PLANEJAMENTO
2 pág.

PLANEJAMENTO


DisciplinaPrincipio_alterum_non_laedere5 materiais30 seguidores
Pré-visualização1 página
Aula 2 - Métodos de Estudo no Ensino Superior
O que é uma meta? Em termos conceituais, podemos dizer que é um ponto onde se quer chegar. Vamos destacar três possíveis metas relacionadas à sua formação superior: 
Usando a meta acadêmica como exemplo, o próximo passo é estabelecer um plano de ação. Veja um exemplo de planejamento para o primeiro semestre do ano letivo:
Neste plano, selecionamos três ações relacionadas à meta, mas você poderá ter outras. Procure aprimorar esta organização, incluindo uma coluna de comentários/observações, por exemplo, ou uma coluna de prazo para cumprimento, e tantas outras quanto achar necessário. No semestre seguinte, repita a operação.
META ACADÊMICA/ PESSOAL
Concluir o curso superior no prazo de formação estipulado, tornando-me um profissional bem preparado, ético e cidadão.
META FINANCEIRA 
Redimensionar o orçamento doméstico para custear o investimento em educação, evitando aumento de custos por atraso ou inadimplência.
META PROFISSIONAL 
Ser promovido ou conquistar um novo emprego de acordo com a formação superior adquirida.
VISUAL
Vale-se da visão para obter e reter informações. Atenta para formas, detalhes, lembra rostos e não nomes, lê mapas e fluxos facilmente.
\u2022 Estude por intermédio de recursos visuais (vídeos, fluxos, diagramas etc.);
\u2022 Faça resumos, anotações, sublinhe partes do texto, reescreva conceitos mais complexos, destaque palavras mais importantes;
\u2022 Acrescente bilhetes, notas, post-it ao material de estudo.
AUDITIVO
Vale-se da audição para obter e reter informações.
Lembra-se de frase ditas, da voz, mesmo há muito tempo, é mais atento a palestra e falas.
\u2022 Leia textos em voz alta;
\u2022 Preste atenção na fala do professor, só escreva quando ele não estiver falando;
\u2022 Grave palestras, aulas etc.;
\u2022 Grave resumos e os escute antes das avaliações;
\u2022 Converse sobre o conteúdo com seus colegas.
CINESTÉSICO
Vale-se dos sentidos para obter e reter informações.
Identifica pelo tato, procura sem olhar, [e mais atento a dinâmicas e atividades práticas.
\u2022 Leia em voz alta, caminhando, ou converse sobre o conteúdo com um colega de forma dinâmica, com movimento (um fala uma parte, outro complementa);
\u2022 Tente realizar atividades práticas que remetam ao conteúdo;
\u2022 Use outros locais para leitura/estudo além dos que você normalmente usa;
\u2022 Trate o conteúdo de forma dinâmica: leia, escreva, fale, gesticule, explique para você mesmo na frente do espelho.
COMPETÊNCIA
Ao ingressar em curso superior, você será capacitado para mobilizar recursos (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores) com o objetivo de resolver situações complexas inerentes à área de formação isso denomina-se competência.
COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS
Ao longo do seu curso você irá desenvolver as competências acadêmicas necessárias à formação do perfil profissional esperado, que serão confirmadas com a certificação final de conclusão do seu curso.
ESTÁGIO
A melhor forma de unir o conhecimento acadêmico e vivencia profissional é o estágio. Procure informações sobre os efeitos de estágio na sua unidade Estácio.
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Uma vez inserido no mundo do trabalho, você irá desenvolver as competências profissionais para meio da experiência no efetivo exercício da sua profissão, estabelecidas a partir dos objetivos e do perfil profissional construídos ao longo do curso de formação.
obs: Alguns cursos preveem disciplinas de Estágio Supervisionado no próprio currículo, nas quais você entrará em contato com o ambiente de trabalho e com a prática cotidiana de sua futura área de atuação.