Buscar

prointer n1 patricia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO DE SANTO ANDRÉ-SP
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
(PATRICIA HECKMANN - 6023494800)
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III (PROINTER III)
(Relatório Parcial - ETAPA 1)
Tutor (a) EAD: Joice Siqueira Campos
Santo André / SP
2018
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO DE SANTO ANDRÉ-SP
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
(PATRICIA HECKMANN - 6023494800)
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III (PROINTER III)
(Relatório Parcial - ETAPA 1)
Trabalho desenvolvido para o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, disciplina projeto interdisciplinar aplicado a tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas III, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER , No 3º semestre 2018, sob orientação da tutor (a) EAD Joice Siqueira Lima.
Santo André / SP
2018
SUMÁRIO
1 Apresentação	3
2 Analise Situacional	4
3 Projeto Lógico	8
4 Conclusão	15
5 Referência Bibliográfica	16
1 APRESENTAÇÃO 
A empresa Okinawa Brasil Sushi, situada em São Paulo-SP, é uma empresa no ramo alimentício na qual sua atividade de segmento é Restaurante de Rodízio de comida japonesa. Atualmente não usam nenhum sistema para atender os pedidos e mesa, porém como o Restaurante tem um movimento grande, o atendimento aos clientes acabam sendo mais demorado, não atendendo todas as necessidades dos clientes e gerando desordem. Afim de melhoria e agilidade a empresa tem como objetivo contratar um software de gerenciamento de mesas e pedidos nomeado “SisPedidos” (sistema para atendimento de mesa), desenvolvido pela empresa EEY Software.
O sistema será implementado pelos programadores responsáveis, viabilizando melhorias como, facilidade de acesso, usabilidade excelente, pedidos realizados com facilidade a qualquer momento pelo próprio cliente, chamada de garçom, fechamento de mesa/conta e fechamento de caixa. O sistema é Web e Multiplataforma.
- INTRODUÇÃO
Neste projeto vamos fazer toda a documentação de um sistema baseada em casos de uso. 
Vamos entender a importância de implementar a documentação antes de iniciar o processo de sistema.
2 ANÁLISE SITUACIONAL 
2.1. Situação Atual
	O Okinawa Brasil Sushi, é um restaurante de rodízio Japonês comum, os clientes chegam ao restaurante pagam um valor fixo para comer a vontade qualquer comida do cardápio. Chamam o garçom para realizar o pedido, por ser uma comida típica Japonesa, muitas pessoas não conhecem ou não sabem o que é tal item do cardápio, então acabam solicitando ao garçom explicações, enquanto outros clientes ficam esperando a ser atendido. Isso pode gerar um pouco de desconforto, pois até o garçom chegar a mesa, pegar o pedido, encaminhar a cozinha, esperar seu preparo para retornar com o pedido a mesa, leva um pouco de tempo, é ai onde o SisPedidos pode otimizar com seu diferencial.
	
	A empresa EEY Software, entrevistou alguns funcionários do restaurante Okinawa Brasil Sushi, como garçons, cozinheiros, proprietários, entre outros e foi analisado que muitos clientes saiam insatisfeitos e não retornavam pela demora do atendimento, pedidos incorretos, então há um desgaste na relação com o cliente e com isso, também acaba tendo um desperdício de alimentos, pois como os pedidos chegam errado para o cliente, acaba sendo devolvido e sendo preparado um novo prato. 
	O SisPedidos foi desenvolvido para gerar uma nova oportunidade para empresa ficar a frente da concorrência, tendo um grande diferencial para otimizar tempo, atendendo vários clientes ao mesmo tempo, sem deixá-los esperando , reduzir custos reduzindo o índice de erros e aumentando os lucros fidelizando os clientes.
	Com o SisPedidos, facilita para os clientes, garçons e cozinheiros, pois funcionará da seguinte forma: o cliente chega ao restaurante, senta-se a mesa “X”. Nessa mesa, possui um tablet com todos os itens do cardápio, incluindo fotos das comidas e bebidas para facilitar a escolha do cliente, logo após ele seleciona os itens junto com quantidades e clica em solicitar, em seguida chegará esse pedido da mesa X ao sistema da cozinha que será imediatamente preparado e entregue para o garçom levar a mesa. 
Se o cliente desejar chamar o garçom, ele não precisará ficar “acenando” até o garçom olhar, ele simplesmente clica em “Chamar Garçom”, a mesma coisa para o fechamento da conta, o cliente clica “Fechar Conta” que imediatamente aparecerá o valor a ser pago e o garçom irá até a mesa para o pagamento ser realizado. Após o fechamento de conta, o cliente poderá avaliar o atendimento do restaurante deixando sua opinião, assim o restaurante saberá onde pode ser melhorado, se seus clientes estão se adaptando com a nova tecnologia e assim, ficar sempre a frente a concorrência.
2.1.1 HISTÓRICO RESUMIDO DA EMPRESA
 O Okinawa Brasil Sushi, é um restaurante de rodízio Japonês comum, que quer ficar a frente de sua concorrência, por isso está buscando o diferencial em otimização, pois a tecnologia hoje, é um grande diferencial nesse modelo de negócio.
2.2. Mapeamento dos Sistemas de Informação
 
