Buscar

Exercícios de Lipídeos: Tamanhos, Digestão e Transporte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercícios de lipídeos Bioquímica 1 
	Quais os diferentes tamanhos da cadeia de lipídeos?
	Qual a diferença entre lipídeos saturados e insaturados?
Lipídios saturados ⇒ Gordura saturada , ligação simples entre carbonos,estrutura linear, normalmente encontrada no estado sólido,. eleva o nível de LDL podendo causar problemas cardiológicos, exemplos clássico temos o Infarto e derrame cerebral
Lipídios insaturados⇒ Gordura insaturada, apresentam, uma ou mais ligações duplas, são saudáveis eleva o nível de lipoproteína no sangue  HDL .
	Qual a diferença entre triacilglicerol e ácido graxos?
	Os lipídeos podem ser transportados no sangue livremente? Justifique 
Os lipídeos são insolúveis em meio aquoso, portanto não poderiam serem transportados. Com isso, os lipídeos são transportados em agregados moleculares hidrossolúveis no meio aquoso. Esses agregados hidrossolúveis são essencialmente: lipídeos apolares + lipídeos anfipáticos + proteínas. 
Ácidos graxos são transportados ligados à albumina sérica do organismo na corrente sanguínea. Poucos Ác. Graxos são transportados por lipoproteínas na forma de ésteres de colesterol.
Os lipídeos devem ser transportados pelo sangue para os diferentes tecidos, onde serão armazenados ou utilizados.
As lipoproteinas são agregados moleculares hidrossolúveis em meio aquoso, que tem como estrutura essencial de esfera:
- O núcleo é formado por lipídeos Apolares
- Uma camada de envolvendo e revestindo o núcleo de lipídeos Anfipáticos
- Superfície dessa camada encontram-se proteínas associadas em alguns pontos específicos
-- Essas proteínas são chamadas de Apolipoproteínas: contribuem essencialmente para a solubilização dos lipídeos e atuam primordialmente como sítios para receptores
As lipoproteínas são classificadas de acordo com sua densidade [podem serem separadas por ultracentrifugação/eletroforese]:
--Quilomícrons
--VLDL
--IDL
--LDL
--HDL
	Explique a digestão de lipídeos, desde a boca até o intestino.
aNTES DO PROCESSO ENZIMÁTICO, AS GORDURAS NECESSITAM PASSAR 
PELO PROCESSO DE EMULSIFICAÇÃO. Isto consiste na transformação dos glóbulos de gordura em gotículas menores, pela ação detergente dos sais biliares, favorecida pela agitação do conteúdo intestinal, provocada pela motilidade do intestino.
INICIA-SE NO DUODENO PELA AÇÃO DA LIPASE PANCREÁTICA. ESTA É 
SECRETADA SOB A FORMA DO ZIMOGÊNIO PROLIPASE E É TRANSFORMADA NO INTESTINO, PELA AÇÃO DA TRIPSINA, EM LIPASE ATIVA. É ENCONTRADA 
AINDA, NA CÉLULA EPITELIAL DO INTESTINO DELGADO, PEQUENA 
QUANTIDADE DE LIPASE, CONHECIDA COMO LIPASE ENTÉRICA, QUE ATUA NA HIDRÓLISE DE GORDURA. AS ENZIMAS DIGESTIVAS DAS GORDURAS SÃO 
HIDROSSOLUVEIS E ATUAM NA SUPERFICIE DAS GOTICULAS, OU MELHOR, NA INTERFACE GORDURA/MEIO AQUOSO:
GORDURA → Pela bile + agitação resulta na → gordura emulsionada 
Gordura Emulsionada → pela ação da lipase pancreática na interface gordura/meio aquoso resulta em → ácidos graxos + 2-monoacilglicerol. 
	Os lipídeos dependem de proteínas transportadoras para absorção?
	O que pode acontecer com o acúmulo de LDL no sangue? 
 papel da LDL é transportar colesterol do fígado para a periferia.
Na análise de pessoas com Aterosclerose, constatou-se uma maior concentração de LDL-colesterol no sangue. Ainda, nas doenças, pessoas com Diabetes apresentam altas concentrações de LDL, que predispõem à formação de placas de Ateromas.
O colesterol LDL (Low-density lipoprotein) é conhecido como o mau colesterol, é uma lipoproteína de baixa densidade, ele pode se acumular nas artérias e coronárias podendo levar a formação de placas aterosclerose que dificultam o fluxo sanguíneo para órgãos essenciais como coração e cérebro, aumentando risco de infarto e acidente vascular cerebral. 
O LDL, que são as lipoproteínas de baixa densidade, são partículas diminutas que, mesmo quando em grandes concentrações, não são capazes de turvar o plasma. Aproximadamente 25% desta lipoproteína são composta por proteínas, em particular a Apo B-100 e pequena quantidade de Apo C, o resto é composto por fosfolipídeos e triglicerídeos. O LDL é a lipoproteínas que mais transporta colesterol para locais onde ela exerce uma função fisiológica, como, por exemplo, para a produção de esteroides. Em sua grande maioria, são produzidos a partir de lipoproteínas VLDL. 
	Qual a principal função do HDL?
Fazendo uma resumo rápido: a HDL é sintetizada no fígado, em maior proporção, e no intestino, em menor proporção. 
hDL transporta colesterol da periferia para o fígado para metabolização,armazenamento e/ou excreção. Atua como o “inverso” da LDL. 
A HDL ainda atua como um reservatório de Apolipoproteínas E e C-II (ativadoras da Enzima Lipoproteínas Lipase) componentes dos dos Quilomícrons e VLDL.
O Colesterol levado até o fígado pela HDL pode ser excretado pela bile como colesterol ou convertido em sais biliares.
Bom galera, as HDL são produzidas principalmente no fígado e no intestino, e possuem alta concentração de proteínas e baixa concentração de colesterol como evidenciado nas figuras acimas de composição das Lipoproteínas. Essas recém-sintetizadas HDL são chamadas HDL-nascentes. Quando ganham a circulação sanguínea essas lipoproteínas se ligam aos tecidos extra-hepáticos que possuem receptores para suas Apolipoproteínas,  adquirindo, assim,  o colesterol excedente desses tecidos. Assim, essas HDL  passam a serem chamadas de HDL-maduras [com maior proporção de colesterol na composição]. As HDL-maduras podem serem levadas para o fígado, onde deixam o colesterol coletado dos tecidos extra-hepáticos para serem excretados na bile ou convertidos em sais biliares. Ainda, as HDL-maduras podem transferirem colesterol para outras Lipoproteínas, principalmente, VLDL e LDL para seguirem suas funções.
As lipoproteínas HDL são partículas pequenas, compostas de 50% por proteínas (especialmente a Apo A I e II, e uma pequena parcela de Apo C e Apo E), 20% de colesterol, 30% de triglicerídeos e vestígios de fosfolipídeos. Esta lipoproteína se divide em duas subclasses distintas: HDL 2 e HDL 3. Estas subclasses são distintas em tamanho, composição e densidade, principalmente no que diz respeito ao tipo de apoproteínas. Possuem a função de carrear o colesterol até o fígado diretamente, ou transferem ésteresde colesterol para outras lipoproteínas, em especial as VLDL. A HDL 2 é conhecida pelo papel protetor na formação de aterosclerose. 
	Os quilomicrons são responsáveis pelo transporte de quais gorduras aos tecidos periféricos?
Quilomícrons é a maior das lipoproteínas e de menor densidade. Transporta colesterol e triglicerídeos exógenos(dieta) do intestino delgado para os tecidos.
Os quilomícrons são sintetizados no Reticulo endoplasmático de células da superfície interna do intestino delgado.
Esses quilomícrons, ricos em colesterol e triglicerídeos, ganham a linfa do mesentério no compartimento abdominal, são captadas então pelo ducto torácido que deságua entre a Veia Subclávia e a Julgular interna, ganhando, assim, o sangue [sistema circulatório] para ser transportada para os tecidos alvo.
Essencialmente, os tecidos alvo dos quilomícrons são os tecidos Adiposo e Muscular. Nos capilares sanguíneos desses tecidos, os quilimícrons sofrem a ação da Enzima Lipase Lipoproteíca.
Essa enzima é estimulada pela presença de uma proteína existente na superfície dos quilomícrons: Apolipoproteínas C-II, que funciona como receptor da enzima.
A enzima Lipase Lipoproteíca hidrolisa os triaglicerídeos dos quilomícrons transformando-os em Ác. Graxos + Glicerol. Estes são, então, captados pelo tecido Adiposo para armazenamento após reesterificação, e pelo tecido Muscular para ser usado como fonte de energia.
Essa lipólise dos quilomícrons retirando componentes dele,transforma-os em Quilomícrons Remanescentes, ricos em colesterol, pois foram retirados triglicerideos inicialmente, portante, a % de colesterol aumenta do volume final.
Os quilomícrons
remanescentes que ainda contêm colesterol são direcionados para o fígado.
Esses quilomícrons são consideradas Lipoproteínas Aterogênicas [contribuintes da formação de placas de ateromas na Aterosclerose].
Estudos recentes vem utilizando fármacos (Captoril) para a remoção de remanescentes de quilomícrons da corrente sanguínea para diminuir a incidência da formação placas de Ateromas.
VLDL
Os Quilomícrons Remanescentes, que ainda contêm colesterol ,serão direcionados ao fígado.
O fígado sintetiza ativamente triacilgliceróis e colesterol
A VLDL é sintetizada quando há um excesso de Triacilgliceróis + Colesterol, obtidos pela Dieta + dos Quilomícrons remancentes (RQ).
VLDL leva Tracilgliceróis do Fígado para Tecidos(Adiposo/Muscular) para estoque ou obtenção energia.
Quando circula nos tecidos extra-Hepáticos a VLDL sofre hidrólise pela Enzima Lipase Lipoproteica [mesma que atua nos quilomícrons, pois, este e as VLDL possuem a Apolipoproteínas C-II ativadora da enzima]. 
Consistem em moléculas grandes de lipoproteínas sintetizadas pelas células do intestino, formado em 85-95% de triglicerídeos de origem alimentar (exógeno), pequena quantidade de colesterol livre, fosfolipídeos e 1-2% de proteínas. Uma vez que possui muito mais lipídeos do que proteínas, os quilomícrons são menos densos do que o plasma sanguíneo, flutuando nesse líquido, conferindo um aspecto leitoso ao mesmo, levando a formação de uma camada cremosa quando este é deixado em repouso. 
	Qual a função da VLDL?
O colesterol VLDL (Very low-density lipoprotein) são lipoproteínas de muito baixa densidade. Sua principal função é entregar colesterol e triglicérides para os outros tecidos a partir do fígado. Ao serem liberados pelo fígado, as partículas de VLDL sofrem uma série de transformações na corrente sanguínea, liberando triglicérides para serem estocados no tecido adiposo ou utilizado como fonte de energia. A molécula remanescente vai dar origem a lipoproteína seguinte, o LDL. 
São lipoproteínas de grande tamanho, porém menores do que os quilomícrons, sintetizadas no fígado. Sua composição compreende 50% de triglicerídeos, 40% de colesterol e fosfolipídeos e 10% de proteínas, especialmente a Apo B-100, Apo C e alguma Apo E.
Este tipo de lipoproteína tem como função transportar os triglicerídeos endógenos e o colesterol para os tecidos periféricos, locais onde serão estocados ou utilizados como fontes de energia. Igualmente aos quilomícrons, são capazes de turvar o plasma.
	A lipólise aumenta em quais situações? 
	Qual hormônio maximiza a lipogênese? E qual(is) condições clinicas podem colaborar para o aumento da lipogênese?
O colesterol, para ser transportado no sangue, necessita das chamadas lipoproteínas, as quais são formadas por lipídios e proteínas. Existem cinco classes de lipoproteínas, que são divididas a partir do tamanho, densidade e composição. São elas:
	HDL (Lipoproteína de alta densidade);
	VLDL (Lipoproteína de densidade muito baixa);
	LDL (Lipoproteína de baixa densidade);
	IDL (Lipoproteína de densidade intermediária);
	Quilomícrons.
s mais conhecidas são, sem dúvidas, a HDL e LDL, sendo a HDL a menor lipoproteína existente. O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso. Em virtude dessa propriedade, muitas pessoas chamam essa lipoproteína de “colesterol bom”, uma vez que atua retirando o excesso de colesterol do organismo. Além disso, pesquisas afirmam que a HDL apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antiagregante plaquetário.
A LDL, por sua vez, transporta o colesterol do fígado e do intestino para locais de produção de esteroides e para as membranas celulares. Esse colesterol é frequentemente descrito como “colesterol mau” em virtude de sua relação com problemas cardiovasculares.
Quando há uma concentração elevada de colesterol ligado à LDL, verifica-se uma maior chance de desenvolvimento de aterosclerose, uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. A LDL em excesso pode depositar-se nos vasos sanguíneos e sofrer oxidação. Isso leva a uma modificação na estrutura da LDL, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam, o que estimula a ação do sistema imunológico. Com isso, ocorre a formação da placa aterosclerótica (manifestações da aterosclerose que podem obstruir um vaso), que leva a problemas cardiovasculares e até mesmo vasculares cerebrais.
→ Valores ideais de HDL e LDL
De acordo com a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para adultos maiores de 20 anos, os valores de LDL devem estar <100 mg/dl, enquanto o HDL deve-se apresentar >60 mg/dl. O colesterol total, por sua vez, deve estar abaixo de 200 mg/dl.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais