Buscar

dissertação A importância da administração de produção no curso de administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEMA
A importância da administração de produção no curso de administração
TITULO
Administração de Produção
OBJETIVO
Esta dissertação busca demonstrar a importância da administração de produção no curso de administração de empresas. As várias possibilidades oferecidas por esta ferramenta permitem desenvolver estratégias de controle e planejamento visando atingir a maximização dos resultados 
A partir da avaliação dos conceitos descritos é possível elaborar uma conclusão coerente com a realidade da situação, suas variáveis e desdobramentos previsíveis.
JUSTIFICATIVA
Administração da produção seja bem físico ou prestação de serviço, ou ainda atividade industrial, nada mais é do que transformar matéria prima em um produto que agregue valor.. A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
INTRODUÇÃO 
A atividade produtiva, com objetivo de agregar valor, acompanha o homem desde o inicio dos tempos, quando os primeiros habitantes da terra poliam a pedra para transformá-la em um utensílio, ou seja, é uma atividade de transformação da matéria prima em algo mais útil; uma atividade produtiva que agrega valor.. 
No inicio, a atividade de elaborar a matéria prima era desempenhada por pessoas habilidosas, os chamados artesãos, com objetivo único de trocar seus produtos, por outros manufaturados de que necessitavam. O aumento da procura por determinado produto, fez com que estes artesãos incrementassem sua produção, inclusive contratando outras pessoas para auxiliá-los. Surgiu assim o “processo produtivo”
A Revolução industrial dos séculos XVIII e XIX preparou o caminho para a moderna Administração da Produção e Operações, mas foi mesmo com os grandes avanços que se deram no século XX particularmente nos Estados Unidos que as técnicas e instrumentos de gestão da produção se difundiram por inúmeros países. 
DESENVOLVIMENTO
Administração da Produção busca utilizar os recursos da organização tendo como meta melhorar a produtividade, aprimorando-os constantemente, na incessante busca por sistemas e processos mais eficientes e com menor custo. 
Produtividade esta relacionada com o uso eficiente dos recursos, quer sejam materiais humanos, financeiros, mercadológicos ou administrativos.  
Ter alta produtividade é alcançar resultados muito bons, a partir de um determinado recurso. É aproveitar bem a matéria prima, a capacidade das máquinas, o tempo a as habilidades das pessoas. 
Ao longo desse processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade. 
A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:
Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo. 
Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços. 
Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos. 
Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta. 
Ergonomia 
Estudo de tempos e movimentos 
Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento. 
Planejamento e controle de projetos 
 A função produção se encarrega de produzir os bens e serviços demandados pelos consumidores. 
A produção deve apoiar a estratégia desenvolvendo objetivos e políticas apropriadas aos recursos que administra, fazendo a estratégia acontecer, transformando decisões estratégicas em realidade operacional fornecendo os meios para a obtenção de vantagem competitiva. 
Para que as organizações sejam bem sucedidas, sua contribuição é determinante. Ela proporciona à organização uma "vantagem baseada em produção". 
São cinco os objetivos de produção:
• Fazer certo na primeira 
• Fazer com rapidez, minimizando o tempo entre o pedido e a entrega
• Atender os prazos e compromissos
• Estar em condições de mudar rapidamente para atender às exigências dos consumidores. 
• Produzir com baixos custos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No atual contexto cada vez mais competitivo em que as empresas atuam,
planejar e controlar a produção, mais que uma necessidade, será uma imposição. O planejamento é extremamente útil já que permite à empresa não somente traçar metas e objetivos, incrementar o processo de produção, mas porque pode levar a um maior e melhor conhecimento de sua estrutura.
Da mesma forma, o controle da produção permite identificar carências e
falhas que possam ocorrer, impedindo que prejudiquem o andamento do processo produtivo.
O planejamento e controle da produção são, em suma, instrumentos
gerenciais de grande importância para as empresas, pois os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas..
BIBLIOGRAFIA: 
<Administração da Produção, Unidade 1 Tópico 1 / Greuel, Marcos Alexandre; Cadore, Sérgio – Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). 2ª Edição Revista e Ampliada - Indaial: Ed. ASSELVI, 2007. 
a BIBLIOGRAFIA: Moreira, Daniel. Administração da Produção e Operações. 2ª. Edição. São Paulo: Pioneira, 1996 Slack, Nigel. Chambers, Stuart. Administração da Produção. 2ª. Edição, São Paulo: Atlas, 2002. Ballestero-Alvare, Maria Esmeralda. Administração da Qualidade e da Produtividade: Abordagens Do Processo Administrativo. 1ª Edição, São Paulo, Atlas, 2001.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes