Buscar

Alta no investimento e adesão de benefícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha 1
	Identificação
	Disciplina
	Gestão de Benefícios
	Professor
	
	Aluno (a)
	
	Unidade
	
	Telefone
	
	e-mail
	
	Análise do Texto
	Título do Texto
	Alta no investimento e adesão de benefícios
	Autor (es)
	Renata Silva - Revista Melhor
	Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
	Benefícios
	Saúde
	Satisfação
	Custos
	Apreciação Crítica
 A reportagem mostra que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de oferecer bons pacotes de benefícios. Sendo assim, o investimento das empresas nessa área vem aumentando buscando justamente promover a saúde e também a qualidade de vida de seus funcionários.
 O estudo realizado pela empresa Mercer Marsh Benefícios apresenta um balanço das tendências e do posicionamento do mercado brasileiro com relação ao segmento de benefícios, incluindo aspectos legais, estratégicos e financeiros do ano de 2013. Além disso, aborda sobre como está acontecendo essa adesão e utilização dos benefícios pelas empresas.
 Essa pesquisa foi realizada em junho e julho de 2013 com 317 empresas. A partir dela observou-se que todas as empresas oferecem assistência médica para seus funcionários ativos. Já o seguro de vida em grupo e a assistência odontológica correspondem a 92% e 86% respectivamente. Quanto aos profissionais aposentados percebeu-se que este grupo apresenta uma porcentagem significativamente inferior.
 Pensando com relação à assistência médica, a pesquisa mostra que ¾ dos custos dos planos de saúde são pagos pelas empresas. Existem quatro modelos de planos contratados que prevalecem entre os funcionários ativos nas empresas: básicos QC (acomodação em quarto coletivo, hospitais de padrão intermediário, sem opção ou com valores baixos de reembolso), básico A (acomodação em quarto individual, hospitais de padrão intermediário, sem opção ou com valores baixos de reembolso), intermediário (acomodação em quarto individual, toda a rede do básico em alguns de alto padrão e valores de reembolso superiores aos do plano básico) e executivo (acomodação em quarto individual, toda a rede do intermediário mais os hospitais e laboratórios de alto padrão que não são oferecidos no plano intermediário e altos níveis de reembolso). Vale à pena ressaltar que o plano básico QC também é o mais utilizado pelos aposentados. Essa escolha pode estar diretamente relacionada aos custos que os planos geram para as organizações, pois eles são mais altos do que os dos ativos.
 A adesão à assistência odontológica está crescendo cada vez mais entre as empresas. Ao contrário da assistência médica, o maior número de usuários encontra-se nos planos Executivos, seguido do Básico e pelo Intermediário. As empresas assumem os custos de 52% nos planos básicos, 56% nos intermediários e 42% nos executivos. A questão da cobertura de dependentes também avançou com o passar dos anos.
 Portanto, podemos observar que as empresas mostram-se cada vez mais preocupadas em promover o bem estar dos seus funcionários. Percebemos isso à medida que ocorre investimentos em gestão de saúde e em programas de qualidade de vida, através de ações de prevenção de doenças ou também na conscientização de fatores de risco. Dessa forma, as empresas buscam aumentar a satisfação dos funcionários e a redução dos custos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes