Buscar

Av2 Ambiental Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV2_» DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9008/AO
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2013 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201334738)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Indique, na ORDEM CORRETA, os procedimentos para que um empreendimento de significativo impacto ambiental possa adquirir o licenciamento ambiental.
		
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, seguido da licença ambiental de operação
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental
	
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de produção
	 
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de operação -
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do relatório de impacto ambiental
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201259837)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A competência para legislar sobre energia nuclear na Constituição brasileira é:
		
	
	Comum à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
	
	Concorrente entre União, Estados e Distrito Federal.
	
	Reservada aos Estados.
	
	Somente dos Municípios.
	 
	Privativa da União.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201378113)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Maraque a resposta CORRETA. Os objetivos do SNUC incluem:
		
	
	a contribuição para manter a diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, além da replicação das espécies ameaçadas de extinção por meio do processo de clonagem.
	
	a exploração do ambiente e dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos,
	
	o estímulo à substituição dos insumos naturais pelos equivalentes sintéticos na produção dos fármacos industriais, bem como a regulação do uso e da ocupação do solo nas estações ecológicas
	
	a promoção da utilização comercial da biodiversidade no processo de desenvolvimento econômico do país
	 
	a promoção do desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, bem como a proteção de paisagens naturais e pouco alteradas, de notável beleza cênica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201351655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as afirmativas:
I Doutrinariamente, pode-se afirmar que, num conceito de meio ambiente latu sensu, ingressam não apenas os elementos naturais ( os chamados recursos naturais), mas também, elementos culturais ( compreendendo, latu sensu, a paisagem, o patrimônio histórico e artístico, etc );
II O artigo 3º da lei 6938/81, define meio ambiente de forma muito ampla, pois este é formado pelo conjunto de condições, leis, influências e alterações, interações de ordem física, química e biológica, que permite , abriga e rege a vida em todas as suas formas;
III No direito brasileiro, o meio ambiente é matéria conceitual que abriga os recursos naturais e seus aspectos biodiversos;
IV O nosso direito positivo indicou como elemento caracterizador do meio ambiente a vida em geral, não apenas a humana, mas de todas as espécies animais e vegetais, abrangendo ainda os aspectos culturais e artificiais.
Assinale a afirmativa CORRETA:
		
	
	I,III e IV
	
	II,III e IV
	
	I,II e III
	 
	I, II e IV
	
	I, II, III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201345025)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa Correta em razão dos conteúdos estudados sobre poluição visual e poluição sonora.
		
	
	Entende-se por poluição sonora o ruído proveniente de uma determinada fonte manifestada, ao mesmo tempo, em vários ambientes.
	
	A terminologia, poluição estética, faz referência aos ruídos quando estes passam a ser um ¿contaminante¿, ou seja, um som que incomoda e que pode produzir efeitos fisiológicos e psicológicos nocivos para uma pessoa ou grupo de pessoas.
	
	A propaganda eleitoral, de acordo com o Código Eleitoral, não prejudica a estética urbana, nem causa poluição sonora, e devem ser sempre toleradas, pois o direito dos candidatos está respaldado por lei.
	
	Dentre as diretrizes gerais do Estatuto da Cidade sobre a ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar a deterioração das áreas urbanizadas e a degradação ambiental, não está previsto o controle da poluição, pois a poluição seja sonora ou a visual é matéria legislada pelo poder legislativo federal.
	 
	É considerado crime causar poluição, seja sonora, visual ou de qualquer outra natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana e ao meio ambiente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201259303)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São penas restritivas de direito na lei ambiental todas, exceto
		
	 
	prestação pecuniária.
	
	suspensão parcial ou total de atividades.
	
	recolhimento domiciliar
	
	interdição temporária de direitos.
	 
	destruição ou inutilização do produto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201381412)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado?
		
	 
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável
	
	Princípio da Prevenção
	 
	Princípio da Responsabilidade Intergeracional
	
	Princípio da Precaução
	
	Princípio do Poluidor Pagador
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201258629)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que se refere à proteção judicial e à responsabilidade em matéria ambiental, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Suponha que determinado indivíduo tenha praticado caça em propriedade particular, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a licença ou permissão obtida. Nessa situação, a competência para julgar o delito será da justiça federal, instância competente para processar e julgar os crimes praticados contra a fauna.
	
	Na hipótese de uma pessoa praticar, em período proibido, pesca em rio que sirva de limite entre dois estados, a competência para o processo e o julgamento será da justiça estadual de qualquer dos estados envolvidos.
	
	A pessoa jurídica de direito público ou privado responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental fica obrigada, independentemente de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao ambiente; no que se refere a pessoa física, porém, faz-se necessário o elemento subjetivo para configurar sua responsabilidade civil.
	
	As pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas, administrativa, civil e penalmente, por crimes ambientais, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade; contudo, nesse caso, a responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras oupartícipes do mesmo fato.
	 
	Para efeito de responsabilidade administrativa, considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do ambiente, podendo qualquer pessoa que constatar infração ambiental dirigir representação às autoridades competentes para que exerçam o poder de polícia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201258384)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA - é uma política pública que tem objetivos institucionais, econômicos, gerenciais e ecológicos. Explique o que vem a ser tal objetivo econômico.
		
	
Resposta: O objetivo econômico da Política Nacional do Meio Ambiente seria o crescimento ecônomico do país, sem prejudicar o meio ambiente, ou seja, interrelacionar o desenvolvimento sustentável ao crescimento econômico, buscando sempre opções economicamente viáveis e ambientalmente corretas. O Foco principal é o crescimento econômico sem degradar o meio ambiente.
	
Gabarito: Refere-se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201345596)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Art.225 da Constituição Federal impõe ao Poder Público definir espaços territoriais especialmente protegidos, em todas as unidades da Federação. A Lei 9.985/00 instituiu o SNUC, regulamentando o dispositivo previsto no art.225. Responda: como são denominados esses espaços territoriais especialmente protegidos pela Lei 9.985/00 e qual a finalidade de sua criação?
		
	
Resposta: São denominados Unidades de Conservação (UCs) e possuem a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável, bem como a proteção da fauna, flora, recursos hídrico, animais em exitinção etc. de determinada área. Tais unidades são instituídas por ato do governo nas esferas federal, estadual e municipal e na esfera federal possui o Instituto Chico Mendes como gestor.
	
Gabarito: São denomindas unidades de conservação. Dentre as finalidades de criação das Unidades de Conservação: conservar a diversidade biológica, proteger as espécies ameaçadas de extinção, preservar e restaurar a diversidade de ecossistemas, proteger as paisagens naturais, promover a sustentabilidade do uso dos recursos ambientais.As unidades de conservação se diferenciam também quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, as de proteção integral e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo, as de uso sustentável.

Outros materiais