Buscar

Resumo do artigo O estudo da linguagem: Considerações sobre as propostas de Bruner e Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do artigo 
O estudo da linguagem: Considerações sobre as propostas de Bruner e Skinner
Fonte: Revista de Psicologia, Fortaleza,v.4-n.1,p.112-119, Jan./Jun.2013
Autores: Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes e Janaina de Fátima Castro Caneguim
O objetivo do artigo foi levantar considerações e possíveis divergências e convergências das propostas teóricas sobre o estudo da linguagem e sua aquisição, baseando-se em duas obras clássicas, uma de Bruner (como as crianças aprendem a falar) e de Skinner (Comportamento Verbal). 
Para Bruner, a aquisição da linguagem ocorre quando a criança consegue dominar três aspectos: A Sintaxe, Semântica e pragmática. Destacando a Pragmatica como principal aspecto para o desenvolvimento da mesma. Além de sinalizar a interdependência dos três aspectos, sendo eles inseparáveis no processo de aquisição. Bruner considerava a pragmática como aspecto central, por observar que neste aspecto vemos que a atenção e ação conjunta com o outro, pelo uso da linguagem, gera a intenção comunicativa,concluindo que quando nos comunicamos já temos algo em mente, ou uma razão para comunicação, com alguma função a executar.Bruner também fala sobre dois mecanismos, o Push (interno ) e Pull ( externo) onde acredita-se que o organismo articula o aspecto impulsionador processual e a absorção da linguagem pelo meio social. Em outras palavras, podemos entender que no Push, há uma intenção da fala e seus objetivos, já no segundo mecanismo, mostra a participação da comunidade linguística promovendo encontros de fala de modo que a criança aprende a tornar sua comunicação verbal mais clara possível e capaz de atingir interações e trocas de intenções. Bruner destaca, o principal veiculo dos encontros de fala, denominado por Bruner como “formato” ou rotinas de interação, onde o adulto mais próximo auxiliaria na aquisição da linguagem não como um modelo, mas disponibilizando comunicação afetiva como dispositivo de interação possibilitando a continuidade da comunicação pré- linguística para linguística. Ressaltando assim, o suporte do adulto na aquisição e compreensão da linguagem na criança.
A proposta de Skinner sobre o assunto se inicia com a troca do termo usado por Bruner; Skinner usa o termo “comportamento verbal” para se tratar da linguagem. Enfatizando tal comportamento como operante, tendo em vista que o comportamento é estabelecido e mantido por consequências disponibilizadas por um ouvinte. Para Skinner a aquisição da linguagem seria o resultado de uma construção gradativa operada pela criança e que ocorre primordialmente pela experiência. Pode-se dizer que esse autor possui uma visão pragmática sobre o desenvolvimento da linguagem, focando o aspecto funcional do conhecimento. Viu-se também que Skinner não se contra punha aos aspectos estruturalistas, pelo contrário, entendia como importantes estudos complementares. Fato esse que as autoras do artigo chegaram a conclusão de que Skinner pode ter sofrido criticas pela incompreensão da proposta dele em relação a ênfase que dava no aspecto do funcionalismo da linguagem ( visão pragmatista) fato que está de contra Mão a correntes e pensamentos que são dirigidos aos aspectos estruturais da linguagem.
Os autores do artigo observaram alguns pontos que podem ser compreendidos como divergentes e convergentes entre as duas propostas teóricas, buscando uma reflexão. Sobre as divergências podemos falar do conceito da linguagem que para Skinner é considerado um comportamento operante como outro qualquer e que bem diferente de Bruner, Skinner não trouxe em seu livro clássico nenhum dado obtido por meio de estudos experimentais, baseando-se em suposições analógicas. Bruner por sua vez, traz em sua obra Child’s Talk:Learning to use language dados de um estudo feito com duas crianças, que o leva a mais uma divergência, pois a partir desse estudo in vivo, Bruner decide que só é possível o estudo da aquisição da linguagem em casa e não no laboratório. Fazendo observações sistemáticas quanto à interação mãe- criança. Que resultou em sua proposta sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem.
No que se refere a convergências podemos ver o aspecto pragmatista da linguagem apontados por ambos e a importância da contribuição do adulto próximo e a cultura, para que a criança desenvolva em sua linguagem.

Outros materiais