Buscar

Antropologia cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA - TÓPICO 6
Identifique as características da cultura como conceito cultural
Cultura é um complexo que inclui vários sentidos, ou seja, inclui as diversas formas de existir, fazer, pensar, ser e sentir. Podemos dizer que a cultura provem de um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Trata-se de um conceito indefinido, pois está sempre em desenvolvimento, sendo que com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Aponte os principais aspectos que envolvem cultura e senso comum
Pelo senso comum, cultura é a educação formal (escola), acesso a teatros, exposições, museus, formação acadêmica... que uma pessoa tem. Porém, qualquer pessoa que tenha sido socializada possui tanta “cultura” quanto qualquer membro.
Para a Antropologia, cultura é aquilo que dá sentido e identidade aos grupos humanos. Desta forma, a cultura não é só encontrada nos museus, nos livros etc., mas é, sobretudo, a expressão de como uma determinada sociedade e seus grupos dão significados à experiência humana, que é múltipla, percorrendo das artes à política. Ou seja, cultura é matéria viva, pois o próprio homem cotidianamente é ao mesmo tempo artífice e o produto de sua cultura.
Discorra sobre o debate científico acerca da cultura (debate franco-alemão).
No decorrer dos estudos sobre cultura, iniciaram debates sobre suas definições. A França e Alemanha encabeçaram um destes debates, sendo que cada uma dessas nações possui uma visão da palavra estudada. ‘Cultura’ para os franceses tem o seu sentido muito próximo de ‘civilização’, por sua vez, envolvia ideais iluministas, e assim reunia como um todo os aspectos sociais, considerando a cultura como toda a civilização, em geral. 
Para a Alemanha, a cultura era pertencente aos nobres, associada com o prestigio e a posição social dos cidadãos. A cultura para os alemães era particular e individual, cada qual possuía um estilo e conceito cultural diferenciado. Não havia padrões, ao contrário dos franceses.

Outros materiais