Buscar

estágio VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

É possível dizer que a produção de texto é o ato de expor por meio de palavras as ideias, reflexões, sentimentos, informações.  Sendo uma ação de suma importância social, a escrita deve:
Escolha uma:
a. Estar pautada principalmente na leitura, uma vez que esta amplia o vocabulário e consequentemente a capacidade de compreender melhor o mundo que nos rodeia.
b. Oferecer ao indivíduo todas as condições de escrita e técnicas de produzir as ideias.
c. Facilitar a compreensão do indivíduo quanto ao mundo que o cerca sem que este tenha inferência em sua construção.
d. Deve desvincular-se da leitura e respeita o indivíduo como autônomo e capaz de desenvolver seu próprio caminho.
Questão 2
Antes mesmo de a criança aprender a ler e escrever, ela tem contato com o universo letrado. À medida que a criança vivencia situações inerentes à leitura e escrita, bem como, diferentes materiais com textos diferentes ela consegue identificar a diversidade da produção escrita. Portanto, antes de escrever a criança precisa compreender:
Escolha uma:
a. Os códigos da escrita e as regras de estruturação textual.
b. A forma padrão de registros de uma ideia ou sentimento de acordo com o gênero escolhido.
c. Que a relação leitura e escrita devem ser analisadas e estruturadas com coerência e coesão.
d. O que querem escrever, para quem escrever e qual gênero irá expressar melhor suas ideias.
Questão 3
Pensar o planejamento em educação, numa perspectiva de gestão democrática, implica redefinir sua função e sua forma de desenvolvimento e de organização, na perspectiva do planejamento participativo. Isso implica uma mudança de postura, na qual se destaca:
Escolha uma:
a. O fazer pedagógico e prático, considerando os registros.
b. A função burocrática atrelada ao fator ensino e aprendizagem pautada no tradicionalismo essencial.
c. A conduta de traduzir os direitos e deveres escolares como forma de democratizar o ensino e a aprendizagem participativa.
d. A função de mediador e articulador do trabalho coletivo na educação, em seus diferentes níveis, que se integram e se articulam por meio do planejamento participativo.
Questão 4
Um planejamento voltado para a construção de uma direção política e pedagógica de forma transparente e coletiva, emancipatória e comprometida deve ter como princípio norteador:
 
Escolha uma:
a. O conhecimento, o meio e a transparência.
b. A escola, o processo e seus objetivos formais e informais.
c. O processo, o objetivo, o meio e a práxis.
d. O aluno, a comunidade e prática docente.
Questão 5
Ao refletir sobre as questões que envolvem o processo de tomada de decisão entre alfabetizar e letrar, o docente necessita de um reforço de conhecimentos básicos que o leve ao entendimento realista da prática. Nesse sentido a produção de textos, o planejamento, a leitura e a escrita assumem um espaço privilegiado de desenvolvimento. Nesse sentido, o docente deve refletir sobre:
Escolha uma:
a. Valorizo a cultura do sistema de literatura brasileira? Sou a favor do letramento? Vivencio o letramento?
b. Compreendo e valorizo a cultura escrita? Tenho apropriação do sistema escrito? Produzo textos diversos? Leio regularmente? Desenvolvo a oralidade?
c. Procuro ajuda quando o aluno não aprende? A leitura e a escrita são verdadeiras motivações para o aluno?
d. Valorizo as atitudes dos alunos quanto aos pequenos avanços de leitura e escrita? Percebo, no cotidiano, as ações que podem ser trabalhadas na produção de textos diversos?
Questão 6
Quanto à análise da Alfabetização com Receita e Alfabetização sem Receita, é possível afirmar:
Escolha uma:
a. Que a alfabetização deve ser ampliada e modificada constantemente para encontrar o método e a técnica perfeita de resultados específicos.
b. Que alfabetização requer ser cuidada com método e prática constante de testes.
c. Que alfabetização não exige método de ensino, mas apenas afetividade.
d. Que a alfabetização requer diálogo, método, recursos diversificados e desafios.
Questão 7
 Lopes (1992) indica alguns pressupostos para um planejamento de ensino que considere a dinamicidade do conhecimento escolar e sua articulação com a realidade histórica. São eles:
Escolha uma:
a. Produzir conhecimento com significação no processo, reflexão permanente dos conteúdos sob diferentes pontos de vista, desenvolver a ação curiosa, investigativa e científica do processo não acreditando que o saber está pronto e acabado.
b. Conhecimento com investimentos econômicos e sociais, conteúdos de acordo com a visão estabelecida e defendida pela escola.
c. Conteúdos significativos abordados na visão cognitivista e conceitualista, visão de investigação e desafios científicos.
d. Metodologias de fácil assimilação pelo aluno, conteúdos sociáveis e desafiantes, reflexão permanente destes para o desenvolvimento da sociedade, conhecimento como resultante das diferenças encontradas na sociedade e escola.
Questão 8
A prática da produção textual visa formar alunos escritores competentes, aptos a criar textos coerentes, coesos e eficazes. É papel da escola propor aos alunos atividades diversificadas que constituam um desafio a sua criatividade e ao seu desempenho e que permitam desenvolver sua competência escrita. De acordo com os PCNs a produção de texto está relacionada à intertextualidade. Portanto:
Escolha uma:
a. A intertextualidade é o resultado que se tem da ligação entre os textos já produzidos com os que ainda serão produzidos, sendo estes resultantes do processo discursivo.
b. O discurso não acontece no acaso, mas nas produções que cada indivíduo promove, ou seja, a individualidade é considerada como prioridade na produção.
c. A intertextualidade é a forma com que os indivíduos leitores e escritores exercem ao colocar suas expectativas em forma de registro.
d. Toda produção é um ato elaborado e pensado de forma isolada e portanto não há intertextualidade que se faça em coletividade.
Questão 9
A prática de produção textual deve atingir um patamar inovador e substancial que compreenda o sujeito como agente interativo desse processo e que necessita de forma emergencial ser atendido dinamicamente. Nesse processo a escola e os professores carecem rever a prática de sala de aula e ir à busca das preferências dos alunos. Referindo-se aos fatores que dificultam ou impedem a produção textual, os alunos enumeram elementos como:
Escolha uma:
a. A Leitura como principal meio para provar o que adquiriu.
b. Liberdade para criatividade.
c. Tema, gênero textual, tempo, medos e frustrações.
d. Texto narrativo.
Questão 10
A revisão do próprio texto é parte indispensável no processo de escrita. Por meio de práticas mediadas é possível ao aluno se apropriar de habilidades necessárias à autocorreção. De acordo com Medeiros:
Escolha uma:
a. Identificar no aluno as capacidade de leitura e escrita e oferecer o apoio instrumental e específico, identificando se as ideias estão coerentes.
b. O ensino de operações básicas de revisão, como cortar palavras excessivas, substituições de palavras vagas e inadequadas, acréscimos de elementos que torne o pensamento mais claro, organizar as ideias.
c. Revisão de texto não existe, uma vez que este é o resultado da produção individual e singular, não podendo ser alterado.
d. Fornecer ao aluno subsídios de correção como, sublinhar as palavras com escrita incoerente e/ ou incorreta, acrescentar elementos que torne o texto mais legível.

Outros materiais

Outros materiais