Buscar

resposta do exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
Faça a diferenciação entre asfaltos quentes, dissolvidos e emulsões.
R. Os asfaltos quentes são produzidos de materiais residuais composto de óleo e asfalto que é submetido a destilação com baixa temperatura sob vácuo.
Os dissolvidos são misturas de cimento asfáltico e óleos, são de cura lenta pela evaporação do óleo.
E as emulsões é também uma mistura de cimento asfáltico e agua, sua coalescência pode ser de pega rápida, média e lenta.
Explicar o significado dos prefixos RC, MC, SC e dos sufixos de 0 a 5, para asfaltos líquidos.
R. Os prefixos servem para indicar o tipo de asfalto liquido e os sufixos sua consistência relativa.
Descrever os processos de obtenção da cal.
R. O processo de obtenção da cal tem início com a extração de rochas carbonatadas, onde é submetido à ação do calor (processo denominado calcinação) em fornos apropriados, com temperatura entre 850 e 1200ºC. Nesta reação química, o carbonato de cálcio, sob a ação do calor, se decompõe, formando o óxido de cálcio (cal) e o dióxido de carbono, sendo que este gás se desprende resultando basicamente a cal.
O que é cal viva?
R. A cal viva é um produto de calcinação que contem óxidos de cálcio, exibe estrutura porosa e formatos idênticos a grãos da rocha original.
Como é processada e extinção da cal viva em obra, e quais os cuidados que devem ser observados?
R. é feita com a mistura de água e areia para a elaboração de argamassa, tem consistência plástica e endurecimento por hidróxido com o gás carbônico do ar da atmosfera de forma lenta e de fora para dentro. Deve se observar a hidratação de cal viva altamente cálcica pode ser muito violenta, podendo ocorrer queima devido à elevação de temperatura e com isso acontece incêndios.
Quais são as principais propriedades da cal hidratada?
R. A cal hidratada tem maior facilidade de manuseio, transporte e armazenamento, eliminando em canteiro o processo de extinção da cal e o envelhecimento, além disso não está sujeito a riscos de hidratação espontânea da cal por incêndios.
Citar e explicar sucintamente quais os ensaios de verificação da qualidade de uma cal hidratada.
Os ensaios feitos são para definir a consistência e a plasticidade padronizadas pela ASTM são:
Resíduos – que é o material residual retido em duas peneiras superpostas de malhas 30 e 200 é medido após a lavagem continuada no tempo máximo de meia hora.
Estabilidade – são dois ensaios complexos onde se examina o comportamento da cal em argamassa padrão estendida sobre laminas de vidro e submetida a ação da agua subsequente do vapor, verifica-se nesses ensaios o aparecimento de empipocamento superficial e de deformação do revestimento.
Retenção de água – também complexo também realizado com argamassa padrão submetida a ensaio de mesa cadente, o que dá ideia da proporção da fase coloidal.
Quais as principais propriedades do gesso?
R. É considerado um aglomerante simples, utilizado na fabricação de cimentos e por suas propriedades físico-químicas, o gesso é considerado isolante térmico e acústico natural. Podem ser utilizados como revestimentos de paredes e tetos, divisórios e elementos decorativos.
Quais as características que conferem ao gesso sua excelente propriedade de proteção contra o fogo?
R. O isolamento do gesso é o material que confere ao revestimento que realiza considerável resistência ao fogo. Pois a cristalização da agua é eliminada pelo calor reduzindo o material superficial a condição de pó que atua como um isolador que protege a camada interior do gesso.
Cite as principais utilizações do gesso na construção civil.
R. O gesso é especialmente usado em revestimentos e decoração de interiores, é largamente usado na fabricação de ornamentos, painéis para parede, forros, etc.
O que é cal hidráulica?
R.É um aglomerante de composição variada obtida de rochas calcarias naturais ou artificiais que contém uma porção de materiais argilosos.

Outros materiais