O SisPedidos é um software voltado para Restaurantes, responsável pelo gerenciamento de atendimentos de mesas/clientes. 
No SisPedidos, os clientes do restaurante poderão escolher seus pedidos, chamar o garçom e fechar a conta através de alguns cliques no tablet que estará disponível nas mesas. Ao final, o restaurante terá a avaliação de seus clientes para poder fazer melhorias, fidelizar clientes e ainda terá facilmente o fechamento de caixa.
Formulários Propostos: Mapeamento dos Sistemas de Informação.
	Nome do Sistema
	Ambiente Operacional
	Padrões de Desenvolvimento
	
	Sistema Operacional
	Banco de Dados
	Servidor de Aplicação
	Modelagem Utilizada
	Linguagem de Programação
	SisPedidos
	ANDROID
	MySQL
	Apache
	Diagrama Estrutural
	PHP
	SisPedidos
	OSX
	MySQL
	Apache
	Diagrama Comportamental
	Java Script
	Sistema
	Dados Disponíveis
	Origem dos Dados (área funcional)
	Utilização (áreas funcionais)
	SisPedidos
	Cardápio
	Cozinha
	Cliente 
	SisPedidos
	Fechamento
	Garçom 
	Cliente/Financeiro
	SisPedidos
	Relatório
	Administrativo
	Financeiro
2.3. Problemas e Oportunidades
Principais Problemas e Oportunidades
	Sistema
	Área Funcional
	Problemas
	Oportunidades
	SisPedidos
	Cozinha
	Tem que esperar o garçom levar o pedido,muitas vezes o pedido está errado.
	Otimizar o sistema para que quando o cliente realizar o pedido, já vai para o sistema da cozinha em tempo real
	SisPedidos
	Caixa
	Fazer o fechamento no final do expediente manualmente
	Otimizar o sistema para fechar o caixa automaticamente atravez de um clique, somando todos os fechamentos de contas
	SisPedidos
	Marketing
	O cliente faz a avaliação do restaurante preenchendo um papel
	Podemos otimizar colocando a avaliação no próprio aplicativo de pedidos
2.4. Proposta
A proposta do SisPedidos é ajudar a otimizar o atendimento do restaurante para sempre estar a frente da concorrência.
2.4.1 OBJETIVO GERAL
SisPedidos é um Sistema Web Multiplataforma que ajuda restaurantes gerenciar seus clientes.
2.4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
O Objetivo do SisPedidos é deixar os clientes do restaurante mais a vontade para fazer seus pedidos com apenas um clique e sem esperar o garçom.
Com o SisPedidos, o cliente não precisa “acenar” para o garçom, se ele quer chamá-lo, ele só aperta o botão “chamar garçom”, o cliente escolhe o pedido diretamente no tablet, vendo fotos das comidas e bebidas para sua melhor escolha. Assim o Restaurante consegue fidelizar os clientes.
2.4.3 JUSTIFICATIVA 
Atualmente, ao ir em um Restaurante, quando vamos fazer um pedido, muitas vezes não sabemos qual o prato que está no cardápio só pelo nome e quando vamoschamar o garçom, muitas vezes ele não escuta ou temos que aguardá-lo atender uma outra mesa, causando um pouco de desconforto. Com o SisPedidos o cliente não terá mais esse problema, pois ele verá as fotos das comidas, escolherá o pedido e o garçom trará o pedido rapidamente. Com isso, o custo do Restaurante pode até reduzir, pois não precisará de muitos funcionários e os clientes terão um atendimento bom, rápido e prático. 
3 PROJETO LÓGICO 
3.1. Visão de Projeto
 
O SisPedido não só da uma comodidade para os clientes, como também para o restaurante, pois com ele o restaurante será mais organizado, menos propício a erros e mal atendimento.
O Software tem as seguintes descrições: Cardápio com fotos dos pratos e bebidas para melhor visibilidade, escolha do pedido com encaminhamento direto para a cozinha para a agilidade do pedido, chamada de garçom, fechamento de conta que automaticamente é salvo para o fechamento do caixa. 
 	Com isso, promove-se benefícios que excedem os custos.
3.2. Modelagem de Negócio
	Os Funcionários são os envolvidos (atores) nos processos do novo software, ou outros atores são os clientes.
3.2.1 Entendimento dos Principais Processos de Negócio
Entendimento dos Principais Processos de Negócio.
	
Processo
	
Serviços
	
Envolvido
	Configurar ambiente
	Configurar o tablet para não entrar em modo de descanso
	Funcionários
	Fazer o login no sistema
	Na tela de login, preencher com nome de usuário e senha pré-cadastradas
	Funcionários
	Configurar cardápio/ valores
	Na área do adm, colocar a senha novamente e incluir o cardápio, com pratos, valores e fotos
	Funcionários
	Ver Cardápio
	Clicar no estilo de comida, como entrada, prato principal, bebidas ou sobremesa, para ver o cardápio da categoria 
	Usuário/Cliente
	Escolher o Pedido
	Clicar no prato escolhido e selecionar a quantidade
	Usuário/Cliente
	Chamar Garçom
	Clicar no botão chamar garçom
	Usuário/Cliente
	Fechar Conta
	Clicar no botão fechar conta para ver valores final e efetuar o pagamento
	Usuário/Cliente
	Avaliação
	Clicar em avaliação e escolher a opção ótimo,bom,regular ou ruim para avaliar o restaurante, tem a opção de deixar o comentário
	Usuário/Cliente
	Relatório de Fechamento
	Clicar em ADM->Relatório de fechamento, colocar a data e ver o fechamento de caixa do dia,mês,ano..
	Funcionários
	Relatório de Avaliação
	Clicar em ADM-> Relatório de avaliação, colocar a data para ver a media de avaliação e os comentários
	Funcionários
	
	
	
	
	
	
3.2.2 Levantamento dos Requisitos Funcionais e Organização dos Requisitos Funcionais em Casos de Uso 
Levantamento dos Requisitos Funcionais e Organização dos Requisitos Funcionais em Casos de Uso.
	
Requisitos funcionais atendidos 
pelo caso de uso
	
Atores envolvidos
	
Caso de uso
	Entrar com usuário e senha Cadastrado
	Funcionário
	Login
	Conforme entra pedidos novos, a cozinha recebe alerta de notificação para preparo
	Funcionário
	Pedido
	Na área do adm, pode-se alterar ou incluir itens no cardápio, com pratos, valores e fotos
	Funcionário
	Cardápio
	Fazer o fechamento do caixa 
	Funcionário
	Fechamento
	Escolher o prato, informar a quantidade e clicar em solicitar
	Cliente
	Comanda
	Escolher uma das opções: ótimo, bom, regular ou ruim, para avaliar o restaurante
	Cliente
	Avaliação
	Verificar a medida das avaliações do restaurante
	Funcionário
	Avaliação 
Diagrama de Casos de Uso
 
Documentação de Casos de Uso
	Nome caso de uso
	login
	Caso de uso geral
	login
	Descrição
	Entrar com usuário e senha cadastrados
	Ator principal
	funcionário
	Atores secundários
	
	Pré-condição
	ter usuario cadastrado
	Pós-condição
	ter senha cadastrada
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	
	Ações do sistema
	informar o login e senha para entrar no sistema
	validar senha e usuario
	
	
	
	
	
Restrições / Validações
	
	
	usuario e senha devem estar cadastrados
	
	
	
