Buscar

Avaliação online 2 AOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação online 2 AOL 2
Questionário
PERGUNTA 1
Carlos Eduardo e Maria, sua namorada, estão completando oito anos de namoro e ele vai aproveitar a ocasião para pedi-la em casamento, por meio de uma música, em um restaurante romântico escolhido a dedo para a ocasião. Marque a opção que apresente ERRO ao identificar o elemento da comunicação que compõe o evento. 
	
	a.
	Emissor – Carlos Eduardo, quem vai pedir a mão da sua noiva.
	
	b.
	Canal – as alianças que o Márcio escondeu até o momento do pedido.
	
	c.
	Contexto – um restaurante romântico, no dia do aniversário de namoro.
	
	d.
	Mensagem – o pedido de casamento.
	
	e.
	Receptor – a namorada, alvo do pedido.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Considerando que existe a possibilidade de um mesmo texto ser entendido de diferentes maneiras por indivíduos distintos a depender de fatores como contexto, situação comunicativa, conhecimento de mundo dos interlocutores e etc., marque a alternativa que ilustra qual o ruído de comunicação encontrado no excerto abaixo:
F1. Preciso ter a paciência de Jó.
F2. Quem é Jó?
 
	
	a.
	F2 não recuperou o intertexto suscitado por F1, que seria, nesse caso, o texto Bíblico.
	
	b.
	Não se pode utilizar um mecanismo como o intertexto sem conhecer sua fonte primária, por isso F1 causa um ruído na comunicação.
	
	c.
	Não existe nenhum tipo de ruído no excerto em questão.  
	
	d.
	É possível que F2 não conheça o texto do qual F1 falava, daí o ruído acontecer. O fenômeno é conhecido como dissociação alegórica.
	
	e.
	Ocorre uma interrupção de F1 por F2, o que causa um ruído de comunicação.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Levando em consideração a função fática da linguagem onde, no campo lexical, predominam construções do tipo “E aí?”, “Tudo bem?”, “Alô” etc., aponte qual das assertivas abaixo comunica informações CORRETAS.
	
	a.
	A função fática predomina quando o receptor quer comunicar algo.
	
	b.
	A função fática predomina quando o emissor quer simplesmente comunicar algo.
	
	c.
	A função fática predomina quando a intenção do emissor é apenas estabelecer ou manter aberto o canal de comunicação.
	
	d.
	A função fática predomina quando o canal utilizado é o texto.
	
	e.
	A função fática é quando ambos podem abrir um diálogo poético.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Analise os excertos a seguir:
“No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de "Vera Cruz", que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia” PIMENTA, Thiago. Quem descobriu o Brasil? PORTAL EBC, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/fZgmLB>
“Professora me desculpe / Mas agora vou falar / Esse ano na escola / As coisas vão mudar / Nada contra ti / Não me leve a mal / Quem descobriu o Brasil / Não foi Cabral / Pedro Álvares Cabral / Chegou 22 de abril / Depois colonizou / Chamando de Pau-Brasil / Ninguém trouxe família / Muito menos filho / Porque já sabia / Que ia matar vários índios” MC CAROL. Não foi Cabral. Produção independente, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/2JEFwx>
A produção textual sempre leva em consideração a gama de sentidos possíveis que circulam numa determinada conjuntura social. Tais sentidos são, por vezes, resgatados de imediato, principalmente quando o tema abordado no construto textual alude a informações cristalizadas na memória coletiva. Pode-se dizer, por exemplo, que o segundo dos excertos acima faz referência ao primeiro, e que este último, por sua vez, reflete um saber já sedimentado na sociedade brasileira – o de que o Brasil foi “descoberto” por Álvares Cabral.
A respeito desse mecanismo de recuperação de informações e de referências (direta ou indiretamente e, por consequência, mostradas ou veladas), no que diz respeito ao texto, podemos identificar:
	
	a.
	Plágio, já que o segundo texto se utilizou do primeiro e não o referenciou adequadamente. Pelo gênero em que se enquadra, i. e. canção, MC Carol deveria citar Pimenta desta forma: PIMENTA (2013).
	
	b.
	Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a referência se dá com uma informação cristalizada pela memória coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto de Pimenta.
	
	c.
	Intergenericidade, pois a conexão temática entre os textos é suficiente para atrelar um e outro gênero textual. Assim, a canção pode muito bem trazer elementos do artigo científico para si, como as citações, por exemplo, desde que sejam realizadas de maneira a não prejudicar a melodia.
	
	d.
	Nenhuma das alternativas é correta.
	
	e.
	Intergenericidade, uma vez que existe uma hibridização entre o gênero canção e o gênero artigo, em questão. Nesses moldes, o primeiro texto poderia, sem prejuízo de adequação genérica, ser musicado.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Considerando as funções de linguagem, analise o texto a seguir:
"Bizarro: 1. gentil, nobre, generoso. 2. Bem-apessoado, bem-parecido, garboso. 3. Vestido com elegância; bem vestido. 4. Fanfarrão, jactancioso. 5. Extravagante, esquisito. (Aurélio Buarque de Holanda)."
A função de linguagem que corretamente identifica esse tipo de explicação é a:
	
	a.
	Metalinguística.
	
