Buscar

Avaliação Parcial 2 gestão integrada de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: GST1711_SM_201201181801 V.1 
	Aluno(a): FERNANDA REIS SILVA DE SOUZA
	Matrícula: 201201181801
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 18/05/2018 15:05:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201202373469)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.
		
	
	Seguir um plano de carreiras é responsabilidade do próprio empregado, que deve buscar empresas que garantam sua estabilidade no cargo.
	
	O plano de carreiras não existe em empresas com estruturas achatadas, porque não há possibilidades de movimentação horizontal.
	 
	Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade vinculada do plano de carreiras.
	
	O plano de carreiras aumenta a ansiedade dos funcionários porque eles ficam sabendo quais são os critérios para demissão.
	
	Um plano de carreiras impossibilita o planejamento da sucessão porque define os critérios para progressão na carreira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201202373731)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A alternativa cujas funções NÃO se caracterizam como da área de Recursos Humanos é:
		
	
	Atração e seleção de pessoal.
	
	Avaliação de desempenho dos colaboradores.
	 
	Planejamento e controle de processos.
	
	Saúde e segurança ocupacional dos funcionários.
	
	Desenvolvimento de Carreira, Cargos e Salários dos colaboradores.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201202374306)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A importância da Gestão de pessoas dentro das empresas é crucial na medida que administra e soluciona impasses comuns a todos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das dificuldades da Administração de Recursos Humanos:
		
	 
	A ARH trabalha em ambientes e em condições que possuem um alto grau de poder e de controle sobre as áreas envolvidas.
	
	A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas.
	
	Os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH, mas principalmente alocados nos diversos órgãos da organização.
	 
	A ARH lida com meios, com recursos intermediários e não com fins.
	
	É uma função de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201202373670)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O modelo de gestão estratégica de pessoas exige: I- o fomento à incorporação da missão, visão e dos valores organizacionais; II- o fortalecimento da parceria entre as lideranças e suas respectivas equipes; III- a provisão dos recursos necessários à consolidação das ações de desenvolvimento. Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas o item II está correto.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201202374114)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Dutra, Joel Souza (2002), a gestão de pessoas pode ser entendida como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo. Por sua vez, quais são as técnicas utilizadas no ambiente interno na gestão de pessoas?
		
	
	Análise e descrição de cargos, treinamento, avaliação de desempenho, plano de benefícios sociais, legislação trabalhista e higiene e segurança.
	
	Análise e descrição de cargos, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, plano de benefícios sociais, política salarial e higiene e segurança.
	
	Análise e descrição de cargos, relações com sindicatos, avaliação de desempenho, plano de benefícios sociais, política salarial e higiene e segurança.
	 
	Análise e descrição de cargos, treinamento, avaliação de desempenho, plano de benefícios sociais, política salarial e higiene e segurança.
	
	Análise e descrição de cargos, treinamento, avaliação de desempenho, plano de benefícios sociais, política salarial e pesquisa de mercado de recursos humanos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201202374013)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
		
	 
	Ser inflexível
	
	Criar estratégias para tornar os colaboradores mais competitivos
	
	Atuar como assessoria junto ao gerentes na administração das políticas de Recursos Humanos.
	
	Estar alinhada com os objetivos organizacionais
	
	Traduzir os resultados da área em desempenho financeiro
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201202373963)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista envolve várias etapas como: Preparação, realização, encerramento e avaliação. O que deve ser considerado na etapa de preparação de uma entrevista?
		
	
	O entrevistador deve, ser possível, efetuar a avaliação do entrevistado enquanto os detalhes estão recentes em sua memória
	
	O entrevistador deve falar pouco, as perguntas não podem levar a respostas monossílabas e as perguntas devem ser formuladas levando-se em conta o nível social do candidato
	
	A apresentação dos candidatos com seu histórico profissional, educacional, familiar e social; atitudes e interesses e relacionamento interpessoal
	 
	A descrição e o perfil do cargo; o número, tipo e currículo dos candidatos; elaboração de um roteiro; local e material necessário
	
	A entrevista deve ser encerrada de modo eficiente e concreto, proporcionando ao candidato algum tipo de informação quanto à ação futura
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201202373831)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o valor do principal ativo das organizações, seu potencial humano, assim como os resultados das organizações, onde a missão dos Recursos Humanos é: I- Promover o desenvolvimento das organizações através do desenvolvimento das pessoas; II- Promover o desenvolvimento das pessoas, através do desenvolvimento das organizações. Marque a alternativa correta:
		
	
	  Apena a afirmativas I errada.
	 
	  Todas as alternativas estão corretas.
	
	 Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	 Todas as afirmativas estão erradas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201202372969)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Gustavo Vieira é Gerente de Recursos Humanos de uma indústria farmacêutica e percebeu que um dos motivos do baixo rendimento dos novos funcionários é a falta de integração com a empresa. Parte da solução está na adoção de um programa de integração, que deve ser estruturado de forma a:
		
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
	 
	fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele, reduzindo a ansiedade normal do período de adaptação.
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.
	
	assegurar o melhor aproveitamentodas pessoas, indicando-as para programas de treinamento e desenvolvimento que irão capacitá-las para ter condições de crescimento na carreira.
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201202373835)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A gerente de RH da Empresa Pés no Chão implementou ações de Integração com o objetivo de garantir a qualidade do ambiente de trabalho e a interação saudável entre as equipes. Em relação à gestão de Pessoas, ARH assumiu o papel de:
		
	
	a) condutor de mudanças
	
	d) administrador das estratégias empresariais
	
	b) prestador dos serviços de RH
	 
	e) facilitador do envolvimento dos funcionários.
	
	c) promotor da satisfação do cliente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes