Buscar

composição de movimentos e lançamentos

Prévia do material em texto

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Educação e Desporto
Escola Estadual 
Prof. 
Física 
2018
Escola Estadual 
Turma 201
 
Introduçao 
	Nesse trabalho, vamos apresenta sobre a composição de movimentos e lançamentos sao fenômenos da natureza por mais que ela se comporte de maneira simples, foi e sempre será uma tarefa difícil, pois em cada situação deve-se tomar seus devidos cuidados.
	Alguns movimentos na Física são extremamente complexos e, percebendo isso, um dos mais brilhantes cientistas da história Galileu Galilei, passou parte de sua vida tentando estudar situações desse tipo. Após muitos estudos ele concluiu um importantíssimo princípio que revolucionou a ciência da época, o chamado princípio da composição dos movimentos.
Composição de Movimentos e os lançamento
	
Pra começa vamos conceitua o composiçao de movimentos, a primeira coisa que temos que saber é: Referencial. No cotidiano, o nosso principal referencial é o solo.
Todo movimento complexo pode ser decomposto em vários movimentos mais simples sempre que possível. Em outras palavras isso quer dizer que o movimento complexo nada mais é do que a superposição de vários movimentos mais simples.
Esse princípio facilitou muito não só a vida dos cientistas, mas também o estudo de situações complexas como, por exemplo, o lançamento oblíquo.
O exemplo mais clássico de aplicação desse princípio é sem dúvida no estudo do movimento de um corpo após ser lançado obliquamente em relação ao chão. Por isso vale a pena destacar esse exemplo com um cuidado maior.
Uma pessoa que sobe por uma escada rolante, e fica parada naquele degrau até que chegue ao topo da escada possui uma velocidade. Agora, uma outra pessoa nessa mesma escada rolante, mas ao invés de aguardar parada a chegada até o topo, vai subindo por cada degrau com o intuito de chegar mais rápido, possui uma velocidade maior em relação a uma pessoa parada no solo.
Por isso chamamos de composição dos movimentos, pois na situação descrita, temos a composição de: movimento da pessoa que sobre os dregraus e o movimento (velocidade) da escada rolante.
No caso da composição de movimentos tratamos a velocidade como vetorial. A fórmula utilizada para calcular a composição (velocidade) desse movimento é:
= Velocidade resultante;
= Velocidade da pessoa;
= Velocidade da escada;
Observe que somamos porque a pessoa e o movimento da escada estão na mesma direção e sentidos.
Exemplo: Uma pessoa com velocidade de 2 m/s anda numa escada rolante que possui uma velocidade de 1 m/s. Qual é a velocidade resultante dessa pessoa ?
Temos uma composição de movimento, pois: velocidade da pessoa + velocidade da escada. Então:
O lançamento oblíquo
O lançamento oblíquo consiste em lançamento geralmente de um projétil em que este faz um ângulo qualquer em relação a um referencial (geralmente o chão). Um esquema ilustrativo pode ser representado abaixo:
Nesse lançamento alguns cuidados devem ser tomados:
1 – Deve-se tomar bastante atenção na decomposição do vetor velocidade
2 – O lançamento oblíquosempre obedece ao princípio da decomposição do movimento
Pode-se notar que o lançamento oblíquo ocorre em dois eixos cartesianos, o eixo x e o eixo y. Por isso epor ele estar sob a ação da aceleração da gravidade pode ser decomposto em dois movimentos mais simples sendo um em cada eixo cartesiano.
Eixo y: O movimento presente no eixo y será o de queda livre (repare que nesse eixo o movimento está sob ação da aceleração da gravidade logo esse movimento possuirá as mesmas equações dos movimentos uniformemente variados (MUV).
Eixo x: O movimento presente no eixo x será o movimento uniforme (repare que nesse caso o movimento não está sob a ação da aceleração da gravidade logo esse movimento possuirá as mesmas equações dos movimentos uniforme (MU).
A conclusão que se pode tirar é de que a análise separadamente dos movimentos de cada eixo corresponde à análise do lançamento oblíquo de forma integral provando assim a aplicação do principio da composição do movimento.
Questoes
1-(UFMS) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
Resposta :
A imagem mostra Vc como a velocidade do carro e Vr como a velocidade resultante da chuva em relação ao carro. O ângulo formado entre Vr e a reta na vertical é de 30°, portanto:
sen 30° = Vc
                 Vr
0,5 = 60
        Vr
Vr = 120 km/h
2-Dois veículos A e B trafegam numa rodovia plana e horizontal, obedecendo as seguintes equações horárias, cujas unidades estão expressas no Sistema internacional de medidas (S.I.):
XA = 200,0 + 10,0t e XB = 1000,0 – 30,0t
Ao analisar esses movimentos, pode-se afirmar que a velocidade relativa de afastamento dos veículos, em km/h, vale:
Resposta : A função horária utilizada foi: S = S0 + v.t, portanto, os valores 10 e – 30 correspondem, respectivamente, às velocidades dos objetos A e B em m/s. O sinal negativo da velocidade do móvel B indica que seu sentido de movimento é oposto ao do móvel A. Se ocorre afastamento entre os objetos, podemos entender que um se movimenta para a direita, enquanto o outro movimenta-se para a esquerda, de modo a afastarem-se. Nesse caso, a velocidade relativa será determinada pela soma dos módulos das velocidades de cada móvel:
VREL = 30 + 10 = 40 m/s x 3,6 = 144 km/h
3-(Fatec-SP) Em um jogo de futebol, o goleiro, para aproveitar um contra-ataque, arremessa a bola no sentido do campo adversário. Ela percorre, então, uma trajetória parabólica, conforme representado na figura, em 4 segundos.
Desprezando a resistência do ar e com base nas informações apresentadas, podemos concluir que os módulos da velocidade V, de lançamento, e da velocidade VH, na altura máxima, são, em metros por segundos, iguais a, respectivamente,
Resposta : Desprezando a resistência do ar e com base nas informações apresentadas, podemos concluir que os módulos da velocidade V, de lançamento, e da velocidade VH, na altura máxima, são, em metros por segundos, iguais a, respectivamente,
Sabendo que a velocidade VH é a componente no eixo x da velocidade V, podemos escrever: 
4-Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10m/s², determine o alcance máximo horizontal da bala.
Resposta: Função horário do espaço na horizontal
X = Xo + Vox.t
X = 0 + Vo.cos45°.t
X = 500.(√2)/2.t
X = 250.√2.t – Equação I
O tempo que o projétil leva para alcançar a altura máxima
Vy = Voy – g.t
0 = Voy – g.t
t = Voy/g
t = Vo.sen45/g
t = 500.[(√2)/2]/10
t = 25.√2
Como o tempo de subida e descida são iguais, o tempo total do percurso equivale ao dobro do tempo para alcançar a altura máxima.
tt = 50. √2
Substituindo tt na equação I temos que:
X = 250. [√2].50.[√2]
X = 25000m
 
Conclusao
A análise do lançamento oblíquo deve ser feita levando em consideração o movimento executado na vertical (eixo y) e o movimento na horizontal (eixo x). Quanto ao movimento no eixo y, a preocupação será a determinação da altura máxima atingida pelo corpo, por conta da atuação da gravidade neste eixo o movimento será uniformemente variado. As análises do movimento no eixo x irão determinar o alcance horizontal do lançamento, isto é, a distância entre os pontos de partida e chegada. Horizontalmente, o movimento será retilíneo e uniforme. provando assim a aplicação do principio da composição do movimento.
Obrigado por lerBibliografia
https://blogdoenem.com.br/composicao-movimentos-fisica-enem/
https://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_f%C3%ADsica/Cinem%C3%A1tica/Movimento
http://www.alfaconnection.pro.br/fisica/movimentos/decomposicao-e-composicao/introducao-ao-estudo-dos-movimentos-relativos/
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lancamento-obliquo.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-lancamento-obliquo.htm
http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-lancamento-obliquo.htm
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/composicao-de-movimentos.html
https://www.youtube.com/watch?v=neEDh3ZaIwM
https://www.youtube.com/watch?v=U3jDHU5zY8Y
https://www.youtube.com/watch?v=zvrhwnWBgWE

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes