Buscar

trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ 
DE SANTA CATARINA
DISCIPLINA: FARMACOHOMEOPATIA
PROFESSOR(a): SILVIA MUNDO
ACADÊMICA: LÚCIA GISELE MACHADO VIEIRA
HOMEOPATIA: UM ERRO QUE PODE MATAR
Por Thiago Sussekind em 27 de maio de 2017 –www.medium.com
A entrevista trata de um caso seguido de morte após o uso de homeopatia em uma criança de sete anos. A morte aconteceu em 27 maio de 2017, na Itália, em uma cidade chamada Cagli, lugarejo com aproximadamente dez mil habitantes.
A criança era tratada desde os três anos de idade com homeopatia pelo Dr. Massimiliano Mecozzi. Relato dos pais conta que sempre obtiveram êxito com os tratamentos. O médico foi procurado para tratar uma otite, no entanto, após quinze dias de tratamento a criança teve morte cerebral, diagnosticada pelos profissionais do Hospital de Urbino, sendo mais tarde transferido do Hospital Pediátrico Silesi, já em coma, em função da otite não tratada de forma adequada.
Os pais mantiveram o tratamento com homeopatia, mesmo observando que não ocorria melhora no quadro, febre incessante e somente procuraram outro profissional da saúde quando dia 23 o menor ficou incosciente. Através de tomografia observaram a abrangência da infecção atingindo o cérebro, e foi transferido ao Hospital Pediátrico de Silesi para uma cirurgia e tratamento com antibióticos. Por esses motivos, os pais irão possivelmente responder a processo de homicídio culposo.
A reportagem aborda que a homeopatia com Peseudociência, sendo que não é um tratamento confiável, pois não apresenta nenhuma pesquisa científica que comprove sua eficácia. Relata ainda que todas as pesquisas realizadas para comprovar a eficácia, mostram que os tratamentos são ineficazes e comparam-se ao mesmo efeito placebo de outros testes realizados. Cita uma pesquisa realizada por Paul Glasziou, responsável por 176 estudos, com 68 condições de saúde, desde casos de asma até diarréia, com o intuito de comprovar a eficácia do tratamento homeopático, mas que não mostraram nenhum resultado diferente o considerável aos dos placebos utilizados.
Por falta de base científica, alguns países já desconsideram a Homeopatia como tratamento, a exemplo a Espanha, Cordoba e Sevilha que encerraram as atividades dos cursos de pós graduação em homeopatia, e que questiona o posicionamento do Brasil com relação a manter a Homeopatia como uma especilidade médica, e que espera não haver uma tragédia como a citada para que haja a proibição do exercício do tratamento homeopático.

Outros materiais