Buscar

AV1 Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV1_201001360737 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	Turma: 9009/BM
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 17/04/2014 08:13:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201001462864)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos objetivos do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	
	O direito ambiental foi criado apenas para proteger, preservar o meio ambiental.
	 
	O direito ambiental visa compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, gerando também um desenvolvimento social. Este é o elo do direito ambiental com o direito econômico.
	
	O direito ambiental brasileiro quer frear o desenvolvimento sócio econômico.
	
	O direito ambiental brasileiro está ligado apenas com o desenvolvimento econômico.
	
	O direito econômico não está ligado ao direito ambiental.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001479400)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(OAB/CESPE 2007.3) Segundo o jurista Vladimir Passos de Freitas, na concepção moderna de meio ambiente, este é considerado não apenas como a natureza, mas também como as modificações eu o homem nela vem introduzindo. Assim, assinala o jurista, é possível classificar o meio ambiente em ambiente natural, que compreende a água, a flora, o ar, a fauna e ambiente cultural, que abrange as obras de arte, imóveis históricos, museus, belas paisagens, enfim, tudo o que possa contribuir para o bem-estar e a felicidade do ser humano. Considerando tal concepção, assinale a opção correta.
		
	
	Os municípios não detêm competência para proteger o patrimônio cultural, em razão da relevância nacional dos bens que o integram.
	
	A Constituição Federal não admite formas específicas de proteção do patrimônio cultural, tais como o tombamento, o registro, o inventário, a retrocessão e a desapropriação.
	 
	As criações científicas e tecnológicas integram o patrimônio cultural brasileiro, sendo elas objeto de especial proteção pelo poder público
	
	Sendo comum a competência para a proteção do patrimônio cultural, União, estados, DF e municípios podem instituir tombamento de bens imóveis dotados de valor histórico-cultural, não se admitindo, porém o tombamento de um mesmo bem por mais de uma pessoa política, em razão da proibição do bis in idem.
	 
	A Constituição Federal admite formas específicas de proteção do patrimônio cultural, tais como o tombamento, o registro, o inventário, a retrocessão e a desapropriação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001584775)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado?
		
	
	Princípio do Poluidor Pagador
	
	Princípio da Precaução
	
	Princípio da Prevenção
	
	Princípio da Responsabilidade Intergeracional
	 
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001462206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio da prevenção ao dano ambiental é consagrado na Constituição brasileira através da exigência ou imposição de:
		
	
	Sanção penal pela ocorrência de dano ambiental.
	
	Obrigação de reparação pelo dano ambiental.
	
	Prisão domiciliar.
	
	Sanção administrativa pela ocorrência de dano ambiental.
	 
	Estudo de Impacto Ambiental ou Estudo Prévio de Impacto Ambiental
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001555023)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta CORRETA acerca dos direitos difusos:
		
	
	São aqueles de natureza divisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contraria por uma relação jurídica.
	 
	O art. 225, caput, da Magna Carta assegura o interesse difuso ao meio ambiente, estabelecendo concepções fundamentais sobre o Direito Ambiental, pois indica o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos e dispõe a natureza jurídica dos bens ambientais como de uso comum do povo.
	
	Os direitos difusos e os direitos individuais homogêneos são os decorrentes de origem comum e de natureza divisível.
	
	A conceituação de direito difuso é apresentada pela Constituição Federal de 1988
	
	São direitos amplos, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, ou seja, para que se satisfaça um de seus sujeitos, deve satisfazer-se a todos, pela sua transindividualidade e pela própria determinação de seus sujeitos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001581612)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 225.
		
	
	A CF expressa o dever de defender e preservar o meio ambiente notadamente para as presentes gerações
	
	A Constituição Federal de 1988 eleva o meio ambiente à categoria de direito ambiental exclusivo
	 
	O dever de defender e preservar para as presentes e futuras gerações é imposto, pela CF, à coletividade e ao Poder Público.
	
	O meio ambiente, tem que estar ecologicamente equilibrado para ser considerado como um direito fundamental de todos.
	 
	O meio ambiente é definido, constitucionalmente, como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001573367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente o licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
	
	Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.
	 
	A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
	
	O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
	
	a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001573351)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabilização.
		
	
	O poluidor terá que indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, por ser considerado responsável por sua ação, mas não necessariamente a terceiros, afetados por suaatividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente contra o poluidor.
	
	O poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos, será responsabilizado, com culpa ou sem culpa,
	 
	O poluidor, aquele que degrada a qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, causem poluição prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, é obrigado, dependendo ou não da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	O poluidor, aqule que causa poluição ambiental, ou seja, a alteração adversa das características do meio ambiente, é responsabilizado por agir dolosamente e, consequentemente, obrigado a reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	 
	Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceirtos afetados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001573406)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O art. 2º da Resolução CONAMA no. 001/86 prevê casos nos quais o Licenciamento Ambiental das atividades impactantes ou modificadoras do meio ambiente exige EIA e RIMA. Com relação ao licenciamento de atividades potencialmente poluidoras e a relação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Meio Ambiente -RIMA, para análise dos órgãos licenciadores, podemos afirmar que:
		
	
	O EIA e o RIMA não são exigidos para projetos urbanísticos, qualquer que seja a área de influência, visto tratar de obra de interesse relevante para o Município
	 
	O EIA e o RIMA possuem sua estrutura mínima que deve ser rigorosamente obedecida sob pena de não serem aprovados e por conseqüência disto haverá a possibilidade da obra não ser licenciada
	
	O EIA e o RIMA não são exigidos para obras de grande porte de interesse relevante para a União
	
	O estudo de impacto ambiental - EIA - deverá ser informado ao público sem qualquer restrição
	
	dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental - EIA e respectivo relatório de impacto atividades - RIMA, submetido sempre à aprovação o IBAMA, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001573484)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia as afirmativas que seguem:
I- O RIMA é parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental.
II- As diretrizes a serem seguidas para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental são determinadas exclusivamente pelo Órgão competente que realizar o Licenciamento Ambiental.
III- Durante o período da análise técnica, o RIMA deve estar disponível ao público no órgão ambiental estadual, observado o sigilo industrial.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
		
	 
	Apenas a afirmativa I
	
	Apenas a afirmativa III
	 
	Apenas a afirmativa I e III
	
	Apenas a afirmativa I e II
	
	Apenas a afirmativa II

Outros materiais