Buscar

Resumo Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONDIÇÕES PARA O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia teve sua origem no século XIX. Dois fatos que ocorreram foram de extrema importância para seu surgimento, sendo elas: A revolução INDUSTRIAL e a revolução FRANCESA, que mudaram totalmente a sociedade no modo de agir e pensar. 
Augusto Comte teve sua presença marcante com seu pensamento positivista, visando o progresso da sociedade, Comte criou uma ciência humanística que estuda o tipo de vida, comportamento e pensamento de determinada sociedade, sendo essa a sociologia.
A necessidade de compreensão da sociedade e de saber como proceder neste grande momento de crise (Revolução Ind. e Revolução Franc.) foi o que fomentou a criação da Sociologia.
POSITIVISMO E A RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA 
O positivismo tem relação direta com a sociologia pois foi através do pensamento positivista (Augusto Comte) que surgiu a sociologia como ciência e como matéria que estuda e analisa a sociedade.
ÉMILE DURKHEIN
Acreditava que os fatos sociais deveriam ser tratados de forma singular, sendo que cada caso teria sua característica própria. Com suas ideias a sociologia foi definida como uma ciência e foi introduzida no meio acadêmico. 
Sociedade é um corpo vivo onde cada órgão cumpre sua função, esses órgãos podem ser: escola, governo, igreja, família, exercito...
O projeto político de Durkheim é conservador/positivista e a favor da sociedade moderna (capitalista). A sua função era apontar os problemas passageiros e normalizar a situação. O lema dos teóricos do positivismo, era “ordem e progresso” e seu objetivo, como diz Sell (2001): era “a integração da sociedade em um todo ordenado e coerente, fundado em valores sólidos e eternos”. Sua política coloca toda ênfase no equilíbrio (das partes do corpo) e na integração social, e todas as formas de conflito ou de contestação são vistos como desvios e anomalias que precisam ser eliminados.
MAX WEBER
Grande crítico da teoria positivista, influenciado pela filosofia neo-kantiana, Weber busca distinguir as ciências sociais das ciências humanas e delimitar a sua especificidade. Ao contrário de Comte e Durkheim, o objeto é o indivíduo, que é objeto e sujeito ao mesmo tempo. A sua teoria sociológica é a teoria sociológica compreensiva, que tem como objetivo compreender o significado da ação social.
KARL MARX 
Este não pretendia criar ideias diretas para a ciência, mas sim explicar mazelas decorrentes, como a pobreza, desigualdade, desemprego criado pelo sistema capitalista. Sua teoria baseava-se na dominação econômica que o capitalismo exercia no mundo e como a classe trabalhadora era massivamente explorada
RAÇA E ETNIA
Raça compreende-se como fatos morfológicos, como: cor da pele, estatura, constituição física, etc.
Etnia compreende-se como fatores culturais como: nacionalidade, religião, língua e tradição. 
ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL 
Etnocentrismo compreende-se por pessoas de culturas distintas usam lentes diferentes e por isso tem visões desencontradas das coisas, gerando um grande problema como por exemplo o preconceito. Pessoas etnocêntricas veem seu grupo e suas regras sendo melhores do que a de outras, elevando seu grupo e discriminando o outro. 
Relativismo cultural o certo e o errado variam de sociedade para sociedade. Sociedades com culturas diferentes têm uma moralidade diferente e nenhuma está mais certa ou errada que as outras. Segundo o relativismo cultural, o bem e o mal morais são convenções estabelecidas em cada sociedade, não cabendo a ninguém o julgamento.
MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALIDADE
Multiculturalismo compreende-se por uma união pacífica de diversas culturas em um mesmo ambiente, sem que haja conflito. Fenômeno social ligado a globalização e a sociedade pós-moderna. 
Interculturalidade implica a integração de indivíduos e grupos étnicos minoritários numa sociedade com uma cultura diferente. Trata-se da aceitação e o respeito pelas diferenças. Nenhuns dos grupos devem encontrar acima de qualquer outro que seja favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas.
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS 
Cidadania compreende-se pelos direitos e deveres em que um homem tem, sendo direito civil direito social e direito político. Significa também o cumprimento de leis impostas pelo Estado. 
Direitos humanos são todos os direitos relacionados a vida digna a uma pessoa. São direitos garantidos pelas pessoas pelo simples fato dela ser humana.

Outros materiais