Buscar

Revisão BCO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades de Revisão 1
1. Qual a diferença entre o modo como a tragédia e a comédia abordam seus temas?
R- Ambos subgêneros têm sua origem ligada ao culto do deus Dionísio.Porém,diferenciam-se quanto a temática e abordagem,apresentando assim a tragédia temas tradicionais relacionados aos grandes mitos, ocorrendo diversidade de tratamentos dados ao mesmo tema.
 Já a comédia apresenta temática variada e atual,mesmo que possa servir-se de mitos parodeando a tragédia.
 Entretanto,a comédia possui uma dupla possibilidade classificando como comédia antiga quanto é comum abordar temas políticos e comédia atual quando sua temática envolve temas do âmbito social.
2. Como podemos relacionar mito e filosofia? (mínimo de 10 linhas)
R-O mito é uma narrativa organizada,oral e tradicional,constituindo-se como uma primeira tentativa de explicação do mundo,de fenômenos da natureza e de elementos da vida humana.Ele não opõe-se,necessariamen-te à razão.
 Assim,essa propensão natural que busca explicação para tudo aquilo que nos cerca estabelece como marca o surgimento da filosofia.Esta sendo definida como " amor à sabedoria",é a admiração,a perplexidade do homem diante das dificuldades mais simples.
 Ambos nascem de um desejo comum pelo saber,que não pode ser,segundo Aristóteles, delimitado como específico de uma cultura pois é inato do ser humano.
3.Quais são os principais elementos ou características que contribuíram para o surgimento da filosofia? (mínimo de 10linhas)
R- Aristóteles ao escrever "Todos os homens têm,por natureza,o desejo de saber" estabelece o conceito que a busca pelo conhecimento é inato ao ser humano,não sendo específico de determinada cultura.
 Sendo assim,alguns aspectos justificam o fato para a eclosão do pensamento filosófico ter ocorrido na Grécia antiga.Entre eles, temos a situação geográfica,que permite contato dessa civilização com coutras devido ao comércio marítimo;o ambiente intelectual pois a poesia dos séculos VII e VI aborda frequemente temas relativos à existência humana;a influência da religião que propaga alguns conceitos que serão utilizados pelos primeiros filósofos como por exemplo,o orfismo;as teogonias que se constituem por uma tentativa de explicar a origem dos deuses e do mundo;a sabedoria gnômica que se define como máximas de cunho moral e político que circulavam entre os gregos sendo sua origem atribuída aos Sete Sábios e,o ócio ou lazer sentido ligado ao sentido de tempo livre para dedicarem-se às atividades intelectuais.
4.Quais são os principais elementos ou características da filosofia?
 R - Os principais elementos definem-se como:ciência ou conhecimentos das coisas humanas e divinas e de suas causas,na medida em que é possível ao homem avaliá-la.
5. Após ler o livro VII da República de Platão, você encontra com um amigo:(mínimo de 20 linhas)
a) conte a ele, em linhas gerais, a alegoria da caverna descrita no texto de Platão;
R- Platão descreve uma caverna na qual pessoas estavam aprisionadas desde seu nascimento.Elas estavam forçadas a viverem ali acorrentadas olhando sempre para o fundo da mesma,onde eram projetadas sombras de objetos a partir de um fogo.Tudo o que essas pessoas conheciam eram as sombras,sendo assim o mundo das sombras, sua realidade.
 Um desses prisioneiros é,então libertado e forçado a virar-se e ir para a entrada da caverna.
 À medida que subia,aproximava-se da luz do fogo,o que causava-lhe enorme desconforto.Mesmo tentando voltar para o interior da caverna ele era forçado a prosseguir,atordoado pela luz do Sol.
 Com o passar do tempo,seus olhos começavam a apresentar aparente adaptação à claridade,o que permitia contemplar os objetos desse mundo superior e conhecer suas realidades antes negadas.
 Se tentasse descer à caverna e relatar suas novas experiências aos seus companheiros poderia ser humilhado por eles, diante da dificuldade que apresentaria de conviver novamente com a escuridão e imobilidade,pois acreditariam serem causadas pela saída da caverna.
 Ainda que tentasse libertar os que encontravam-se acorrentados e tentasse forçá-los a sair,assustados tentariam matá-lo temendo o estado pelo companheiro.
b) explique, com suas palavras, o sentido da alegoria.
R-Alegoria é empregada como metáfora por Platão descreve o estado de nossa alma com relação quanto à educação e à ignorância ao estabelecer um paralelo onde a caverna representa uma vida de ignorância e a ascensão para fora dela,a educação,que é árdua e difícil.
6. Relacione com a filosofia os seguintes conceitos: (mínimo de 15 linhas)
a) admiração;
b) ignorância;
c) ócio;
d) verdade.
R- Segundo Aristóteles,é através da admiração que o homem começa a filosofar,característica natural ao espírito humano.Através da ignorância surgem a admiração e a dúvida pois quando o homem se depara com algo que desconhece,fica admirado,perplexo e assim,cheio de dúvidas,busca explicações já que ignora não atende às suas expectativas.
 A busca pelo saber faz necessário unicamente como forma de cessar sua ignorância,estabelecendo a verdade,que para Aristóteles para conhecê-la é faz-se necessário combater o erro.
 Santo Agostinho apresenta a mesma percepção ao identificar a necessidade da posse e uso da verdade para uma vida feliz.
 Em uma passagem da Metafísica,o filósofo Aristóteles mostra que o ócio foi um fator importante que justificou a dedicação do homem à filosofia.
 O ócio representava tempo livre para a dedicar à educação do nosso espírito.

Outros materiais