Buscar

O grupo surge a partir da necessidade humana de sobrevivência, portanto, o ambiente em que o grupo se desenvolve é um produto humano.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicologia Organizacional
O grupo surge a partir da necessidade humana de sobrevivência, portanto, o ambiente em que o grupo se desenvolve é um produto humano. O grupo nos ajuda a entender quem somos e onde nos encaixamos nas relações com os outros. Os grupos podem ser de dois tipos, quais são eles?
	
	A
	Formais – Informais
	
	B
	Inovador – Proativo
	
	C
	Confiante – Apreensivo
	
	D
	Comunicativo – Introvertido
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Na tentativa de compreender os fenômenos sociais, Weber estabelece uma tipologia das ações sociais. A construção de uma tipologia faz parte de sua metodologia. As várias tipologias constituem um recurso que Weber chamou de tipo ideal.  Sobre o tipo ideal proposto por Weber é correto afirmar:
	
	A
	O tipo ideal existe em estado puro na realidade, sempre possui representatividade nos indivíduos em uma mesma sociedade, comunidade ou organização.
	
	B
	Com os tipos ideais, Weber deseja descobrir “leis gerais” da sociedade, afinal a partir desse tipo é possível determinar o comportamento social básico para todos os indivíduos.
	
	C
	Após a construção do tipo ideal, o investigador observa o aspecto da realidade que pretende estudar e procura ver quanto essa realidade se distancia ou se aproxima do tipo ideal construído teoricamente.
	
	D
	O tipo ideal sempre poderá ser encontrado tal e qual na realidade, ou seja, não há desvios nas condutas daqueles considerados do tipo ideal em uma sociedade ou comunidade.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor sua vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência. Além disso, a maneira de impor sua vontade e ditar as regras numa relação social pode variar. Por isso, Weber distingue três tipos básicos de dominação: a dominação carismática, a dominação tradicional e a dominação racional-legal. Sobre os três tipos de dominação é correto afirmar:
	
	A
	A dominação carismática baseia-se em um poder herdado na tradição.
	
	B
	A dominação racional-legal baseia-se na legitimidade das leis e na posição que os indivíduos ocupam na estrutura burocrática.
	
	C
	A dominação tradicional baseia-se em um poder mágico, religioso.
	
	D
	Na dominação carismática o líder governa por uma “herança”.
Questão 4/5 - Psicologia Organizacional
No ambiente de trabalho, as pessoas compartilham não só os serviços ou atividades a serem realizados, mas há também interações e sentimentos. À medida que o trabalho se desenvolve, prosseguem as interações. Considerando a relações interpessoais no ambiente de trabalho, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I- As pessoas compartilham não só as atividades, mas há interações e sentimentos;
II- Os sentimentos podem ser positivos ou negativos;
III- O ciclo atividade-interação-sentimento está relacionado diretamente com a competência técnica de cada indivíduo;
IV- Manter relacionamentos harmoniosos no ambiente de trabalho permite que as atividades sejam realizadas com cooperação;
	
	A
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas;
	
	C
	Apenas as proposições I, III e IV estão corretas;
	
	D
	Apenas as proposições I, II e IV estão corretas;
Questão 5/5 - Psicologia Organizacional
O processo interpessoal se dá através das interações humanas. Constitui-se das interferências ou reações voluntárias ou involuntárias que cada pessoa tem na presença de outra. Considerando o processo interpessoal, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
 
( ) o processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente sob a forma de comportamentos manifestos e não manifestos, verbais e não verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais.
( ) As interações não verbais ou não manifestas são as reações como: olhar, sorriso, gesto, postura corporal, aproximar-se ou afastar-se.
( ) Quando a primeira impressão é positiva haverá uma tendência a não estabelecer relações de aproximação, o que dificulta relacionamento interpessoal.
( ) Quando a percepção inicial é negativa, por parte de ambos ou por parte de uma pessoa, o relacionamento tende a ser mais difícil.
	
	A
	V-F-F-V
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-V-F-V
	
	D
	F-V-F-V

Outros materiais