em âmbito nacional, como global, a minimização dos riscos existentes no processo de desenvolvimento de produtos, tornou-se imprescindível para a sobrevivência e crescimento das empresas.
Mesmo sendo grandes os riscos de fracasso os lançamentos de novos produtos, as empresas gastam grande parte de seu faturamento em pesquisas e desenvolvimento, pois diante dos riscos, existe um ainda maior, o da perda de mercado por falta de inovação.
O que as empresas desejam ao lançar um produto no mercado, é obter de alguma forma um retorno satisfatório do trabalho desenvolvido. Embora as organizações tenhamimplementado práticas melhores, a taxa média de sucesso de novos produtos, reduziu-se de: 67% em 1963; para 65% em 1982; para 58% em 1990; para 49% em 1996, observamos como causa desse declínio, pelo menos em parte, o aumento da concorrência e a inércia das mudanças no processo de desenvolvimento de produtos.
Iniciativas erradas foram implementadas, ou o passo da implementação das melhorias está lento, para manter as mudanças de mercado, e todo o caso, melhorar o processo de desenvolvimento do produto, permanece crucial para aumentar a taxa de sucesso de novos produtos.
Não existem ferramentas que afirmem com exatidão, se um produto novo no mercado será aceito ou não, pois as empresas estão a cada dia que passa, procurando ferramentas ou mecanismos de diminuir a margem de erro no lançamento de um determinado produto. Com o passar dos anos, o cliente está mais interessado em saber do produto antes de comprar, pois há algumas décadas, o cliente não era tão exigente com a aquisição de um novo produto.
A tecnologia e a velocidade de comunicação são fatores que contribuem para a mudança do perfil do cliente, que se torna a cada dia mais questionadores, sobre o produto que interessa de fato. A concorrência está muito grande, pois existem vários fabricantes produzindo o mesmo produto.
Diante da importância de se conseguir um bom produto, as empresas estão buscando uma nova adequação ao mercado, visando antecipar os desejos e as necessidades dos clientes.
Avelocidade e a profundidade com que as mudanças vêm acontecendo, constituem um desafio a todos. São mudanças não só nos panoramas econômicos; social e político, mas uma série de acontecimentos que têm conduzido a profundas transformações nas empresas, visando à aceitação ou não de seus produtos.
Existem riscos ao lançar um produto no mercado, pois quem tem a certeza de sucesso.
As empresas estão investindo muito nessa nova tendência de mercado, que utiliza diversos mecanismos de estudo, para diminuir a margem de erro no lançamento de um novo produto.
Existem empresas que quebram, pois investem muito em determinado produto, acreditando que terá sucesso, mas o produto se torna um fracasso.
Hoje com a modernização de veículos de comunicação, como a televisão, onde o custo pra inserir uma propaganda é muito caro, e as empresas são obrigadas a investir pesado nessa grande mídia de comunicação.
Lançar um produto no mercado sem uma profunda pesquisa de mercado é fatal para a empresa. Existem cases de sucesso, onde a empresa pesquisou a fundo, e se antecipou as necessidades dos clientes, fazendo com que o seu produto fosse bem aceito no mercado.
Existem clientes fiéis a marca, por isso dependendo do produto, outro grande erro que é cometido pelas empresas é não pesquisar de forma correta os benefícios e fraquezas do produto concorrente que está no mercado, pois dessa forma a empresa tem como melhorar os pontos fracos do concorrente, transformando em pontosfortes, e atraindo a procura pelo seu produto.
O cliente está à procura de qualidade e não de quantidade, por isso antes de lançar um determinado produto, é necessário tentar diminuir a margem de erro desse produto. A tendência é cada vez mais o cliente se tornar mais exigente.
Outro fator de grande importância é a criatividade, pois existem empresas que investem pesado em propagandas, fazendo com que o cliente se interesse pelo produto, mesmo que não precise, ele acaba comprando.
O lançamento de um produto está dividido e três fases: Idealização; Desenvolvimento e lançamento, que serão abordados mais a frente.
Mais cedo ou mais tarde, qualquer empresa que queira crescer, terá que enfrentar um dos grandes desafios do mundo empresarial, principalmente quando já existem concorrentes estabelecidos no mercado.
Poucas empresas conseguem atingir sucesso no mercado, por isso até hoje o assunto tem sido mais arte do que ciência. Ninguém tem a mínima idéia de quanto vai vender o novo produto, aliás, raramente se sabe se ele sobreviverá e se terá sucesso e se dará lucro.
Poucas empresas hoje têm recursos, tempo e a energia necessária para desperdiçar em lançamentos mal sucedidos.
Quando um cliente compra um produto, na verdade ele está “contratando” este produto para resolver um problema. 
CONCEITO DE PRODUTO NO MERCADO
Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimentode necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca. 
Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.O
produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo. Assim os fatores diretamente relacionados a oferta de marketing são aqui estudados Quais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto. O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangiveis e intangiveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing
EXISTEM INÚMEROS TIPOS DE PRODUTOS
produtos ao consumidor (ou bens de consumo) - usados por usuários-finais
produtos industriais - usados na produção de outros bens
bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo
bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato
bens de emergência - bens necessários imediatamente
bens de compra - alguma comparação comoutros bens
bens de especialidade - comparação extensiva com outros bens e uma longa busca por informações
bens não procurados - ex. vagas em cemitérios, seguros
bens perecíveis - bens que se deteriorarão rapidamente mesmo sem uso
bens duráveis - bens que sobrevivem à ocasiões de múltiplo uso
bens não-duráveis - bens que serão consumidos em um única oportunidade
bens de capital - instalações, equipamentos e construções
partes e materiais - bens que são agregados a um produto final
abastecimento e serviços - bens que facilitam a produção
commodities - bens indiferenciáveis (ex. trigo, ouro, açúcar)
produtos intermediários - resulta da fabricação de outro produto
ASPECTOS TANGÍVEIS DE UM PRODUTO
Tamanho
Durabilidade
Cor
Modelo
Peso
Gastos Indiretos
Embalagem
Rotulagem
Limpeza
Variedade
Personalização
Design
ASPECTOS INTANGÍVEIS DE UM PRODUTO
Qualidade
Reputação
Capricho
Posicionamento (marketing)
Marca
Instalação
Pós-Venda
Informações/Instruções
Manutenção
Garantias
Devoluções
Imagem
AS TRÊS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM PRODUTO
Como visto, as variaveis envolvidas no Produto são muitas. Contudo existem três pontos chaves que são de inegável importância em qualquer ofertaQualidade: Tem a ver com o quão perfeitamente seu produto satisfaz um desejo ou necessidade do cliente. Pesquisa e Desenvolvimento podem colaborar com a crescente qualidade de um produto. Eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fortesinfluênciam a qualidade percebida de seu produto favorecendo sua aceitação.Apresentação: A apresentação pode ser o diferencial numa escolha entre concorrentes. Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público-alvo. Marca: A construção de uma marca forte para seu produto é consequência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido Branding1.
ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO
Identificação de oportunidade
Análise do problema (levantamento de informações)
Geração de idéias
Triagem
Desenvolvimento e teste do conceito
Desenvolvimento da estratégia de marketing
Análise financeira/comercial
Desenvolvimento do produto
Teste de mercado
Comercialização
PESQUISA DE MERCADO
Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de Pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarempesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.
PORQUE FAZER PESQUISA DE MERCADO
Pesquisa de mercado deve ser feita para verificar a validade e viabilidade de uma hipótese ou responder a questões chaves do negócio. Ela deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e conseqüentemente dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa. Não se faz pesquisa apenas por fazer. Antes de qualquer coisa precisa haver uma dúvida, uma questão, uma percepção de que algo ocorre no mercado. A empresa deve recorrer às pesquisas sempre que tiver que tomar decisões de marketing importantes, tais como expandir a área de atuação de um novo produto, definir meios de comunicação mais adequada, posicionar produtos e marcas. A pesquisa de mercado é fator de grande importância aolançar um produto no mercado. Uma pesquisa de mercado feita de forma errada irá acarretar no fracasso de vendas de um novo produto.
PRA QUE SERVE A PESQUISA DE MERCADO
Para conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar a demanda, verificar a presença do público alvo (clientes), avaliar resultados de ações de marketing, identificar e dimensionar problemas ou necessidades, observar tendências, avaliar a satisfação dos consumidores, testar produtos e estratégias antes do seu lançamento, analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade), monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos. A pesquisa de mercado ganha importância à medida que os mercados ficam cada vez mais saturados de competidores e as mudanças no comportamento dos clientes se tornam mais intensas e freqüentes, deixando o processo de decisão de marketing cada dia mais complexo
AS PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES 
> Potencial de consumo – Usada para avaliar a demanda de produtos e serviços e embasar decisões de entrada em mercados desconhecidos.
> Satisfação do cliente – usada para identificar falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços, pode ser feira de forma contínua ou esporádica.
> Participação de mercado- mede a força da empresa e de seus concorrentes no mercado e, entre aplicações, usada para direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda.
> Preferência –usada em conjunto com a de participação de mercado, permite observar a elasticidade do mercado com relação a produtos e marcas, ajudando a dimensionar os investimentos em comunicação.
>Lembrança – utilizada para avaliar a eficiência da comunicação e a percepção de qualidade do produto.
> Mídia - empregada para medir a participação e o perfil do público alvo de um veículo de comunicação, serve para escolher onde e quando anunciar.
> Comportamento do consumidor – usada para desenvolver produtos e embasar campanhas publicitárias.
> Teste de novos produtos e serviços – utilizada para avaliar e ajustar produtos, reduzindo os riscos dos lançamentos.
 > Escolha de ponto de venda - usada para avaliar a melhor alternativa de local para a instalação de determinado negócio, para expor produtos.
> Preço
- usado para ajustar preços e o posicionamento do mercado, bem como para avaliar a viabilidade da entrada em novos mercados.
INTERPRETANDO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA
Os resultados de uma pesquisa de mercado geralmente são apresentados na forma de tabelas, gráficos, comentários dos entrevistadores e entrevistados, destacando-se as ocorrências mais relevantes. As informações resultantes de uma pesquisa devem ser analisadas por pessoas que tenham conhecimento do ramo de atividade da empresa, com o apoio, quando necessário, de profissionais de pesquisa. Para uma análise mais detalhada é fundamental relacionar dados primários e secundários, observar a sériehistórica com o objetivo de identificar tendências e correlações. Os resultados finais devem ser organizados, redigindo-se uma conclusão 
Sobre os impactos na empresa ou no futuro negócio, para consultas posteriores.
CONCLUSÕES SOBRE A PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa de mercado é uma ferramenta acessível para a maior parte das Micro e pequenas empresas e não deve ser substituída pela intuição ou feeling.
É importante lembrar que a pesquisa de mercado não substitui a criatividade e o talento do empreendedor. Ela serve principalmente para validar uma hipótese ou uma idéia já concebida. Por isso, antes de investir em qualquer pes- quisa é necessária muita reflexão.
PÚBLICO ALVO
Toda comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão. Esse público potencialmente consumidor é chamado público-alvo. Definir qual é esse público para o qual a comunicação deve ser dirigida é fundamental. É a partir dessa definição que são feitas as escolhas dos meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem para esse público. A não ser que você goste de vender geladeiras para esquimós, a escolha do público-alvo deve preceder qualquer início de campanha. Esse tipo de situação pode parecer absurda, mas muitos anunciantes se comportam de modo parecido quando insistem em escolher os programas para veicular seus comerciais baseados em seu gosto pessoal, na opinião de sua família ou de amigos. Quemprecisa gostar do programa são os clientes, seus potenciais consumidores: seu público-alvo. É o público-alvo que precisa ser impactado pela mensagem comercial. Hoje, a maioria dos mercados dispõe de pesquisas de audiência que oferecem informações detalhadas sobre quem está assistindo a cada programa. A escolha da programação de mídia deve ser feita visando otimizar o alcance do público-alvo do anunciante. Não basta procurar uma grande audiência domiciliar, um programa que o anunciante acha o melhor da TV ou a que sua filha mais nova sempre assiste. Para otimizar o resultado de seu esforço de comunicação, o anunciante precisa alcançar o maior número possível de consumidores em potencial, isto é, possíveis compradores. É preciso definir e buscar o público-alvo. Assim, o anunciante terá condições de programar sua veiculação de forma a aproveitar melhor seu investimento
Por definição, a empresa deve ser orientada ao cliente. A área de marketing tem a responsabilidade de liderar a empresa neste sentido já que cada decisão que é tomada dentro da empresa irá,de alguma forma, afetar positiva ou negativamente a satisfação do cliente e finalmente a marca.
O cliente tem necessidades mais ou menos básicas, mais ou menos sofisticadas, de acordo com seu status social ou fase da vida.
O quadro mostra a Hierarquia das Necessidades proposta que ilustra uma divisão psicológica das necessidades de cada consumidor conforme sua característica. 
A empresa, mediante estaorientação, pode estruturar-se para descobrir qual é o seu atual posicionamento dentro desta escala e arquitetar estratégias específicas de acordo como o estágio em que se encontra o público-alvo.
Fonte: www.marketing.com.br
TIPOS DE CLASSES SOCIAS
A partir da Idade Contemporânea, com o desenvolvimento do sistema capitalista industrial (e mesmo do pós-industrial), normalmente existe a noção de que as classes sociais, em diversos países, podem ser dividas em três niveis diferentes, dentro dos quais há subniveis. Atualmente, a estratificação das classes sociais segue a convenção baixa, média e alta, sendo que as duas primeiras designam o estrato da população com pouca capacidade financeira, tipicamente com dificuldades económicas, e a última possui grande margem financeira.
A classe média é, portanto, o estrato considerado mais comum e mais numeroso, que, embora não sofra de dificuldades, não vive propriamente com grande margem financeira. Nota-se, porém, que, nos países de Terceiro Mundo, a classe média é uma minoria e a classe baixa é a maioria da população. Desta interpretação, é possível encontrar outras classes, de acordo a Fundação Getúlio Vargas, entretanto a avaliação ideal seria por bens disponíveis e não pela renda:
1. Classe AB: renda domiciliar maior que R$4.807,00
2. Classe C: renda domiciliar entre R$1.115,00 a R$4.806,00.
3. Classe D: renda domiciliar entre R$768,00 a R$1.114,00.
4. Classe E: renda domiciliar abaixo de R$768,00.FATORES DETERMINATES PARA O SUCESSO DE UM PRODUTO NO MERCADO
Lançar um novo produto no mercado parece tarefa fácil. Entender do público alvo e suas necessidades e desejos pode parecer suficiente à primeira vista para que o lançamento seja um sucesso. É aí que muitas empresas se enganam. Captar recursos e caprichar na forma de divulgação é um dos desafios de inserir um novo produto no mercado. Imagine então lançar uma nova empresa com um novo produto. Desafiador, não? Às vezes dá vontade de apertar um botãozinho com a palavra EASY para facilitar as coisas. Mesmo com o planejamento de marketing e de comunicação de uma nova instituição em mãos, muitas dúvidas e empecilhos surgem no caminho para o sucesso do empreendimento. Logística empresarial, patrocínio, distribuição, poder dos fornecedores e das empresas terceirizadas são uns dos vários desafios a serem superados para alcançar o sucesso desejado.
Quando do planejamento para lançamento de um novo produto no mercado, o departamento de Marketing da empresa vê-se envolvido com a avaliação de diversas características deste novo produto, tendo que optar pelo mix mais adequado às necessidades e expectativas do consumidor. Esta análise pode tratar de: faixa de preço do novo produto comparativamente à concorrência, características da embalagem, posicionamento conceitual, sabor, perfume, cor, consistência, marca, comunicação, promoção entre outros aspectos.
O teste de lançamento de novos produtos consta,basicamente, das seguintes etapas:
1. Identificação e qualificação do público-alvo;
2. Delineamento claro dos hábitos de consumo e atitudes do consumidor frente aos produtos similares ao que será lançado;
3. Teste de conceito do novo produto que pode incluir um teste específico, o THEMATIC APPERCEPTION TEST (T.A.T.). Esta etapa se refere à avaliação do produto através de uma descrição detalhada do mesmo, que é apresentada por escrito e, então lida pelo informante;
4. Avaliação do produto em si. Aqui podemos estar falando de avaliação de características organolépticas, após prova/uso de alimentícios, bebidas e produtos de higiene e cuidados pessoais (shampoo, sabonete, pasta de dentes, desodorante etc); avaliação de características físicas e de conforto que o produto pode facultar (eletrodoméstico, automóvel, computador, telefone, máquinas e ferramentas etc).
Em muitos casos esta etapa demanda uma segunda visita ao entrevistado, que estarão recebendo uma amostra do novo produto e o testará nos dias subseqüentes a essa primeira visita.
Nesta etapa também se processa a avaliação das características diferenciais do novo produto. A técnica utilizada é, em geral, baseada em escala de notas, escala de valores ou de diferencial semântico. Em seguida se faz a avaliação de embalagem, que envolve forma, tamanho, tipo de material empregado, cores e grafismos do rótulo etc.
Depois vem a avaliação da marca e do nome do fabricante, através de associação de idéias eescala de valores. De acordo com a categoria do novo produto a ser testado, as entrevistas podem ser feitas no domicílio do público-alvo ou em um em local compatível ao perfil do consumidor potencial do novo produto.
