Buscar

Apanhado Orientações em Supervisão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
QUESTÃO 1: Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão de conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos: as formas de convivência entre as pessoas, o respeito às diferenças, a cultura escolar (PROGESTÃO, 2001, p 45). De tal sorte que o processo de planejamento de uma escola vê-se como mecanismo de fortalecimento de sua autonomia e, para tanto, deve ser conduzido pela equipe escolar, a partir de sua realidade, fundamentado em fatos e dados e com foco na aprendizagem dos alunos. O plano corresponde ao documento que registra aonde chegar, como chegar, quando chegar e com que recursos. O plano de desenvolvimento da escola (PDE) não é substituto da Proposta ou do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola e com ele não se confunde.
Defina planejamento, estabeleça a função do planejamento escolar e defina PDE e seus objetivos.
R: Planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação das atividades. Planejar é levantar a situação atual, estabelecer o que se deseja mudar e organizar a ação futura. Esboça a situação futura a partir da atual. Prevê: o que, como, onde, quando, por que se quer realizar. Garante: objetividade, operacionalidade, funcionalidade exeqüibilidade, produtividade e continuidade da ação. PDE O Plano de Desenvolvimento da Escola (Pré-escola) é um processo gerencial de planejamento estratégico desenvolvido pela unidade escolar participante, apresenta em seus objetivos a melhoria da qualidade de ensino, a busca da eficiência e eficácia no sistema de ensino, o exercício da autonomia da escola na resolução de seus problemas e realização de suas aspirações.
QUESTÃO 2: Um aluno da escola MM, muito disciplinado e responsável, não conseguiu alcançar média necessária no bimestre, na disciplina de Língua Portuguesa. Esse aluno chegou ao final do ano com média final insuficiente. Qual o papel do pedagogo, exercendo orientação educacional, diante do exposto, sobre o processo de avaliação e a ação de orientação educacional na escola?
R: Informar os pais sobre o rendimento escolar; investigar, orientar e acompanhar o processo de recuperação do aluno com baixo rendimento escolar. Diante da situação apresentada acima há a necessidade de reavaliar-se o processo de ensino-aprendizagem e suas relações com o erro. Ao se falar em avaliação do processo ensino-aprendizagem, pensa-se em verificação do nível do que o aluno aprendeu. A avaliação apresenta três funções, de acordo com Haydt (2007, p. 16), são elas: \u201cdiagnosticar, controlar e classificar\u201d. Sob este olhar, o ritmo diferenciado de cada aluno deve ser respeitado, levando em consideração os diferentes ritmos de aprendizagem. O orientador educacional/supervisor escolar poderá auxiliar o professor a garantir aprendizagens significativas evidenciando e construindo estratégias de ensino que contemplem as diferenças individuais e diversidade de culturas. O erro, por exemplo, deve ser visto como uma oportunidade de ensino, já que a partir da sua análise crítica, propicia que o aluno crie procedimentos, critérios e discernimento para o confronto com os possíveis problemas, a fim de solucioná-los.
QUESTÃO 3: Maria da Costa, supervisora escolar, assumiu a coordenação de uma escola Municipal de Ensino Fundamental no mês de junho. Ao chegar, encontrou um quadro desafiador:
Professores desmotivados e desarticulados;
Alunos com baixo rendimento e indisciplinados;
Projeto pedagógico ainda em construção e sendo elaborado sem participação coletiva;
Relação com a comunidade apenas quando havia necessidade de resolver aspectos burocráticos e solicitar materiais para festinhas da unidade.
Diante do exposto e do estudo realizado nas disciplinas orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional, escreva um plano de trabalho de ação supervisora que articule o compromisso com a aprendizagem do aluno e a participação da comunidade escolar no
Cotidiano, bem como a participação dos professores na construção da proposta pedagógica, e que estimule o envolvimento destes no processo de ensino e aprendizagem do aluno.
O Plano de Trabalho deverá conter: Justificativa, Objetivos, Público Alvo, Embasamento Teórico, Atividades e Avaliação.
R:
QUESTÃO 4: A escola é lugar de estudo e trabalho coletivo. Portanto, o pedagogo, nos diversos papéis que pode assumir (supervisão escolar, coordenação pedagógica, orientação educacional), deverá atuar em parceria com todos os seguimentos e profissionais da escola, bem como participar das ações educativas desenvolvidas na escola, sempre de forma que incentive e fortaleça a participação coletiva da comunidade escolar na tomada de decisões da unidade escolar.
Diante do exposto, qual o papel do supervisor escolar/coordenador pedagógico ou orientador educacional sobre a prática desenvolvida na escola participativa para efetivação do processo de ensino-aprendizagem?
R:
QUESTÃO 5: Num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, estar formado para a vida significa mais do que reproduzir dados, determinar classificações ou identificar símbolos. Significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes de diferentes naturezas; participar socialmente, de forma prática e solidaria; ser capaz de elaborar críticas o propostas; e especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado (BRASIL, 2011, p. 9). Assim, o pedagogo com atuação, na coordenação pedagógica, orientação educacional ou supervisão escolar, ao elaborar um diagnóstico, ainda que seja formal ou informal, deve observar os mais variados aspectos da realidade escolar, e alguns pontos devem ser objeto de constante reflexão por parte deste profissional da educação das redes pública o particular de ensino.
A partir da afirmação, elenque e justifique no mínimo, dois aspectos a serem observados na realidade escolar para o profissional traçar seu plano de trabalho, bem como indique que técnicas e estratégias poderão ser utilizada para o diagnóstico.
R: pag. 32
QUESTÃO 6: \u201cA ação supervisora em sua prática acontece imbricada a um contexto social, econômico e cultural. A sociedade atual traz estratégias de conteúdos, conceitos e significados novos. Assim, um supervisor escolar atuando em um sistema d ensino municipal tem atribuições específicas. Elenque quatro atribuições, dentre as várias que compõem o fazer do supervisor escolar com atuação em sistema municipal de ensino.\u201d
R: Funções da Supervisão escolar Com o decorrer do tempo percebe-se que a função do supervisor escolar sofreu diversas mudanças significativas, passando por distintos perfis, tais como o de fiscalizador, controlador espontâneo, inspetor e atualmente, tem-se a visão do supervisor como parceiro e companheiro do trabalho pedagógico. A função primordial é de orientar para a ação educativa abrangente, dentro dos princípios legais e de formação integral. Partindo do princípio de que as funções da supervisão são múltiplas e significativas, faz se necessário destacar algumas delas conforme Brigs e Justman [19--?] apud Nérici (1978, p. 42-43), que são: ! Ajudar os professores a melhor compreenderem os objetivos reais da educação e o papel especial da escola na consecução dos mesmos. ! Auxiliar os professores a melhor compreenderem os problemas e necessidades dos jovens educados e atender, na medida do possível, a tais necessidades. ! Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade. ! Estabelecer fortes laços morais entre os professores quanto ao seu trabalho, de tal forma que operem em estreita e esclarecida cooperação, para que os mesmos fins gerais sejam atingidos. ! Identificar qual o tipo de trabalho mais adequado para cada professor, distribuindotarefas,

Outros materiais