Buscar

AV2 patologia ESDRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 44897)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A hemostasia desempenha um papel fundamental na circulação sanguínea. Um distúrbio na hemostasia caracterizado pela ativação dos efeitos pró-coagulantes é:
		
	
	esteatose.
	
	glicogenose.
	
	antracose.
	 
	trombose.
	 
	hemorragia.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 36288)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Neoplasia é:
		
	
	Um crescimento excessivo e sem controle de vírus dentro de células normais.
	
	Um tecido normal que se transforma em outro, também normal, mas com função diferente.
	
	Um processo totalmente reversível.
	
	Um crescimento excessivo e sem controle de células normais.
	 
	Um crescimento excessivo e sem controle de células anormais.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 77268)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Normalmente a aterosclerose é relacionada apenas aos danos causados no coração, que levam ao infarto do miocárdio. No entanto, a falta de irrigação sanguínea no cérebro causa danos irreversíveis como a atrofia senil, que diminui muito a capacidade cerebral. Podemos afirmar que o córtex cerebral responde a falta de circulação, com:
		
	 
	Atrofia
	
	Hipertrofia
	
	Displasia
	
	Metaplasia
	 
	Necrose
	
	
	 4a Questão (Cód.: 138901)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como os macrófagos, são grandes leucócitos que fagocitam micróbios e outros antígenos. Possuem grânulos contendo enzimas para destruir antígenos fagocitados. A oração faz menção aos:
		
	
	Basófilos.
	
	Linfócitos.
	 
	Neutrófilos.
	
	Eosinófilos.
	
	Acidófilos.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 38231)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		
	
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina.
	 
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso.
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado.
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 39213)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	Variações do meio ambiente
	
	Aspectos das doenças
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	Variações metabólicas
	
	
	 7a Questão (Cód.: 39671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale o item que NÃO representa o processo de reparo tecidual por cicatrização:
		
	
	Crescimento do epitélio;
	
	Proliferação de fibroblastos;
	
	Síntese de colágeno;
	
	Angiogênese;
	 
	Presença abundante de mastócitos.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 41162)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre as substâncias mediadoras do Processo Inflamatório, qual é a responsável por inibir a coagulação e impedir a conversão de pró-trombina em trombina?
		
	
	Leucotrienos
	
	Histamina
	
	Serotonina
	 
	Prostaglandina
	 
	Heparina
	
	
	 9a Questão (Cód.: 44275)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Rita, 14 anos, chegou à emergência de um hospital acompanhada de sua mãe, com queixa principal de desconforto no hipocôndrio direito. Durante a anamnese, a mãe da paciente relatou que a filha vinha apresentando emagrecimento progressivo, amenorréia (falta de menstruação), comportamento alimentar alterado caracterizado pela negação do próprio apetite e distorção da imagem corporal. Durante o exame físico, a paciente foi submetida à palpação abdominal e foi observada hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado). A avaliação antropométrica revelou que a paciente encontrava-se desnutrida. O diagnóstico foi esteatose hepática e anorexia nervosa. Explique a principal etiopatogenia da esteatose hepática nessa situação.
		
	
Resposta: A principal causa da esteatose hepatica é devido ao grande acumulo de lipidios (triglicerideos) no citoplasma da céluas do figado levando há disfunçaõ metabolica do figado podendo ate evoluir pra uma cirrose.
	
Gabarito: Ingestão calórica deficiente: mobilização de triglicerídios do tecido adiposo (lipólise) como fonte energética, aumento do aporte de ácidos graxos para o fígado, triglicerídios no citoplasma. Desnutrição protéica: deficiência na síntese de apoproteínas, redução na formação de lipoproteínas e transporte de triglicerídios para fora do fígado.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 41604)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um processo lesivo, independentemente da causa, sempre gera uma série de alterações metabólicas decorrentes da resposta inflamatória do corpo humano. Partindo deste conceito, cite os 5 sinais básicos do Processo Inflamatório e explique porque eles acontecem.
		
	
Resposta: 1-Calor, ocorre devido a vasodilatação dos vasos ou capilares sanguineos proximos ao tecido lesado. 2-Rubor,tambem ocorre devido a vasadilatação. 3-Tumor,occore devido ao aumento da peramilidade do vaso. 4-Dor,ocorre devido a liberação de citocinas. 5-Perda da função,devido a lesão tecidual .
	
Gabarito: CALOR E VERMELHIDÃO : DECORRENTES DO AUMENTO DO FLUXO SANGUÍNEO NA ÁREA E DA TAXA DE METABOLISMO CELULAR; EDEMA: RESULTADO DE VÁRIOS AGENTES INFLAMATÓRIOS NA ÁREA; DOR: CAUSADA PELA LIBERAÇÃO DE IRRITANTES QUÍMICOS E PELO AUMENTO DA PRESSÃO NO TECIDO; PERDA DA FUNÇÃO: RESULTADO DA INFLAMAÇÃO em LONGO PRAZO.

Outros materiais