Buscar

ESTAGIO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
	ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
	ANEXO 02 - CONHECIMENTO INSTITUCIONAL
	 
	Nome do Aluno: JOCICLEA MENDONSA DA COSTA RGM: 183.1881
	Semestre: 5º Nível de Estágio: I
	Fone: 67 99943-6977 Polo: DOURADOS/MS
	Nome do Supervisor de Campo: Elizandra Marinho de Albuquerque CRESS: 5050 21ª Região
	Instituição / Organização: Agência Municipal de Habitação de Interesse Social Fone: 3411-7723
	Endereço institucional: Coronel Ponciano, 1700 - Parque dos Jequitibás
	Município: Dourados UF: MS
	Nome do Supervisor Pedagógico: Cibeli Gonçalves Cardoso
	I-INSTITUIÇÃO
	Nome da Organização / Instituição / Empresa / ONG: Agência Municipal de Habitação Interesse Social
	Nome do Coordenador / Dirigente/Presidente: Sergio Henrique Pereira Martins de Araujo
	Endereço: Rua: Coronel Ponciano, 1700 - Pq dos Jequitibas
	Município: Dourados UF: MS
	Fone: 3411-7723
	Natureza Jurídica (Pública ou Privada): Pública
	Ano de Fundação: 07 de Abril de 2015
	Quantidade de Atendimento / mês: 1980 atendimentos
	Capacidade de Atendimento: 2000 atendimentos
	Fontes de Recursos Financeiros (fundos, convênios, entre outros): FMHIS
	Registros Legais (CMAS, CMDCA, outros): CMHIS, FMHIS E PLHIS
2.. OBJETIVO GERAL DA ORGANIZAÇÃO
2.1Descrever e comentar os objetivos institucionais, publico alvo, demanda e demais informações necessárias e importantes.
A Agência Municipal de Habitação de Interesse Social tem como foco a integração com à Política Nacional de Habitação, de acordo com o Estatuto da Cidade e cumprimento das normas estabelecidas pelos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal da Cidade e da Habitação de Interesse Social; priorizar a implantação de empreendimentos habitacionais, nas ZEIS do Plano Diretor do Município, em áreas onde há serviços essenciais no entorno e espaços urbanos contíguos; cooperação entre governos, iniciativa privada e demais setores da sociedade em benefício do desenvolvimento habitacional de interesse social; atenderá famílias com renda de até cinco salários mínimos, devendo priorizar o acesso à moradia para a população de renda familiar de até três salários mínimos, estimular a produção de empreendimentos habitacionais pela iniciativa privada para atender a demanda por novas moradias e diminuir o déficit habitacional de interesse social; remover e assentar famílias situadas em áreas de risco ambiental ou áreas de preservação, com preferência em local próximo da origem, implantar e dar continuidade aos projetos de habitação para a população de baixa renda, estabelecendo critérios para a escolha do beneficiário e para o valor pecuniário da unidade.
O SERVIÇO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO
Descrever o processo de trabalho desenvolvido na organização pelo Assistente Social (especificar todas as ações e os segmentos que o Serviço Social atua).
O trabalho social inserido nos Programas Habitacionais tem se constituído de importância fundamental para garantir o acesso de famílias de baixa renda à moradia, ao mesmo tempo em que fortalece a perspectiva de sustentabilidade de gênero, posta pela política pública de habitação. No âmbito diário o Assistente Social realiza visita domiciliar de constatação, levantamento de Dados sociais, realiza o Laudo Social e Parecer Social, atendimento interno e participa efetivamente no plano de Desenvolvimento Social do Município de Dourados através da Agencia de Habitação. 
Relatar sobre os profissionais envolvidos nas ações ( quem são e qual a função dos mesmos na entidade )
Diretor Presidente: Sergio Henrique Pereira Martins de Araújo
Diretora Administrativo e Financeiro: Fatima 
Comentar sobre o espaço físico, localização da entidade, acessibilidades.
Devido a concentração da Gestão Administrativa no Centro Administrativo Municipal, a localização da Agência de Habitação Municipal se encontra em local de fácil acesso, tanto por meios de transporte coletivo público ou por meios próprios, a estrutura física garante acessibilidade e se torna um local que abrange todos os hemisférios de Dourados. 
Limites da ação profissional do Assistente Social (Consultar o profissional).
O profissional Assistente Social encontra limitações na eficácia de suas ações de intervenção quando o acesso às informações é in	correta ou inverdades vindas dos próprios usuários; omissão de informações; intervenção de terceiros que não atuam diretamente na área de habitação social, Burocracia das regras, leis e morosidade. 
O profissional que atua em campo não é ouvido e a falta de investimento na capacitação do profissional para que possa atuar com mais eficácia nas suas intervenções sociais.
Avanços da ação profissional do Assistente Social (Consultar o profissional).
A partir de várias mobilizações juntos aos Gestores Municipais uns dos grandes avanços da ação do Assistente Social seria a autonomia em suas intervenções; tais como visita domiciliar para levantar perfil socioeconômico, ter grande relevância o parecer social na tomada de decisões em casos que se é necessário a retomada de imóvel social, ou analise de perfil sócio econômico e vulnerabilidade das famílias atendidas pela Agência de Habitação Social.
4. Percepções do acadêmico quanto aos objetivos da instituição, quanto a participação do usuário, quanto as atividades interdisciplinares, flexibilidade do assistente social e demais comentários pertinentes. 
O Serviço Social, enquanto profissão dinâmica, tem em seu objeto de intervenção as múltiplas refrações da questão social, dentre as quais salienta-se as questões habitacionais no século XXI, intervindo na implementação de programas e projetos nas cidades, voltados para os segmentos populares, ou seja, a parcela da população caracterizada na faixa de interesse social. Na prática profissional o agir do assistente social contribui para a instalação de processos que instigam a mobilização, a sensibilização e estimulam a participação e o controle social sobre as ações públicas, apoia favorece a instituição de formas organizativas da população, assentada essa prática na busca do acesso à habitação e o atendimento aos seus direitos como cidadão.
Obs: Lista de Siglas:
FMHIS - Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social
CMHIS- Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social
PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social

Outros materiais