Buscar

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA
Defina Sistema, a partir das relações entre parte e todo, conforme visto em sala-de-aula.
Sistema é um conjunto de partes embricadas entre si que formam um todo complexo. O todo sempre será diferente da relação entre as partes. O todo é sempre chamado sistema mas seu resultado complexo é chamado estrutura.
O que são atores internacionais? Como podemos definir Relações Internacionais a partir dos mesmos?
3) Quais são os principais atores internacionais?
Os Estados não são os únicos atores das Relações Internacionais, apesar de serem os principais. O campo dos atores não estatais divide-se em Organizações Internacionais Governamentais e Forças Transnacionais
4) Quais são os três principais níveis de análise em RI?
Nível de análise do individuo ou individual, Estado ou Estatal, Sociedade ou Societário.
5) Qual o nível predominante em RI e qual a tendência atual em termos de predominância em níveis de análise?
O nível estatal é o predominante no sistema internacional.
6) Quais são as características do Primeiro Grande Debate?
O primeiro grande debate aconteceu ao longo da década de 1930, opondo a corrente dominante Liberal-idealista à corrente emergente do Realismo. A primeira acredita na perfectibiladade humana, no Direito Internacional e nas possibilidades de haver paz entre os Estados.Para os Idealistas, a realização desses ideais depende do aperfeiçoamento das instituições internacionais, o qual por sua vez, deve resultar da cooperação entre os estadistas. Para a corrente Realista, por outro lado, as relações internacionais são determinas pelas relações de poder.Os
7) De que região se originam os Qing que criaram a China do século XVII?
Manchúria 
8) Qual a duração do Império Qing e qual a sua importância para a formação de um certo subsistema internacional?
De 1644 a 1912.A China se organiza como ator internacional a partir de uma lógica regional como uma potência. Sua importância para a formação do subsistema asiático está na imposição de uma dominação de natureza geopolítica, com sua expansão territorial a partir de relações de suserania e vassalagem e o controle das rotas de comércio terrestres e marítimos.
9) Como se chama o subsistema internacional, cujo centro entre os séculos XVII e XIX era a China?
Subsistema asiático 
10) Quais são as características culturais dos Qing em termos literários?
Os Quins utilizam um projeto de unidade da antiga dinastia Ming, o Confucionismo. Esse projeto filosófico e religioso junto com o alfabeto para transformar o mundo em chinês.
12) Quais são as características dos Qing com relação a filosofia política?
Uma filosofia politica imperialista onde os Qing acreditavam estar no centro politico e espiritual do mundo. Por isso a China pode ser conhecida com o termo “império do meio”
13) Qual a importância da África para o sistema internacional na Antiguidade?
Pois a África do Norte foi a região pioneira a integrar um sistema internacional em torna da Europa e do Oriente Médio. Provavelmente, isso foi possível pois o Norte da África é banhado pelo mar mediterrâneo, e este é um ponto de encontro entre as civilizações. 
14) Defina os países que compõem o Magrheb e sua relação com o Islã?
São todos os países do norte da África até o deserto do Saara( ** É a região Noroeste da África. Em sentido estrito, os países pertencentes ao "Pequeno Magreb" ou "Magreb Central" são: Marrocos, Saara Ocidental, Argélia e Tunísia. O Grande Magreb inclui também a Mauritânia e a Líbia.)
O Islã será uma zona de penetração do Maghreb , praticamente nos seus primeiros Califados , ele será fundamentalmente uma zona do norte da África. Se o islã será uma civilização ocupara região do norte da África, o islã aprofundara as rotas comercio do norte da África. 
15) Qual a importância da Costa do Ouro para a economia internacional pré-escrava?
16) O que foi a Civilização Bantu?
Os bantos são provavelmente originários dos Camarões e do sudeste da Nigéria. Por volta de 2000 a.C., começaram a expandir seu território na floresta equatorial da África central.
17) Qual a importância da Costa do Ouro para a economia internacional mercantil-escravista?
18) Quais são as principais potências internacionais que investiram no comércio de escravos na Àfrica?
19) Quais são as principais causas da Guerra dos Trinta anos e quando ela ocorreu?
Guerras entre duas dinastias disputa pela hegemonia na Europa. No seu início foi um conflito de âmbito religioso, entretanto acabou se tornando uma luta pelo poder na Europa.
(Conflito entre protestante X católicos)
20) O que foi a Paz de Vestfália de 1648?
É um momento histórico onde as principais potências europeias se reúnem na cidade de Vestfália para encerra uma guerra (Guerra dos 30 anos) 
Criando um S.I moderno e a construção graduação do macro sistema europeu (Europa desde sec. XVII até a 1ª rev. Industrial) 
Ela cria uma cultura política nova (para eu Europa) 
21) defina o significado literal e jurídico de Cujus Regio Ejus Religio.
22) Comente o sistema westfaliano a partir do Princípio da Soberania.
Soberania foi uma criação westfaliana. Os príncipes da Europas não s mais serão chamados de príncipes, mas também de príncipes soberanos. A partir de Vestefália que os Estados vão começar a falar que são dotados de soberania e essa soberania é inquestionável. Passa a ter uma essência jurídica chama soberania.
*Soberania = é o poder coercitivo que um estado se tem sobe determinado território e sobe com determinado conjunto populacional. 
Os príncipes devem ser livres de qualquer moral universal 
23) Qual a importância das Revoluções Puritana e Gloriosa para a ascensão de uma Inglaterra forte no Sistema Internacional no Século XVIII?
24) O que foi a Revolução Diplomática de 1756?
A Revolução Diplomática de 1756 é o termo por que ficou conhecida a reformulação do sistema tradicional de alianças entre as nações europeias. Esta nova constelação estratégica marcou o início da Guerra dos Sete Anos (1756-63), o último grande conflito a envolver as grandes nações europeias antes da Revolução Francesa.
A Áustria era desde há muito um aliado dos Britânicos e hostil para com a França, um aliado da Prússia.
Porém, este sistema de alianças sofreu uma radical alteração em 1756. A surpreendente aliança dos britânicos com a Prússia foi arquitectada em parte por forma a proteger a Hanover eleitoral, uma possessão dinástica dos britânicos no continente.
A Áustria mostrava-se pouco disposta a proteger Hanover de uma possível invasão Francesa ou da Prússia. Consequentemente, os Britânicos aliaram-se em janeiro de 1756 com a Prússia para assegurar a defesa de Hanover de uma tomada de posse pelos franceses.
A resposta dos Franceses, ultrajados, foi de contrair uma aliança com a Áustria, a que se juntou de seguida a Rússia.
Na constelação posterior à Revolução Diplomática, a França, Áustria, Saxónia, Suécia e Rússia alinharam pelo mesmo lado na Guerra contra a Prússia, Hanover e o Reino Unido. A Guerra dos sete anos foi desencadeada pela tentativa do Áustria dos Habsburgo de voltar a controlar a rica província da Silésia.
25) Qual era o quadro de alianças tradicionais européias antes da Quadrilha dos Estados?
26) Porque a Revolução Diplomática de 1756 também é chamada de Quadrilha dos Estados?

Outros materiais