Buscar

Trabalho Final da Disciplina Visão estrategica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA DE ESTRATÉGIAS EM RH
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a): Daniele Parreira Méra
Trabalho da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
 Tutor: Prof. João Teixeira de Azevedo Neto
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso: Anne Riley: Dispensada.
REFERÊNCIA: Harvard Business School, 9-612-008, September 10, 2011
Desenvolvimento:
O texto descreve a experiência vivida pela colaboradora Anne Riley na empresa Storrow. 
A jovem profissional planejou seu futuro desde o início da sua carreira. Desejava um emprego estável, seguro e sem grandes intercorrências. Formada em Contabilidade, Anne trabalhou em Nova York, por três anos, num dos maiores bancos de investimentos do mundo; mas decidiu que construiria sua carreira na área de Private Equity e, após 2 anos, cursaria um MBA da HBS.
Após receber várias propostas de emprego, Anne escolheu a empresa Storrow, devido ao seu prestigio no meio empresarial. Seu planejamento de carreira era ficar por 2 anos na Storrow e em seguida iniciar sua especialização. Com tudo acertado com área de recrutamento e seleção, Anne mudou-se para Chicago e iniciou sua jornada como Analista. Porém, com a crise econômica mundial, seu desligamento ocorreu após 5 meses da contratação e envolveu vários analistas da empresa.
Segundo o líder dos analistas, a decisão foi baseada no processo de desenvolvimento profissional e não em habilidades ou meritocracia O acordado foi o pagamento do salário, todos os benefícios e o bônus definido na contratação.
O repentino desligamento fez com que Anne temesse se desviar da sua metódica carreira e perdesse o controle da sua vida financeira e emocional. Afinal, ela tinha se mudado para Chicago, apenas por causa do emprego na Storrow, deixando em Nova York todos os seus amigos, familiares e a estabilidade que tanto prezava.
Anne temia por quanto tempo ficaria desempregada e se enfrentaria problemas financeiros até a sua recolocação no mercado.
Nos dias subsequentes a dispensa, Anne comparou-se a outro analista que permaneceu na empresa. Avaliou habilidades, competências, relacionamentos interpessoais e situação familiar entre eles. Compreendeu com mais clareza o motivo da escolha e registrou os pontos onde deveria aperfeiçoar suas competências. Apesar desse entendimento, Anne não conseguia deixar de sentir-se enganada pela empresa, pois tinha políticas progressistas e vivenciava o encorajamento a diversidade. Sentia-se respeitada e aceita pela equipe.
O feedback que recebeu de seus amigos e familiares, após contar sobre a dispensa foi da indiferença até a motivação para repensar suas aspirações e prioridades.
Esse emprego era o início da sua carreira e ela não deveria se desesperar ou frustra-se na primeira porta que se fechava. Era o momento de buscar novas oportunidades, aperfeiçoamento de seus conhecimentos, praticar o networking construído e decidir se ficaria ou mudaria de área de atuação.
Anne Riley conseguiu um novo cargo numa empresa que fazia parte do networking da sua antiga empresa.
Com o aprendizado adquirido na experiência anterior, tornou-se uma colaboradora mais atuante, ajudando em projetos de desenvolvimento de estratégias e interagindo com outras áreas internas para adquirir uma visão e conhecimentos amplos de todas as fases do processo. Desenvolvendo sua visão estratégia, Anne conseguiria manter-se na empresa, crescendo profissionalmente e por consequência, atingir suas metas de carreira.
Anne Riley é uma profissional com perfil planejador, resiliente, inteligente e sensata, que conseguiu apesar de todas as instabilidades enfrentadas na construção de sua carreira, atingir suas metas pré-estabelecidas dentro do prazo que julgava ideal.
Em agosto 2010, 02 anos após sua dispensa na Storrow, Anne matriculou-se no programa de MBA da HBS, exatamente como havia planejado.
No outono, quando começaram os recrutamentos para estágios de verão, Anne Riley resolveu deixar seus medos no passado e decidiu participar de entrevistas para PE, agora como estudante do programa de MBA da HBS.
Anne percebeu que sua dispensa na Storrow não afetaria seu futuro:
“Mas assim que comecei a receber convites para entrevistas, percebi que não tinha nada a perder."
1

Outros materiais