Buscar

Trabalho da Disciplina [AVA 3] EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à 
inovação em suas empresas? 
Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à 
inovação em suas empresas? 
Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à 
inovação em suas empresas? 
Aluna: Livia Nascimento Gomes. / Matrícula: 20141109344
1.Suponha que, a partir de uma pesquisa interna, a empresa XYZ identificou que seus colaboradores reclamavam da falta de canais de acesso e comunicação com os superiores imediatos. A pesquisa sinalizou também que este procedimento dificultava o processo de inovação na empresa. Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à inovação em suas empresas?
O primeiro ponto é verificar a veracidade das informações recebidas na pesquisa, verificando os critérios utilizados. 
Uma opção é mesclar os colaboradores com a diretoria no mesmo espaço físico. Pode ser difícil para os diretores e gerentes aceitarem, mas os benefícios em termos de fluxo/movimentação de ideias e informações com aqueles que tem o poder de fazer estas mudanças acontecerem. Outra opção é reunir um grupo de colaboradores com capacidade intelectual, para debater sobre como melhorar a comunicação direta com os diretores/supervisores ou implantar uma terceira opção: contratação de empresa terceirizada para consultoria. 
A criação de um clima bom à inovação não se cria de um dia para o outro. É preciso tempo para que as pessoas introduzam as medidas empregadas e vão se adaptando com a nova atitude das pessoas, principalmente da liderança, aqueles que devem começar a mudar a atitude.
2. Quais os principais mecanismos de coleta de informações que poderão ser utilizados pelos consultores para a realização de seu trabalho?
De início o consultor deve conhecer especificamente o quadro/problema apresentada pelo cliente que o contratou, conhecer os hábitos e as políticas internas da empresa, o ambiente corporativo, ou seja, como é o relacionamento dos colaboradores. São diversos os métodos que o consultor pode utilizar para coletar dados, dentre elas: entrevistas, relatórios, questionários, informações externas e etc.

Outros materiais