	
	Nome caso de uso
	Pedido
	Caso de uso geral
	Pedido
	Descrição
	Conforme entra pedidos novos, a cozinha recebe alerta de notificação para preparo depois de pronto é encaminhado para o cliente
	Ator principal
	funcionário
	Atores secundários
	Cliente
	Pré-condição
	ESTAR LOGADO
	Pós-condição
	ENTRAR NOVOS PEDIDOS
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	
	Ações do sistema
	VERIFICAr se entra pedidos novos
	VERIFICACAO POR SEGUNDO DE 
	
	ENTRA NOVO PEDIDO, QUANDO
	
	ENTRA ENVIA ALERTA PARA O USUÁRIO DA COZINHA
	
Restrições / Validações
	
	
	cliente deve realizar pedido
	
	
	
	
	Nome caso de uso
	Cardapio
	Caso de uso geral
	cardapio
	Descrição
	Na área do adm, pode-se alterar, excluir ou incluir itens no cardápio, com pratos, valores e fotos
	Ator principal
	Funcionário
	Atores secundários
	
	Pré-condição
	logar novamente quando clicar na area adm
	Pós-condição
	salvar alterações
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	
	Ações do sistema
	logar, alterar, excluir ou
	salvar e enviar para o banco 
	incluir itens do cardápio
	de dados
	
	
	
Restrições / Validações
	
	
	
	
	
	
	
	Nome caso de uso
	comanda
	Caso de uso geral
	comanda
	Descrição
	Escolher o prato, informar a quantidade e clicar em solicitar
	Ator principal
	cliente
	Atores secundários
	funcionário
	Pré-condição
	selecionar os itens
	Pós-condição
	enviar pedido
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	
	Ações do sistema
	selecionar os itens com 
	validar pedido e encaminhar ao
	a quantidade e enviar para 
	usuário da cozinha
	que o funcionario receba
	
	
Restrições / Validações
	
	
	usuário da cozinha deve estar logado
	
	
	
	
	Nome caso de uso
	avaliação
	Caso de uso geral
	avaliacao
	Descrição
	Escolher uma das opções: ótimo, bom, regular ou ruim, para avaliar o restaurante
	Ator principal
	cliente
	Atores secundários
	funcionario
	Pré-condição
	ter solicitado o fechamento da conta pelo sistema
	Pós-condição
	após a escolha da opção clicar em enviar
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	
	Ações do sistema
	avaliar o restaurante para
	salvar como relatório
	que o funcionario receba o
	
	relatorio
	
	
Restrições / Validações
	
	
	nao vai para o relatório se o cliente nao avaliar
	
	
	
	
	Nome caso de uso
	relatório
	Caso de uso geral
	avaliacao
	Descrição
	Verificar a medida das avaliações do restaurante
	Ator principal
	funcionário
	Atores secundários
	proprietário
	Pré-condição
	ter a avaliação dos clientes no banco de dados
	Pós-condição
	colocar a data de inicio e fim
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	
	Ações do sistema
	buscar o relatorio por data
	buscar pelo banco de dados e 
	
	mostrar todos os resultados 
	
	junto com o resultado da média
	
Restrições / Validações
	
	
	estar conectado com banco de dados
	
	
	
	
4 CONCLUSÃO 
	Diante do estudo realizado e das informações coletadas, projeto nos proporcionou compreender os aspectos relacionados a sistemas de dados. Podemos chegar a conclusão de que para um controle mais eficiente é necessário um software apto ao controle e gestão de atendimento e que também seja de fácil interação por parte dos usuários (funcionários e clientes).
Podemos afirmar que sem as relações com o sistema desenvolvido o restaurante não iria estar a frente da concorrência e tendo um diferencial para gestão de atendimento. 
Há alguns fatores já apurados e reportado a empresa para a melhoria da implementação do software, o que agilizará nos processos, como a contratação de aumento do pacote de internet.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Conseguimos entender com esse projeto a importância de realizar a documentação dosistema baseado em casos de uso, pois assim evita processo desnecessários e conseguimos evitar erros.
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Planejamento estratégico
https://www.agendor.com.br/blog/planejamento-estrategico-missao-visao-e-valores/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico_situacional
Diagrama de Classes
https://www.significados.com.br/diagrama-de-classes/
Diagrama de Sequencia
https://www.lucidchart.com/pages/pt/diagrama-de-sequ%C3%AAncia
Modelagem de Domínio
https://www.devmedia.com.br/introducao-a-modelagem-conceitual/10793

Outros materiais

Perguntas Recentes