A análise detalhada dos dados coletados em campo permite determinar exatamente o composto de marketing do novo produto, inclusive os benefícios que foram percebidos pelo consumidor quando da avaliação do conceito escrito. A maneira metodologicamente correta de colher e registrar as informações referentes a esses benefícios constituem a base para definição de U.S.P. (Unique Selling Proposition) quando da elaboração do briefing para comunicação de lançamento do novo produto.
É interessante observar que a metodologia em destaque proporciona a obtenção de dados que permitem à equipe de marketing da empresa ter uma visão muito clara e precisa de como é, e de como está o mercado no momento imediatamente anterior ao lançamento do novo produto. Permite, ainda, projetar como virá a ser esse mesmo mercado quando estiver sendo oferecido o novo produto. Esta visão do antes e do imediatamente depois representa uma base segura para a tomada de decisão, que cabe ao Gerente de Marketing, ao Gerente de Produto ou ao Gerente de Planejamento de Novos Negócios. O Gerente tem que estar afinado com o que existe de mais moderno e atual em pesquisa de mercado.
OS 4 Ps DE MARKETING 
O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis quecompõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de que foram usados pela primeira vez em 1949.. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como  base fundamental para o Marketing tático / operacional. 
A Teoria define em os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. PRODUTO;
2. PREÇO;
3. PROMOÇÃO;
4. PONTO DE VENDA.
Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o  seu idioma, os 4 grupos,  em palavras  que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda). 
Dessa forma “Promoção” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas.
Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. É o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos demarketing no mercado alvo.
Fonte: www.marketing.com.br
Cada variável engloba uma série de atividades. As mais comuns em cada um dos quatro P’s são: 
VARIÁVEL
ATIVIDADES
Produto
Diferentes tipos de Design
Características
Diferenciais com a concorrência
Marca
Especificações
Política de Garantia
Embalagem 
Preço
Financiamentos
Condições de Pagamento
Prazo médio
Número de Prestações
Descontos
Crediário
Promoção
Propaganda
Publicidade
Relações Públicas
Trade Marketing
Promoções
Praça
(Ponto-deVenda)
Lojas
Canais de distribuição
Logística
Armazenamento
Distribuição
 
CONCLUSÃO
Este estudo teve como propósito descrever sobre lançamento de produto no mercado, visando à obtenção de maior sucesso e a diminuição do fracasso. Com a concorrência cada vez mais acirrada e com o nível de exigência do cliente que aumenta a cada ano,é de fundamental importância as empresas se prepararem ao máximo, antes de lançar um produto no mercado. É fundamental uma boa pesquisa de mercado, visando ao máximo chegar perto da satisfação do público alvo a ser atingido, essa pesquisa tem que abordar questões que possam fazer o cliente expor ao máximo o que ele espera de um determinado produto a ser lançado no mercado. Muitos produtos são lançados no mercado, porém poucos conseguem obter sucesso. Outro fator importante é a empresa estar antenada com as mudanças e procurando sempre inovar em seus produtos, visando ao máximo osucesso. O sucesso de um produto repercute de forma positiva dentro da organização, fazendo com que os clientes fiquem satisfeitos e consumam os produtos dessa empresa. Por fim, o estudo revelou que as empresas podem descrever a propaganda como principal tarefa do instrumento de promoção de vendas, através dos consumidores com o objetivo de se criar um produto que o consumidor deseja e precisa. A informação chega cada vez mais rápida aos clientes, que estão cada vez exigindo mais dos produtos, o que não acontecia há décadas atrás. Com isso as empresas precisam tomar um cuidado maior ao lançar um produto no mercado, procurando diminuir ao máximo a chance de fracasso e obter um resultado positivo junto ao público alvo. A criatividade continua sendo o grande diferencial no sucesso dos produtos, que estão cada vez mais coloridos e com embalagens atraentes para o cliente. Por fim as empresas precisam estar sendo buscando suprir e atender os anseios do seu público alvo, pois cliente satisfeito é sinal de boas vendas e bons resultados para a empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
: 
GARBER, Rogério. Inteligência competitiva de mercado. São Paulo: Mad- 
ras, 2001. 
AGUIAR, Marco Antonio Souza. Manual básico de pesquisa de mercado. 
São Paulo: Edição Sebrae, 1998. 
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1994. 
KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9 ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais