Buscar

lista de exercício 1 lei termodinamica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um gás expande em 0,5 litros contra uma pressão externa constante de 0,5 atm a 25ºC. Qual será o trabalho feito pelo sistema? Em joules.
Qual é o trabalho máximo feito pelo sistema em uma expansão isotérmica reversível de um mol de um gás ideal de 1 a 1,5 litros a 25º.C? Em joules.
Os nutricionistas estão interessados no uso da energia pelo corpo humano, que pode ser considerado um “sistema termodinâmico”. Existem calorímetros construídos para acomodar uma pessoa, a fim de medir a sua produção líquida de energia. Suponha que, durante uma experiência, uma pessoa produz 622 kJ de trabalho numa bicicleta ergométrica, e perde 82kJ de energia sob a forma de calor. Qual é a variação de energia interna da pessoa? Despreze qualquer perda de massa por transpiração.
 
A capacidade calorífica molar a pressão constante, Cp,m, da água é 75 J/K.mol. Então, qual seria o aumento na temperatura de uma amostra de 100g de água quando recebe 1 kJ de calor, ficando livre para se expandir?
Um mol de água (d=1g/mL) em equilíbrio com seu vapor é convertido em vapor a 100ºC e 1 atm (isotermicamente e reversivelmente). O calor absorvido no processo (calor de vaporização da água a 100ºC) é de cerca de 9720 calorias/mol. Quais serão os valores calor absorvido (q), trabalho (w) e de variação de energia interna (ΔU), em calorias? Assumindo que o vapor de água se comporte como um gás ideal.
Uma amostra de 4,50g de metano gasoso ocupa o volume de 12,7 L a 370K. 
Calcule o trabalho feito quando o gás se expande isotermicamente contra uma pressão externa constante de 200 Torr até o seu volume aumentar de 3,3 L.
Calcule o trabalho se a mesma expansão for realizada isotérmica e reversivelmente (considerando como gás ideal).
Numa compressão isotérmica reversível de 52 mmoles de um gás perfeito a 260K, o volume do gás se reduz de 300mL a 100mL. Calcule o trabalho no processo.
Qual é a capacidade calorífica de um líquido cuja temperatura se eleva de 5,23°C quando recebe 124J de calor?
Quando adicionamos 229J de energia, sob a forma de calor, a 3,00 moles de Ar(g), a Volume constante, a temperatura do sistema aumenta de 2,55K. Calcule a capacidade calorífica a volume constante desse gás.
A transferência de energia de uma região da atmosfera para outra é de grande importância em meteorologia, pois afeta as condições do tempo. Calcule o calor que deve ser fornecido a uma parcela de ar contendo 1,00 mols de moléculas para manter sua temperatura em 300K durante uma ascensão, quando se expande, reversível e isotermicamente, de 22,0L para 30,0L.
Quando 3,0 moles de O2(g) são aquecidos a pressão constante de 3,25 atm, sua temperatura aumenta de 260K para 285K. A Capacidade calorífica molar do O2(g), a pressão constante, é 29,4 J/K.mol. Calcule q, ∆H e ∆U.

Outros materiais