	b.
	Fática.
	
	c.
	Poética.
	
	d.
	Conativa.
	
	e.
	Expressiva.
1 pontos   
PERGUNTA 6
As variedades linguísticas relacionadas ao nível de formalidade são chamadas de registros ou níveis de linguagem. Assim, existem registros mais ou menos formais. Também considerando a linha ascendente de formalidade temos:
I. Familiar – conversa familiar privada.
II. Casual – conversa entre amigos.
III. Coloquial – conversa formal entre amigos muito Íntimos.
IV. Formal – algo deliberativo, conferência, palestra.
Está correto o que se declara:
	
	a.
	Em I, II e IV
	
	b.
	Em II e III
	
	c.
	Em I e II
	
	d.
	Em I e III
	
	e.
	Em I
1 pontos   
PERGUNTA 7
A escrita é uma das modalidades de comunicação de que as pessoas se utilizam para expressar algo. Ela pode se prestar a várias finalidades, como informar, entreter, convencer, divulgar, descrever etc; na mesma medida, existem diferentes níveis de formalidade que a linguagem escrita assume, a depender dos meios onde circula e do propósito comunicativo a que se presta. Ao escrever um bilhete, por exemplo, não precisamos ser tão formais ou mobilizar tantas informações quanto num artigo científico, por exemplo. Nessa mesma esteira de pensamento, o conhecimento e uso apropriado das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se garanta a expressão adequada nas mais diversas situações comunicativas.  
Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas, mais tradicional, exige que você escreva uma carta de solicitação de emprego, onde constem dados pessoais, experiências prévias e um breve resumo sobre as suas habilidades e competências. Ao redigí-la, espera-se que você:  
	
	a.
	evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma padrão.
	
	b.
	apresente, prioritariamente, elementos não verbais.
	
	c.
	faça uso de gírias.
	
	d.
	faça uso da linguagem metafórica, estruturando a carta como poema.
	
	e.
	utilize o registro informal da língua.
1 pontos   
PERGUNTA 8
Considere o texto a seguir:
O português arcaico corresponde ao período marcado pelas Grandes Navegações. Durante essa época, Portugal buscava exaltar suas conquistas e glórias de seu povo, afirmando-se como nação perante o resto da Europa. Para tanto, a coroa encomendava obras literárias que enaltecessem os feitos dos portugueses, como é o caso de Os Lusíadas, de Camões. Durante este período do português, o latim deixa de ser a língua da nobreza e passaa ser considerada uma língua de apoio, um adstrato, apenas para o desenvolvimento de termos científicos e eruditos.
Marque a alternativa que indique, corretamente e nesta sequência, gênero, função e ênfase de pessoa que categorizam adequadamente o excerto acima:
	
	a.
	Artigo, Metalinguística, Emissor.
	
	b.
	Artigo de opinião, Referencial, Receptor.
	
	c.
	Artigo, Conativa, Receptor.
	
	d.
	Artigo de opinião, Emotiva, Emissor.
	
	e.
	Artigo, Referencial, Referente.
1 pontos   
PERGUNTA 9
Existem diferentes sentidos que podem ser atribuídos aos mesmos X linguísticos a depender do Y. Isso ocorre porque cada comunidade de fala adota um sentido distinto para esses X, que varia conforme as Z adotadas para a compreensão das mensagens produzidas nas esferas discursivas daquela comunidade específica.
As palavras que correspondem, satisfatoriamente, às letras X, Y e Z no excerto acima, são, respectivamente:
	
	a.
	signos; significante; significado.
	
	b.
	variantes; enunciado; consoantes.
	
	c.
	variantes; consoante; enunciado.
	
	d.
	contextos; signos; variantes.
	
	e.
	signos; contexto; normas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
Considere os recursos verbais e não verbais, analise a charge e indique a afirmação INADEQUADA.
No quadro:É frequente o descaso com o ensino público
Professor: O que mudou nessa frase?
Aluno: Nada!
	
	a.
	O emissor, no caso o professor, por meio de uma linguagem verbal, busca interagir com os alunos sobre o tema, porém o interlocutor, um dos alunos, constrói um efeito de sentido que quebra a expectativa da abordagem gramatical, o que pode ser comprovada pela linguagem não verbal.
	
	b.
	A aula de Português da charge, de fato, esclarece que a eliminação do trema, como no caso de frequente, deve, conforme a língua padrão, mudar a pronúncia.
	
	c.
	Na abordagem gramatical, espera-se que identifique a eliminação do trema da palavra “frequente”, pois o tema da aula é Reforma Ortográfica.
	
	d.
	Entende-se que esta charge retrata uma aula de Português cujo tema é Reforma Ortográfica.
	
	e.
	A intenção comunicativa do interlocutor, em sua análise textual, foi criticar a ausência de uma política de qualidade com o ensino público, por isso a resposta dele “NADA”, o que significa que o aluno relacionou a fatores extralinguísticos para a construção do sentido da frase.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes