Buscar

Trabalho Final da Disciplina Relac.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA DE ESTRATÉGIAS EM RH
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a): Daniele Parreira Méra
Trabalho da disciplina Relação de Trabalho e Legislação Trabalhista
 Tutor: Profª. Silvanio Azevedo da Cunha
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso: Karen Leary (A)
REFERÊNCIA: Harvard Business School, 411 P08, July 19, 2010
Desenvolvimento:
O estudo fala sobre a relação de Karen Leary, a empresa Merrill Lynch e a equipe de consultores. Karen ingressou na Merrill como consultora financeira e devido a sua performance e ideias inovadoras, assumiu vários cargos de destaque dentro da empresa. Sua promoção ao cargo de Diretora de Vendas ocorreu 06 anos após a sua contratação e tornou-se responsável pela filial no centro de Chicago. Logo, passou a Vice-Presidente e Diretora Geral da filial Emville.
Ao iniciar sua jornada no novo escritório, Karen pensou em fazer mudanças, pois percebeu que os colaboradores, apesar de terem muito tempo de casa, tinham ideias medianas e não pensavam nos resultados gerais da empresa, o que prejudicava o seu crescimento vertical. Demissões foram realizadas e novas contratações também ocorreram. O foco era trazer novos brokers de empresas concorrentes cm bons resultados. Larry acreditava que contratar pessoas inexperientes poderia gerar altos custos até eles entrarem no ritmo do negócio
O perfil de liderança de Leary era muito presente e operacional. Ela passava parte do dia observando o trabalho dos consultores, como era o tratamento fornecido ao cliente e como os indicadores de mercado eram analisados. Além disso, dava assessoria e formação técnica aos consultores, com programas de estágio e coach. Suas atitudes de desenvolvimento eram bem vistas pelos seus superiores e ela recebeu muitos elogios pelos resultados e entrosamento das equipes.
Ao assumir o escritório de Emville, Karen contratou um Diretor Executivo de Complaince que tinha o objetivo de conhecer melhor os brokers e os avaliar. A performance agressiva de Karen trouxe resultados positivos, mas seu estilo de liderança desagradou alguns consultores, que reclamavam da pressão e dos controles constantes.
Leary com sua experiência de mercado percebeu que o mercado de Taiwan precisava ser desenvolvido. Colocou anúncios contratando consultores de origem taiwanesa para facilitar a penetração no mercado, devido a barreira da língua e as características culturais. Sua escolha foi por Ted Chung, um homem de 40 anos, de família estável, com carreira estruturada, que se demonstrou bem-sucedido como vendedor e empresário.
Ted Chung passou por 04 meses no programa de treinamento da Merrill Lynch. Nesse período, percebia-se que ele não gostava de relacionar-se com pessoas de nível hierárquico mais baixo que o seu, pois sempre dava um jeito de não ajudar aos colegas de equipe. Fato este que levou Karen a chamar sua atenção, pois ele estava ali para aprender e se desenvolver.
O relacionamento de Ted com a equipe de Nova York era sociável e bem estável. Ele era produtivo, político e utilizava a inteligência emocional para se estabelecer e ter a receptividade da equipe Merrill NY.
Ted Chung trabalhava individualmente, não dava ou recebia telefonemas, não registrava seus compromissos em sistemas ou fornecia explicações aos seus superiores. Ele passava a maior parte do tempo em eventos da comunidade Taiwanesa. Esse perfil individualista e falta de abertura de contas, preocupava Karen e a fazia se questionar quanto ao desenvolvimento de Ted.
Após o período de treinamento, Chung surpreendeu a todos com a abertura e uma conta de 06 milhões.
Chung era organizado e formal, mas continuava com o perfil individualista e reservado. Mantinha contato restrito com o cliente e não era transparente quanto aos investimentos que fazia para essa conta. Leary estava preocupada com os investimentos arriscados e tentou se aproximar do investidor, mas a barreira idiomática a impedia de fazer grandes intromissões. Chung reforçava que o seu cliente gostava de se relacionar somente com ele.
Leary via potencial em Chung, porém se assustou ao receber um pedido inusitado de Chung. Ele solicitava um escritório exclusivo, algo que era um importante símbolo de sucesso e só era conquistado depois de fitos expressivos e trabalho duro.
Karen estava indecisa quanto a esse pedido, afinal ia contra as regras da Merrill e Ted Chung só havia conquistado uma conta até o momento. Uma decisão erada prejudicaria sua imagem com toda a equipe e com as regras de meritocracia da empresa.
O mercado Taiwanês ainda tinha muito a oferecer e Karen Leary tinha uma difícil decisão em suas mãos. 
1

Outros materiais