Buscar

projeto de intervenção estágio II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO DE INTERVENÇÃO: 
ACO MPANHAMENTO DOS FAMILIARES E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM OS USUÁRIOS DO INSTITUTO ANTONIO NONATO IANPROJETO DE INTERVENÇÃO: 
ACOMPANHAMENTO DOS FAMILIARES E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM OS USUÁRIOS DO INSTITUTO ANTONIO NONATO IAN 
Projeto de intervenção apresentado à disciplina estágio Supervisionado II do curso de Serviço Social da UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR, como requisito avaliativo, sob orientação da supervisora acadêmica Simone Maria de Brito Magalhães e da supervisora de campo Ana Paula De Meneses A. Nascimento. 
Identificação da Estagiária Hyanna Beatriz Viveiros Andrade Alberto 
EAD: 01113805 
6º Semestre  Disciplina 
Estágio Curricular obrigatório II  
Identificação da Unidade de Campo:Instituto Antônio Nonato – IAN 
Rua Urano n° 5212 Vila Bandeirante II CEP: 64059-230 Teresina – PI 
E-mail: institutoantoniononato@gmail.com Fone: (86) 9939-6945 
 
Setor de Estágio:Vila Bandeirante e Adjacência 
Projetos Sociais voltados para as crianças e adolescentes da Instituição  
Supervisora de Campo: Ana Paula de Menezes Almeida Nascimento –Assistente Social– N° CRESS 2295 22ª Região.  
Orientadora Acadêmica: Simone Mª de Brito Magalhães - Assistente Social, Nº CRESS 1846 – 22ª Região.  
Carga Horária do Estágio Supervisionado II em Serviço Social: Total de 150 h 
Período de Estágio: Em 10 de agosto a 21 de setembro de 2015 
 
Dias e Horários para a Supervisão de Campo: 
Segunda feira a sexta feira de 13h00minh as 18h00minh
SUMÁRIO 
1. APRES ENTAÇÃO 05
2. JUSTIFICATIVA 07
3. OBJETIVOS 08
3.1 -GERAL 08
3.2. ESPECÍFICO 08
4. PÚBLICO ALVO 09
5. METAS 09
6. METODOLOGIA OPERACIONAL 09
7. RECURSOS 10
7.1 HUMANOS10 7.2MATERIAIS 11 
8. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 11
9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 12
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
11. ANEXOS 13
1 – Apresentação
O Instituto Antônio Nonato – IAN Assiste a seus usuários, mais especificamente crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento social e a cidadan ia dos me smos, sempre seguindo as orientações e d eterm inações das leis conforme as d iretrizes da Política de Assistê ncia social, o Estatuto da Criança e do Adolescente promovendo a cultura da paz social através de uma ordem, ética, moral, e ecológico. Ressalta-se o atendimento da A ssistente Social , da ndo-lhes ênfase nas ações que esta realiza nesta instituição, onde se podem destacar as práticas socioeducativas. Presta atendimento as crianças, adolescentes e seus familiares e demais pessoas que procuram o s serviços prestados pe lo IAN, juntamente com a oficineira pedagógica e a Assistente socia l. Fazendo esclarecimentos, orientações específicas às ações/atividades pertinentes a área de sua competência, faz encaminhamentos das crianças e a dolescentes , que apresentam algumas demandas sociais ao s profissionais especializados , a serviços do CRAS, CR EAS, Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos SCFV, entre outros. A elaboração e execução deste Projeto é uma exigência da disciplina Estágio Supervisionado II do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. É a través d as ações teóricas e práticas, que o estagiário no campo de e stágio, exercita sua capacidade d e elaborar e executar Plano de Ação Diagnostico Institucional, Projeto de Intervenção e registrar os resultados das suas ações/ atividades realizadas no atendimento a demanda da instituição. A política de qualidade do Instituto Antônio Nonato - IAN se propõe a satisfazer nossos usuários continuamente entendendo suas necessidades e expectativas, p romovendo assim um atendimento de qualidade p ara as crianças de 5 a 17 anos, sendo as mesmas a companhadas pelo Projeto P IPA . São realizados PROJETOS SOCIAIS como as of icinas pedagógicas de acompanhamento escolar do 1º ao 5º ano, da nça, capoeira, rodas de conversas e palestras voltadas para crianças e adolescentes. Além desses p rojetos sociais possuem outros como a: escolinha de futebol do cajueiro e o baile de debutantes. Além dos Projetos Sociais, o IAN faz o acompanhamento com as famílias dos usuários, para realizar a nálises profundas sobre o comportamento e acompanhamento das crianças e adolescentes fortalecendo assim o vínculo de ambos.
O Instituto Antonio Non ato conta com a parceria das SEMTCAS – Secretaria Municipal d o Trabalho, Cidadania e de Assistência Social para a disseminação de um am biente de p az social em nossa sociedade, organizando e participando de seminários, eventos e congressos com o objetivo de aperfeiçoar e divulgar um ambiente de paz social. O presente trab alho em questão é uma e xtensão do Projeto de Intervenção realizado jun tamente com o Se rviço S ocial do IAN onde constataram a importância de ouvir e acompanhar os usuários através de relatórios, observações realizadas em todo território do Institu to e fora dele, analisando o nível de satisfação, acompanhamento e rendimento dos u suários do Instituto Antônio Nonato, revelando a importância da presença e atuação do Serviço Social. O Projeto em questão tem por objetivo o acompanhamento do estagiário junto à atuação do Assistente S ocial e apresenta-se com o titulo: “Acompanhamento dos familiares e fortale cimento de vínculos com os u suários do Instituto Antônio Non ato - IAN”, que será executado no território da instituição no período de fevereiro a abril de 2016, no horário de 13h00h as 18h00h. 
2. JUSTIFICATIVA
O projeto de intervenção é uma das atividades que o e stagiário de Serviço Social tem que elaborar e executar durante o período de estágio supervisionado II. É um a atividade tão importante quanto às outras realizadas, proporcionando análise em: teo ria x prática no exercício de aprendizagem de um futuro profissional que deve intervir de f orma plan ejada e criativa, diante de uma dificuldade vivenciada n a inst ituição, com o ob jetivo de melhorar os serviços ofertados pela população. Daremos início ao projeto de intervenção, tendo por objetivo principal o acompanhamento do estagiário junto à atua ção do Assistente Social no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, junto dos familiares responsáveis pelas mesmas no Instituto Antonio Nonato durante o interstício de tempo do projeto, que será executado no IAN, no período de fevereiro a abril de 2016.
O Projeto de Forta lecimento Familiar tem como estratégia a participação dos p ais na vida dos a luno s que participam dos Projetos Sociais do In stituto Antonio Nonato. Acompanhamento sistemático das famílias de o rigem e/ou extensa com visitas domiciliares, encaminhamentos para a rede sócio assistencial e avaliação com o foco em estratégias e resu ltados es perados pelas famílias envolvidas. Trataremos dos direitos das crianças e adolescentes, considerando que a p roteção é d ever da fa mília, sem desconsiderar o apoio que ela p ode ne cessitar. Procuramos identificar as principais ca usas de rompimento d e vínculos no âmbito familiar, analisando as particularidades das famílias, para podermos estabelecer a comunicação necessária para o desenvolvimento da ação profissional junto às famílias. Neste projeto serão utilizados instrumentos da intervenção profissional que se configuram de fo rma diferenciada o nde o Serviço S ocial intervirá na s relações junto a crianças, adolescentes, seus f amiliares e IAN garantindo a partir da e xecução deste projeto contribuir para o desenvolvimento dos mesmos em todos os aspectos, para disseminação de uma cu ltura de paz social e promover o desenvolvimento so cial e a cidadania. A missão do Instituto e de seus colaboradores é d ifundir os conceitos de cidadania em todos os se gmentos que formam a nação e defender para que todo cidadão tenha seu s direitos e obrigações aplicados no seu dia a dia. Além disso, a solução de problemáticas encontradas na Instituição, que é fa zer um comparativo
dos pais que acompanham os usuários tanto na Escola que o s m esmos estudam quanto no IA N, com os que não acom panham. A participação dos pais na vida de ssas crianças e adolescentes é de extrema importância para su a formação, e qual o resultado para os mesmos, com o intuito de fortalecer o vínculo entre eles, aproximando -os e f azendo-os perceber que quando se f az presente na vida d e uma pessoa, isso trás mais valorização, respeito, cuidado e amor.
3. OBJETIVOS
3.1GERAL
O acompanhamento e participação dos f amiliares na vida dos usuá rios, fortalecendo o vínculo dos mesmos. E qual os resultados para os mesmos (crianças e adolescentes). 
3.2 ESPECÍFICOS  Acolher de forma humanizada os pais dos usuários; 
Identificar os resultados positivos e ne gativos no grau de comparativo do acompanhamento e não acompanhamento dos familiares para co m os usuários.  
Incentivar e estim ular as pe ssoas o fortalecimento de vínculos , destacando os afetos relacionais, estes quando desen volvidos im pulsionam o indivíduo a estabelecer vínculos com as demais pessoas no decorrer da existência. 
Orientando e se nsibilizando os familiares sobre a importância do acompanhamento e do serviço socioassistencial ofertado pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV. 
4. PÚBLICO ALVO Crianças e adolescentes com faixa etária de 06 a 13 anos, (inscritos no Projeto PIPA) em especial os que f oram encaminhados pela Escola Municipal Dep. Francílio Alme ida que estavam inse ridos em um grupo de baixo rendimento escolar.
Toda equipe técnica: Assistente social e os oficineiros: In strutores de Dança e capoeira. E as famílias dos usuários. 
5. METAS Realizar atividades que envolvam pais e usuários da Instituição Palestra com Profissionais da área, rodas de conversas.
6. METODOLOGIA OPERACIONAL
O papel do Serviço So cial é avaliar as ações e incrementar novos projetos para promover à educa ção, através de orientações individua is ou palestras em grupos aos pais com objetivo de estar formando consciência nestes potenciais em relação ao fortalecimento de vínculos e o acompanhamento dos mesmos para com os usuários da Instituição. Este projeto será executado utilizando o m étodo d e a companhamento e fortale cimento , procurando estab elecer um diálogo entre os usuários, p ais e estagiário do Serviço Social com a f inalidade de obter inf ormações importantes que levarão a um enriquecimento da ação profissional revelando o que não se vê na teoria , pois na ação propriamente dita somos levados a experiências únicas e muitas vezes que nos surpreendem. Tem por reunir dados n ecessários para a evolução no atend imento, acompanhamento às crianças e adolescente a través do estabelecimento de novas relações onde o Instituto Antonio Non ato desempenha um importante papel na comunicação entre usuário-cidadão, p ara melhorar cada vez mais nosso atendimento por meio de sugestões, elogios, solicitações ou críticas. Durante o percurso do projeto, serão realizadas, atividades que envolvam pais e usuários da Instituição, Pa lestras com Profissionais da á rea, rodas de conversas. Partind o destes p rincípios consideramos que o convívio f amiliar é responsável pe la construção da identidade da criança , que vai tomando como referência e padrões de conduta os pais ou os adultos que convivem próximos dela. No mês de abril de 2016, o Projeto se rea lizará n o Instituto An tônio Nonato em três momentos onde no primeiro momento o estagiário fará uma reunião ond e o mesmo irá fazer uma abordagem de boas vindas e agradecimento pe l o empenho dos familiares ao acompanhar os usuários e explicando o porquê e para que o projeto está sendo executado . O estagiário deverá se a presentar e justificar o motivo da execução do seu Projeto junto aos familiare s. (Anexo 1) - Planilha de freqüência de pais das crian ças e adolescentes . Será registrado o nome dos participantes. Em seguida poderá oco rrer um a relação amisto sa entre o e stagiário e familiares dos usuários que fa cilita o diálogo e conversa sobre a impo rtância da convivência entre as crianças e os adultos possibilita interações, na qual ela aprende a usar a linguagem, como instrumento do pensamento, passando a se comunicar e expressar suas emoções. As e xperiên cias vivenciadas p ossuemoutros significados nas estruturas do inconsciente que se efetivam por meio da mediação simbólica, o funcionamento psicológico é responsável pelo registro dos fatos no plano do subconsciente, portanto cada se r humano tem sua fo rma peculiar de processar as experiências de vida. Para melhor elucidar essa afirmação o apresentamos, p or exemplo, o tom de voz d a m ãe ou da pessoa mais próxima da criança, assim como as e xpressões fa ciais e suas atitudes, são compreendidas e internalizadas pela criança, no plano do desenvolvendo psicológico e podem resultar num padrão de comportamento adequado ao convívio s ocial ou podem reproduzir relac ionamentos conflituosos na vida ad ulta. Esse conhecimento é muito importante para que possamos compreender o s padrões de relacionamento desenvolvidos pelas crianças e adolescentes que po ssuem dificuldades de se relacionar de f orma adequada. Compreendemos que é difícil para um ad ulto desenvolver um padrão de educação que não vivenciou durante a formação de suas e struturas psicológicas, isso nos leva a e ntender a rep rodução da violência no âmbito familiar. No segundo m omento acontecerá uma Palestra com Profissionais especializados, um Professo r da Escola que as crianças e adolescentes estudam ou um P rofissional da área de psicologia do S CFV. (Anexo: 2) Panf letos e Banners que será produzido pelo estagiário. E para finalização do Projeto de intervenção, realizaremos atividades recreativas com o intuito de aproximar os pais cada vez mais de seu s f ilhos, possibilitando assim um fortalecimento de vínculo alicerçado nos princípios e valores morais e éticos, reconhecemos o papel, a competência, os recursos e as iniciativas existentes de todos os atores envolvidos, e colab oramos estreitamente com eles com o objetivo de e stabelecer sistemas estáveis de apoio social para crianças e adolescentes e suas famílias . A Palestra e as atividades com os familiares, crianças e a dolescentes possibilita a demonstração dos resu ltados reais sobre o acompanhamento, dos mesmos trazendo info rmações importantes sobre a visão d o fortalecimento de vínculo sobre o Instituto durante todo o processo, revelando pontos positivos e ne gativos sobre os proced imentos adotados e realizados no presente projeto. Neste momento de e xecução será distribuído aos familiares um material educativo e informativo, ver anexos, sobre a importância de se f ortalecer os vínculos. Com este atendimento esta remos se nsibilizando os pa is para que se tornem cada vez mais responsáveis, dedicados para com seus filhos e mostrando-os a importância d e se acompanhar a criança e o adolescente em todas as fases de sua vida e que cum pram com a sua responsabilidade social, através do cumprimento dos deveres e obrigações dos 
indivíduos para com a sociedade em geral.
7. RECURSOS:
7.1 Humanos:  Supervisoras: Acadêmica e de Campo -02 
Estagiária acadêmica de Serviço Social – 01 
7.2 Materiais:
7.2 - Materiais/ financeiros
Discriminação Quantidade Valor unitário Total 
01 Panfletos 50 1,00 50,00 
02 Canetas 4 1,00 4,00 
03 Banner 1 50,00 R$ 54,00 
04 Total 55 _ 108,00 
Fonte: Recursos próprio s (estagiária)
8. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O monitoramento e a avaliação serão feitos por meio de observação e acompanhamento realizados pelas supervisoras de campo e e stágio durante o período de execução do projeto de intervenção, onde serão acompanhados a fidelidade aos o bjetivos e m e tas propo stos pe lo projeto para que não haja desvio do mesmo. No p rocesso d e execução serão co nferidas as té cnicas u tilizadas no processo de execução: acolhimento, palestras, atividades, diálogos so bre a importância de acompanhar e p articipar da vida de ssas crianças e
ad olescentes em todos os momentos e fases de sua vida. A avaliação implica em um processo analítico que, mediante u m c onjunto d e atividades, acolhe, informa e sensibiliza além de captar com as mesmas sugestões que contribuem com o desenvolvim ento das atividades programadas. Monitoramento e Avaliação: No período de execução do projeto de intervenção, a estagiária será a companhada por duas Assistentes Sociais que avaliarão a atuação da estagiária em seu ambiente de estágio (Ser viço Social no Instituto Antonio Nonato - IAN) onde serão promovidas informações e acolhimentos juntamente com os prof issionais do SCFV. Haverá distribuição de material expositivo, bem como dialogo, atividades, palestras e rodas de conversas. 
9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES ANO DE 2016 MESES 
Agosto: Reuniões com supervisora de campo para discussões do Projeto de Intervenção Agosto : Consultas, estudo e revisão bibliográficos.
Setembro :Definição e elaboração do Projeto de Intervenção 
ATIVIDADES ANO DE 2017
Fevereiro: Execução do Projeto
Março: Avaliação do Projeto
Abril: Elaboração do Relatório final do Estágio
10. REFERÊNCIAS IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Contemporaneidade. Trabalho e formação profissional. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1986.
http://pipasdoiguacu.org.br/wp-content/themes/aldeias_pipas/PROJETO_FOZ_FFC.pdf 
http://www.relvadors.com.br/noticias/o-servico-de-convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos-scfv 
http://fgh.escoladenegocios.info/revistaalumni/artigos/edE specialMaio2012/vol2_noespecial_artigo_04_1.pdf 
1. ANEXOS:
1. Planilha de frequência dos Pais e usuários do Instituto IAN
2. Panfletos e Banners sobre o que é o SCFV e a importância do acompanhamento dos familiares em relação ao usuário.
FREQUÊNCIA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM PAIS E USUÁRIOS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais